A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Estadual Jesuíno de Arruda Prof. Mauro Luis Thobias Disciplina Português Prof. do Ensino Fundamental e Médio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Estadual Jesuíno de Arruda Prof. Mauro Luis Thobias Disciplina Português Prof. do Ensino Fundamental e Médio."— Transcrição da apresentação:

1

2 Escola Estadual Jesuíno de Arruda Prof. Mauro Luis Thobias Disciplina Português Prof. do Ensino Fundamental e Médio

3

4

5 SOLIDARIEDADE ENTRE O VERBO E SEU SUJEITO (...) VARIABILIDADE DO VERBO PARA CONCORDAR AO NÚMERO E À PESSOA DO SUJEITO.

6 SOLIDARIEDADE E VARIABILIDADE DO VERBO VERBO USA TODA SUA CAPACIDADE FLEXIONAL PARA BEM SE ADAPTAR AO SUJEITO DA ORAÇÃO: A vida é sonho; e os sonhos são sonhos. Você e eu desejamos a mesma coisa.

7 PEDE O VERBO NO MESMOERO E PESSOA DEO EXEMPLO 1 AS PEQUENAS COISAS DA VIDA (núcleo do sujeito: 3a. p. plural) TAMBÉM REQUEREM GRANDES ESFORÇOS. (verbo: 3a. p. plural)

8 1.SUJEITO COMPOSTO ANTEPOSTO AO VERBO =>COMPOSTO VERBO NO PLURAL Mãe e filha uniram-se num momento raro de arte e beleza. 2. VERBO ANTEPOSTO AO SUJEITO COMPOSTO => ACORDO VERBAL COM O NÚCLEO MAIS PRÓXIMO Feriu partes do corpo o rapaz e a moça. 3. ACEITAÇÃO DO PLURAL Choram de desespero o pai e a mãe por causa da morte do filho. 4. PLURAL OBRIGATÓRIO: RECIPROCIDADE Olharam-se o marido traído e o amante assustado.

9 f. Pronomes interrogativos, demonstrativos ou indefinidos + nós/vós a. Expressões partitivas b. Expressões fracionárias e percentuais c. Expressão MAIS DE... d. Pronomes relativos QUE e QUEM e. Expressão UM DOS QUE...

10 g. Nomes no plural l. Pronome apassivador SE j. Bater, dar e soar i. Sujeito formado por pronome de tratamento m. Verbos impessoais h. Sujeito formado por substantivo coletivo

11 DE ACORDO COM A VONTADE DO ESCRITOR, 0 VERBO PODE CONCORDAR COM O SINGULAR, LIGANDOS-E À EXPPRESSÃO: OU PODE CONCORDAR COM O SUBSTANTIVO QUE A MODIFICA. A maioria dos alunos compareceu ao show dos Titãs. A maioria dos brasileiros ainda não conhecem Brasília. A maior parte das crianças gosta de chocolate. A maior parte das crianças gostam de chocolate.

12 OBS.: SOBRETUDO QUANDO A EXPRESSÃO VIER ACOMPANHADA DE MODIFICADORES NO PLURAL, DEVERÁ FAZER A CONCORDÂNCIA COM ESSES: Os 90% da população da cidade alemã estão desabrigados. EXIGEM CONCORDÂNCIA NORMAL: 90% da população da cidade alemã estão desabrigados.

13 MAIS DE... EXIGE O PLURAL QUANDO ACOMPANHADO DE UM COLETIVO: Mais de um enxame de abelhas tomaram-nos de surpresa EXIGE O PLURAL QUANDO O VERBO EXPRIMIR RECIPROCIDADE: Mais de um candidato à presidência se insultaram no hora do debate. FAZ COM QUE O VERBO CONCORDE COM O NÚMERO DO SUBSTANTIVO QUE O ACOMPANHA: Mais de um pesquisador partiu em busca da civilização perdida. Mais de dois alunos precisaram de novas explicações.

14 O QUE É DO TIPO FÁCIL... FAZ COM QUE O VERBO SE AJEITE COM AQUILO QUE ESTIVER POR PERTO E ANTECENDENDO ESSE PRONOME: A criança que pediu os brinquedos não está mais aqui. (criança: 3a.p. plural, verbo: 3a. P. do plural) Fomos nós que percebemos as presença do estranho na sala. PORÉM O QUEM ADMITE DOIS TIPOS DE CONCORDÂNCIA Sou eu quem sei de você. (uso não recomendado) (eu: 1a.p. s., verbo: 1a. p. s.) Sou eu quem sabe de você. (quem: 3a.p. s., verbo: 3a. p. s.)

