A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sintaxe de Concordância Cursinho Vitoriano Profª. Beatriz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sintaxe de Concordância Cursinho Vitoriano Profª. Beatriz."— Transcrição da apresentação:

1 Sintaxe de Concordância Cursinho Vitoriano Profª. Beatriz

2 Essa louça está suja. a) Louça e está (3ªpessoa do singular) b) Essa, louça e suja (feminino/singular) - As palavras variáveis sofrem mudanças de flexão a fim de se adequarem umas às outras dentro da frase.

3 2 tipos de concordância: Concordância Verbal: o verbo é flexionado em número e pessoa para se adequar ao sujeito. Concordância Nominal: os elementos que acompanham um substantivo, como artigo, adjetivo, numeral e pronome adjetivo, são flexionados em gênero e número para se adequarem a ele.

4 Concordância Verbal Regra Geral: Regra Geral: O verbo concorda em pessoa e número com o sujeito. Eu farei o almoço de hoje Nós vamos passear esta tarde A mãe e a filha estiveram na festa. Aconteceram muitas tragédias Faltaram cinco alunos

5 Sujeito Composto Sujeito composto antes do verbo: verbo no plural O diretor e os alunos saíram. Sujeito composto depois do verbo: verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo. Saíram o diretor e os alunos. Saiu o diretor e os alunos.

6 Sujeito Composto de pessoas gramaticais diferentes Se houver primeira pessoa do singular: verbo vai p/ a primeira pessoa do plural. O aluno e eu saímos Eu, tu e o aluno chegamos Sujeito composto formado por 2ª e 3ª pessoa: verbo na 2ª pessoa do plural. Tu e ele saístes Tu e ele saíram devido ao desuso da forma vós

7 Núcleos de sujeito unidos por ou Havendo exclusão de um dos núcleos: verbo no singular. Felipe ou André seria o sacrificado. Havendo retificação: concordância com o núcleo mais próximo. Os filhos ou o filho receberá a herança. O aprovado ou os aprovados assumirão o cargo.

8 A ação se refere a todos os núcleos: verbo no plural. O receio ou o momento atenuaram tudo. A distancia ou a estrada atrasaram a viagem.

9 Núcleos de sujeito unidos por com Verbo no plural O presidente com sua comitiva acabaram de chegar. O professor com seus alunos efetuaram a pesquisa. Observação: Observação: querendo-se enfatizar apenas o primeiro sujeito verbo no singular. Nesses casos, o segundo núcleo é reduzido a adjunto adverbial de companhia. O presidente com sua comitiva acabou de chegar. O professor com seus alunos efetuou a pesquisa.

10 Núcleos de sujeito unidos por nem Verbo preferencialmente no plural. É possível o uso no singular principalmente quando o sujeito está posposto ao verbo. Nem a vida nem a morte comoviam-me. Não nos atendeu nem ele nem o sócio.

11 um e outro Verbo no plural ou no singular Um e outro estudou/estudaram Um e outro amigo visitava-me/ visitavam- me um ou outro Verbo no singular Uma ou outra patrulha voltava à base.

12 nem um nem outro Verbo no singular. Embora alguns autores defendam o uso no plural. Nem um nem outro chegaria à conclusão almejada.

13 Desafio: I. Após a colisão, o motorista e dono do carro compareceu à delegacia para prestar depoimento. II. Após a colisão, o motorista e o dono do carro compareceram à delegacia para prestar depoimento.

14 O sujeito é o pronome que O verbo concorda com o antecedente desse pronome. Fui eu que contei a história. Fomos nós que contamos a história

15 O sujeito é o pronome quem O verbo concorda com esse pronome: 3ª pessoa do singular. Fui eu quem contou a história Foi o aluno quem disse a mentira.

16 Sujeito coletivo Verbo na 3ªp.s. A multidão gritava entusiasmada. Um bando de aves voava alegremente.

17 Verbo com índice de indeterminação do sujeito Verbo na 3ªp.s. Precisa-se de digitadores com prática. Trabalha-se em lugares poluídos.

18 Verbo na voz passiva sintética O verbo da voz passiva concorda normalmente com o sujeito expresso na oração. Vende-se casa no campo Vendem-se casas no campo

19 Verbos Impessoais Haver: indicando tempo ou com sentido de existir. Fazer: indicando tempo. - Verbo na 3ªp.s. Havia muitos livros na biblioteca. Faz dois dias que ele não toma banho. Devia haver muitos livros na biblioteca. Vai fazer dois dias que ele não toma banho.

20 Lembre: O verbo existi não é impessoal, isto é, ele tem sujeito e deve concordar com ele. Ex: Existiam muitos livros na biblioteca

21 Verbo ser Este verbo muitas vezes deixa de concordar com o sujeito para concordar com o predicativo: Quando, na oração, houver pronome pessoa, o verbo ser concordará com ele. Os responsáveis somos nós Nós somos os responsáveis O professor sou eu Eu sou o professor

22 Quando o sujeito for pronomes interrogativos: Que são células? Quem foram os responsáveis? Verbo ser impessoal (indicando tempo, data ou distância): É uma hora. Daqui até a escola são cinco quilômetros. São vinte e sete de novembro

23 Atenção: Na indicação de data, a concordância pode ser feita com predicativo, conforme a regra, ou com a palavra dia, que se considera subentendida. Hoje são vinte e sete de novembro. Hoje é (dia) vinte e sete de novembro.

