A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Chamamos de termos essenciais da oração aqueles que compõem a estrutura básica da oração, ou seja, que são necessários para que a oração tenha significado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Chamamos de termos essenciais da oração aqueles que compõem a estrutura básica da oração, ou seja, que são necessários para que a oração tenha significado."— Transcrição da apresentação:

1

2 Chamamos de termos essenciais da oração aqueles que compõem a estrutura básica da oração, ou seja, que são necessários para que a oração tenha significado.

3 Sujeito é o elemento do qual se diz alguma coisa. Sujeito é o ser que pratica ou recebe a ação que o verbo expressa. Sobre predicado podemos dizer que é aquilo que se diz sobre o sujeito. O verbo encontra-se no predicado e, em regra, concorda com número e pessoa com o sujeito.

4 NÚCLEO DO SUJEITO - É a palavra (substantivo, palavra substantivada ou pronome substantivo) que realmente indica a função sintática que está exercendo. Exemplos: O computador travou novamente. Núcleo A lâmpada está queimada. Núcleo

5 O sujeito pode ser: a) SIMPLES b) COMPOSTO c) DESINENCIAL d) INDETERMINADO e) ORAÇÃO SEM SUJEITO

6 a) SIMPLES - quando possui um único núcleo. Exemplos: O menino quebrou a janela. Núcleo Olga aprendeu a tocar violão. Núcleo

7 Exemplo: Maria e Dirceu cambaleavam pela rua. N1 N2 Aquela menina e a amiga choraram de emoção. N1 N2

8 Exemplos: (eu) Pintei algumas camisas. (nós) Viajaremos para São Paulo.

9 Quando não é possível determiná-lo na oração. Acontece em dois casos:

10 Verbo na verbo na 3ª pessoa do plural, sem existência de outro elemento no texto que exija essa flexão do verbo. Exemplos: Mandaram o pintor concluir o serviço. Falaram de você na festa.

11 Verbo na 3ª pessoa do singular acompanhado do pronome se, índice de indeterminação do sujeito. Exemplos: Come-se bem neste restaurante. Precisa-se de empregados.

12 Quando um pronome indefinido representa o sujeito ele deve ser classificado como determinado. Exemplos: Alguém pegou a minha borracha. (Sujeito simples) Ninguém ligou hoje. (Sujeito Simples)

13 São orações constituídas apenas pelo predicado, pois a informação fornecida não se refere a nenhum sujeito. Nos casos de oração sem sujeito, os verbos são considerados impessoais e vêm conjugados na 3ª pessoa do singular. Veja alguns verbos impessoais que não possuem sujeitos:

14 Exemplos: Choveu muito hoje pela manhã. Nevou bastante durante o inverno.

15 Os verbos que indicam fenômenos da natureza, quando usados em sentido conotativo (figurado) deixam de ser impessoais. Exemplos: Choviam palmas na platéia. Amanheci indisposto. Choveram reclamações sobre as operadoras de telefonia.

16 Exemplos: Houve vários pedidos de demissão, com a nova lei. Há muito tempo que isso aconteceu.

17 Se empregarmos o verbo existir no lugar de haver teremos sujeito com o qual o verbo concordará em número e pessoa. Exemplo: Existem muitas espécies de aves em extinção.

18 Exemplos: Faz duas semanas que não viajamos. Está muito quente hoje. É uma hora. São três horas.


Carregar ppt "Chamamos de termos essenciais da oração aqueles que compõem a estrutura básica da oração, ou seja, que são necessários para que a oração tenha significado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google