A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL."— Transcrição da apresentação:

1 ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL

2 CASOS DE CONCORDÂNCIA VERBAL EM SINGULAR E PLURAL -expressão indicando parte ou quantidade próxima -verbo singular ou plural. Sujeito núcleos sinônimos, ou quase, -verbo no plural ou singular. Núcleos com gradação de idéias, -verbo no singular ou plural. Núcleos ligados por UM E OUTRO / NEM UM NEM OUTRO, -Verbo singular ou plural. Núcleos ligados por conjunção comparativa, -verbo no singular ou plural. expressão UM DOS QUE / UM DAQUELES QUE, -verbo na 3ª do singular ou 3ª do plural.

3 CONCORDÂNCIA SOMENTE EM PLURAL Núcleos infinitivos de verbos, se vierem determinados, -verbo no plural. Núcleos ligados por OU. Se referir-se aos dois elementos, -verbo fica no plural. Núcleos ligados por NEM, -verbo no plural. Núcleos ligados por COM, -Verbo no plural. pessoas gramaticais diferentes, mantém ordem de prevalência: 1, 2, 3- primeira plural. 2, 3- segunda plural. Sujeito depois do verbo, -verbo no plural ou concorda com o núcleo mais próximo

4 CONCORDÂNCIA SOMENTE EM SINGULAR expressão MAIS DE UM, -verbo no singular. relativo QUEM como núcleo, verbo concorda com o antecedente do relativo, ou na 3ª do singular nome que só têm plural, -verbo no singular sujeito como coletivo, -verbo no singular. Pronome oblíquo SE em indeterminação do sujeito, -verbo fica na 3ª pessoa do singular. Verbos impessoais ficam na -3ª pessoa do singular. Núcleos infinitivos de verbos, -verbo no singular.

5 Núcleos resumidos por pronome indefinido, -verbo no singular. Núcleos ligados por NEM, Se o sujeito vier depois do verbo, -usa-se o singular. Núcleos ligados por UM OU OUTRO, -verbo no singular. Expressão HAJA VISTA, -fica invariável.

6 CONCORDÂNCIA COM NUMERAL percentual ou fração -verbo concorda com o numeral. Verbos: Dar, Bater, Soar -concordam com o numeral CONCORDÂNCIA COM PRONOMES relativo QUE como núcleo, -verbo concorda com o antecedente do relativo núcleo sendo pronomes: interrogativo, demonstrativo ou indefinido no plural com de nós ou de vós, -verbo concorda com o primeiro pronome ou com de nós ou de vós. Núcleo é pronome de tratamento, -verbo na 3 ª pessoa. Pronome oblíquo SE em voz passiva, -verbo concorda com o sujeito paciente.

7 CONCORDÂNCIA COM O MAIS PRÓXIMO Núcleos ligados por OU. Se houver idéia de exclusão ou retificação, -verbo concorda com o núcleo mais próximo. CONCORDÂNCIA DO VERBO SER O VERBO SER CONCORDA COM O PREDICATIVO DO SUJEITO QUANDO: -O sujeito for: isto, isso aquilo, tudo, o. -Sujeito singular referindo-se a coisas e predicativo é substantivo no plural. -Sujeito for QUEM ou QUE interrogativo. -Indica horas, distância, ou período de tempo. -Sujeito com expressão numérica de quantidade, medida, preço. -Quando o predicativo for pronome pessoal reto. -Sujeito com expressão de sentido coletivo ou partitivo.


Carregar ppt "ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google