15 OBRIGATORIAMENTE, A EXPRESSÃO LEVA O VERBO PARA O PLURAL QUANDO ESSE SE REFERE IGUALMENTE A TODOS ELEMENTOS NOMEADOS PELO SUBSTANTIVO: Helena vem a ser uma das integrantes que mais vivem aquilo que prega. (Uma das integrantes que mais vivem... é Helena.) PORÉM SE ELE SE REFERIR APENAS A HELENA, A CONCORDÂNCIA SERÁ COM O SINGULAR: Helena vem a ser uma das integrantes que mais vive aquilo que prega. (Entre todas as integrantes, Helena é aquela que mais vive...)

16 NÚMEROS IGUAIS (PLURAL + PLURAL), CONCORDÂNCIA COM NÓS OU VÓS. Quantos de nós estaremos aqui na próxima aula? Muitos de vós sois meus amigos. NÚMEROS DIFERENTES (SINGULAR + PLURAL), CONCORDÂNCIA COM O PRIMEIRO PRONOME. Qual de nós estará aqui na próxima aula? Aquele de vós que não estiver contente, retire-se.

17 EXIGEM VERBO NO PLURAL APENAS SE ESTIVEREM ACOMPANHADOS DE DETERMINANTES NO MESMO NÚMERO (PLURAL): Os óculos precisam ser recomendados por médicos especialistas. QUANDO ISSO NÃO OCORRER, EMPREGA-SE O VERBO NO SINGULAR. Óculos ajuda a melhorar a extensão do olhar. NOME DE OBRAS ARTÍSTICAS, QUANDO NÃO ACO MPANHADOS DE ARTIGO, DEVEM PERMANECER NO SINGULAR, A FIM DE EVITAR DUPLO SENTIDO. Os Ratos está sobre a mesa. Os Miseráveis fascinou a todos

18 SOMENTE O COLETIVO = VERBO NO SINGULAR: A classe permaneceu calada ante o depoimento do colega. COLETVO + SUBSTANTIVO NO PLURAL = VERBO SINGULAR OU PLURAL O batalhão de soldados invadiram o local. O batalhão de soldados invadiu o local.

19 SÃO PERTENCENTE À TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR. ASSIM, TODOS OS TERMOS A ELES REFERENTES (INCLUSIVE OS VERBOS) DEVEM FICAR NESSA PESSOA. Vossa. Excelência acorda todos os dias às 7 da manhã e pede seu café. Sua Senhoria deseja um café?

20 TAIS VERBOS, QUANDO ACOMPANHADOS UNICAMENTE DOS NÚMEROS DAS HORAS A QUE SE REFEREM, CONCORDAM COM ESTES. o verbo no plural sujeito ( no plural) Quando Maria apontou na esquina, batiam duas horas no relógio da matriz. Deu meia-noite... Devo partir. Soam as seis horas, uma tristeza invade meu peito. ESSAS IDÉIAS SÃO DIFERENTES DE: Quando Maria apontou na esquina, relógio da matriz batia duas horas. O relógio soa seis horas, uma tristeza invade meu peito.

21 O VERBO TRANSITIVO DIRETO OU O BITRANSITIVO DEVE CONCORDAR EM NÚMERO E PESSOA COM O SUJEITO PACIENTE. Coroou-se a rainha assim que o rei foi dado como morto. Coroaram-se as rainhas assim que os reis foram dados como mortos. Tomam-se as pedras das mão do malfeitor... Toma-se a pedra da mão do malfeitor...

22 COMO ESSES VERBOS CRIAM ORAÇÃO SEM SUJEITO, ELES PERMANECEM NA 3a. PESSOA DO SINGULAR. Choveu muito durante a madrugada. Venta. Houve gritaria no local.

23 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS -DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. Rio de Janeiro: Instituto de Lexicologia e Banco de Dados de Língua Portuguesa S/C Ltda., NOVO DICIONÁRIO AURÉLIO. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Cunha, C. e Cintra, L. - NOVA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 3 ed.,


Carregar ppt "Escola Estadual Jesuíno de Arruda Prof. Mauro Luis Thobias Disciplina Português Prof. do Ensino Fundamental e Médio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google