24 Quando o sujeito é um dos pronomes isto, isso, aquilo, tudo, o e o predicativo é um substantivo plural. Isto são histórias populares Tudo são flores Nas expressões é muito, é pouco, é mais de, é menos de, cujo sujeito denota medida, quantidade, peso, preço. Duas toneladas é muito Mil dólares seria pouco.

25 Quando o substantivo representa coisa, opondo-se à pessoa, e o predicativo é um substantivo plural. O destino são os esforços de cada um. Na expressão expletiva é que. Eles é que desconheciam o assunto Nós é que falamos.

26 Observação: Quando o sujeito é nome de pessoa, o verbo ser sempre concordará com ele. Rosária era as distrações da família.

27 um grande número de, a maior parte de, a maioria de Facultativo: o verbo pode ir no singular ou no plural. A maior parte dos jovens tentam passar no vestibular. A maior parte dos jovens tenta passar no vestibular.

28 O sujeito é um número percentual Regra geral: o verbo concorda com o número. Trinta por cento da produção cafeeira perderam-se devido às condições climáticas. Uso moderno (sujeito antes do verbo): concordância com o termo posposto ao número Trinta por cento da produção cafeeira perdeu- se devido às condições climáticas.

29 Verbo anteposto ao número: concordância obrigatória com este. Perderam-se trinta por cento da produção cafeeira devido às condições climáticas. Número determinado por artigo ou pronome no plural: verbo no plural. Esses trinta por cento da produção cafeeira representarão uma grande perda para a economia.

30 um dos que Verbo no plural. Um dos que mais argumentavam era ele. Bernardo foi um dos que menos estudaram o assunto. Será ela uma das que terão primazia na escolha.

31 mais de um Verbo no singular Mais de um amigo procurou-o. Mais de uma viagem seria empreendida. Caso especial: reciprocidade No Natal, mais de um inimigo se reconciliam

32 qual de nós, qual de vós, qual dentre nós Verbo na 3ªp.s concordando com o pronome interrogativo qual Qual de nós não cairia no mesmo engano? Se o pronome estiver no plural (quais): Verbo na 3ªp.p ou concordando com o pronome nós/ vós Quais de nós estão/estamos conscientes? Quais de vós são/sois como eu?

33 O sujeito é um pronome de tratamento Verbo na 3ª pessoa. Vossa Excelência permanece voltado para sua família. Vossas Senhorias comandarão as atividades.

34 Sujeito representado por nomes próprios na forma plural O verbo concorda com o número do artigo que acompanha o nome próprio. Os Estados Unidos representam o poderio ocidental O Amazonas é uma planície líquida no meio da floresta. Nomes próprios sem artigo: verbo na 3ªp.s. Minas Gerais esconde tesouros.

35 Sujeito composto formado por sinônimos ou com gradação Embora a forma plural seja a preferida com sujeito composto, se os núcleos forem sinônimos ou apresentarem uma gradação de ideias o verbo poderá ir para o singular. O amor e a caridade______________(confundir-se) com a conta bancária. R: confundiram-se ou confundiu-se

36 ...e entrava a girar em volta de mim, à espreita de um juízo, de uma palavra, de um gesto, que lhe __________ (aprovar) a recente produção. R: aprovasse

37 Núcleos relacionados por conjunção comparativa. A vida, como o sonho, ______ (ser passageiro). R: é passageira (comparação = singular) Santos como Guarujá ______ cidade(s) praiana(s). R: são cidades praianas (adição = plural)

38 Sujeito resumido por pronome- aposto tudo, nada, ninguém, alguém, algo, etc. Finanças, ações, empreendimentos, tudo _________ (representar) o homem. R: representa Planejamento, estudos sérios, pesquisa, algo_________ (dever) ser feito. R: deveria

39 O sujeito é um verbo no infinitivo Verbo no singular, em geral: Apenas comer e dormir não _______ (dever) ser a meta de ninguém R: deve Infinitivos determinados: verbo no plural O comer e o dormir não _______ (dever) ser a meta de ninguém R: devem

40 Infinitivos antitéticos: verbo no plural. Nascer e morrer _______ (fazer) parte da vida. R: fazem

41 Sujeito antecedido pelo pronome cada: Verbo no singular: Cada atleta, cada diretor, cada auxiliar ______ (ter) sua parte na conquista do campeonato. R: tem

42 Verbo parecer As paredes ________ (parecer estremecer) Estrutura: parecer + infinitivo 2 tipos de concordância. a) As paredes parecem estremecer (construção mais utilizada) b) As paredes parece estremecerem (construção literaria) O mesmo acontece com o verbo ver

43 Oração desenvolvida: parecer no singular. As notícias ______ (parecer) que têm asas. R: parece (Parece que as notícias têm asas)

44 Haja vista (1) Hajam vista os candidatos de promessas fáceis. (2)Haja vista os candidatos de promessas fáceis. (3)Haja vista aos candidatos de promessas fáceis Vejam-se Por exemplo Atente-se


Carregar ppt "Sintaxe de Concordância Cursinho Vitoriano Profª. Beatriz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google