A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sujeito Composto Verbos no plural casos Verbos no plural casos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sujeito Composto Verbos no plural casos Verbos no plural casos."— Transcrição da apresentação:

1 Sujeito Composto Verbos no plural casos Verbos no plural casos

2 Sujeito Composto D1. O verbo ficará no plural nos seguintes casos: DA) Se o sujeito composto vier antes do verbo: DOs jogadores e a torcida abraçaram-se no campo. D1. O verbo ficará no plural nos seguintes casos: DA) Se o sujeito composto vier antes do verbo: DOs jogadores e a torcida abraçaram-se no campo.

3 Sujeito Composto DB) Se o sujeito composto vier depois do verbo, este concordará com todos (no plural) ou com o núcleo mais próximo: DVoltaram ao hotel o turista e a polícia. DVoltou ao hotel o turista e a polícia. DB) Se o sujeito composto vier depois do verbo, este concordará com todos (no plural) ou com o núcleo mais próximo: DVoltaram ao hotel o turista e a polícia. DVoltou ao hotel o turista e a polícia.

4 Sujeito Composto DC) Caso o sujeito composto seja formado por pessoas gramaticais diferentes, o verbo ficará no plural. DEu, tu e ele faremos a pesquisa amanhã. DTu e ela reivindicam justo direitos. (ou vós reivindicais) DC) Caso o sujeito composto seja formado por pessoas gramaticais diferentes, o verbo ficará no plural. DEu, tu e ele faremos a pesquisa amanhã. DTu e ela reivindicam justo direitos. (ou vós reivindicais)

5 Sujeito Composto DD) Quando os núcleos do sujeito forem ligados pela conjunção (ou) e não houver ideia de exclusão ou isolamento de nenhum dos núcleos, o verbo ficará no plural. DOu eu ou você participaremos da eleição. DOu ela ou você organizarão a festa. DD) Quando os núcleos do sujeito forem ligados pela conjunção (ou) e não houver ideia de exclusão ou isolamento de nenhum dos núcleos, o verbo ficará no plural. DOu eu ou você participaremos da eleição. DOu ela ou você organizarão a festa.

6 Sujeito Composto E) Havendo ideia de exclusão de um dos núcleos, o verbo ficará no singular. Hugo ou Carlos será o orador da turma. Ele ou tu carregará a tocha olímpica. E) Havendo ideia de exclusão de um dos núcleos, o verbo ficará no singular. Hugo ou Carlos será o orador da turma. Ele ou tu carregará a tocha olímpica.

7 Sujeito Composto DF) Quando os núcleos do sujeito vierem ligados pela conjunção nem e não houver ideia de exclusão, o verbo ficará no plural. DNem eu nem você conseguimos o empréstimo. DNem Drummond nem Bandeira perderam seu valor. DF) Quando os núcleos do sujeito vierem ligados pela conjunção nem e não houver ideia de exclusão, o verbo ficará no plural. DNem eu nem você conseguimos o empréstimo. DNem Drummond nem Bandeira perderam seu valor.

8 Sujeito Composto DG)Quando os núcleos são ligados pelas conjunções (não só...mas também, tanto...como, etc.) Emprega-se o verbo no plural: DNão só Lígia, mas também Wagner beneficiaram-se com as mudanças. DG)Quando os núcleos são ligados pelas conjunções (não só...mas também, tanto...como, etc.) Emprega-se o verbo no plural: DNão só Lígia, mas também Wagner beneficiaram-se com as mudanças.

9 Sujeito Composto DH) Se o sujeito for uma sequência de palavras resumidas por pronomes indefinidos (tudo, nada, ninguém, etc.) o verbo concordará com o pronome: (verbo no singular) DCasa, água, comida e carinho, nada fez o pardalzinho feliz DH) Se o sujeito for uma sequência de palavras resumidas por pronomes indefinidos (tudo, nada, ninguém, etc.) o verbo concordará com o pronome: (verbo no singular) DCasa, água, comida e carinho, nada fez o pardalzinho feliz

10 Sujeito Composto DI) Se o sujeito for formado por palavras sinônimas ou quase sinônimas, o verbo ficará no singular: DMuita raiva e indignação dominava seus gestos. DI) Se o sujeito for formado por palavras sinônimas ou quase sinônimas, o verbo ficará no singular: DMuita raiva e indignação dominava seus gestos.

11 Sujeito Composto DJ) Se o sujeito for representado por verbos no infinitivo, empregados de forma genérica, o verbo ficará no singular: DViajar e passear constitui seu ideal de vida. DJ) Se o sujeito for representado por verbos no infinitivo, empregados de forma genérica, o verbo ficará no singular: DViajar e passear constitui seu ideal de vida.

12 Sujeito Composto DL) Se o infinitivo estiver antecedido e determinado por artigo, o verbo ficará no plural. DO ganhar e o perder fazem parte de nossas vidas. DL) Se o infinitivo estiver antecedido e determinado por artigo, o verbo ficará no plural. DO ganhar e o perder fazem parte de nossas vidas.

13 Sujeito Composto DM) Quando o sujeito composto é representado por uma gradação de ideias, o verbo poderá ficar no singular e no plural. DSua desconfiança, seu ciúme, sua mágoa abalou (ou abalaram) o relacionamento. DM) Quando o sujeito composto é representado por uma gradação de ideias, o verbo poderá ficar no singular e no plural. DSua desconfiança, seu ciúme, sua mágoa abalou (ou abalaram) o relacionamento.


Carregar ppt "Sujeito Composto Verbos no plural casos Verbos no plural casos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google