A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concordância verbal Romão Júnior. Casos Gerais 1. Sujeito formado por partícula partitiva ou substantivo coletivo: Um bando de passarinhos pousou. Um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concordância verbal Romão Júnior. Casos Gerais 1. Sujeito formado por partícula partitiva ou substantivo coletivo: Um bando de passarinhos pousou. Um."— Transcrição da apresentação:

1 Concordância verbal Romão Júnior

2 Casos Gerais 1. Sujeito formado por partícula partitiva ou substantivo coletivo: Um bando de passarinhos pousou. Um bando de passarinhos pousaram. (determinante) A maior parte de nossos produtos chegou. (partícula partitiva) A maior parte de nossos produtos chegaram. (determinante)

3 2. Sujeito formado por pronomes no plural, sendo o primeiro interrogativo, indefinido ou demonstrativo, seguidos dos determinantes: de nós, de vós, deles, dentre vós. Quais de nós passarão no concurso no vestibular? (pronome) (verbo no plural) Quais de nós passaremos no concurso no vestibular? (Verbo concorda com o nós ) Primeiro pronome no singular Qual de vós crê na justiça? Verbo concordará com o primeiro

4 3. As expressões: um dos que, nem...nem, nem um nem outro, um e outro, o verbo ficará no singular (como regra geral) ou no plural. José é um dos que mais fala. José é um dos que mais falam.

5 4. Com o pronome relativo quem: Fomos nós quem compramos o carro. (antecedente do quem) Fomos nós quem comprou o carro. (Verbo na 3º do sing.) Pronome relativo Que (verbo concorda com antecedente) Fui eu que executei a tarefa (antecedente)

6 5. Verbo parecer + infinitivo As meninas parecem gostar do filme. As meninas parece gostarem do filme.

7 6. Dar, bater, soar e ser. É uma hora. São duas horas. Com sujeito expresso (Sujeito expresso) O velho relógio deu dez horas. (verbo conc. Com sujeito)

8 7. Sujeito representado por número percentual ou fracionário. Somente 1% dos objetos roubados foi recuperado. (verbo conc. Com o numeral) Cerca de 50% dos produtos importados ficaram presos na alfândega. (verbo conc. Com o numeral)

9 8. Verbo com partícula apassivadora. Aluga-se apartamento ali. 9. Verbo com índice de indeterminação Trabalha-se muito aqui. (Índice de indeterminação do sujeito)

10 10. Sujeito formado por nome próprio, com artigo no plural. As minas Gerais mostram toda a nossa história pelas ruas. Observação Os miseráveis representa um marco na literatura. (Silepse de número: livro)

11 11. Sujeito formado por pronome de tratamento. Vossa excelência parecia bastante compenetrado. ( verbo na terceira do sing.)

12 12. Com a expressão mais de que, menos de. O juiz confirmou na reunião que mais de um trabalhador braçal fez justiça. (verbo conc. Com numeral) Na assembléia da categoria, mais de dois alunos falaram. (verbo conc. Com numeral) )

13 Mais de um pai, mais de um aluno, mais de um servente reclamaram. (A repetição da expressão leva o verbo para o plural) Durante a CPI, mais de um político se ofenderam. (Na indicação de reciprocidade o verbo fica no plural

14 13. Com verbos impessoais, o verbo ficará na 3º do singular. Chove em João Pessoa. (Verbo impessoal)

15 OBRIGADO!


Carregar ppt "Concordância verbal Romão Júnior. Casos Gerais 1. Sujeito formado por partícula partitiva ou substantivo coletivo: Um bando de passarinhos pousou. Um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google