A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Verbal I Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva

2 Concordância Ex.: Dois helicópteros sobrevoaram a região.
Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito. Ex.: Dois helicópteros sobrevoaram a região. O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho. artigo fem. plural numeral fem. plural adjetivo fem. plural substantivo fem./plural pronome fem. plural

3 Concordância Verbal A concordância pode ser verbal e nominal. É verbal quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Ex.: O homem não é um dos mamíferos mais dorminhocos. sujeito na 3ª pessoa do singular Verbo na 3ª pessoa do singular

4 Concordância do verbo com o sujeito simples
a) Regra Geral O verbo concordará com o sujeito em número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª), mesmo que este venha deslocado. Ex1.: Nós nunca discordamos de você. . 1. Sujeito simples é aquele que possui um único núcleo,isto é, uma única palavra principal. 2. O núcleo do sujeito nunca é determinado por preposição (de, em, com etc...) sujeito na 1ª pessoa do plural verbo na 1ª pessoa do plural

5 sujeito na 3ª pessoa do singular (=ela)
Ex2: Sumia na estrada poeirenta a última boiada da fazenda. sujeito na 3ª pessoa do singular (=ela) Verbo na 3ª pessoa do plural Não importa a posição do verbo (antes ou depois do sujeito simples): a concordância é sempre feita com o núcleo dele.

6 b) Verbo + pronome se  Se o conjunto verbo + pronome se admite a transformação em locução verbal (dois verbos) , o verbo concorda com o sujeito, que está na frase. Ex.: Divulgaram-se os planos. Os planos foram divulgados. locução verbal verbo + pronome se sujeito sujeito Compare essas duas construções e observe que: 1º.) Elas são equivalentes quanto ao sentido; 2º.) Em ambas o sujeito é o mesmo; 3º.) Em ambas o verbo concorda com o sujeito.

7  Se o conjunto verbo + se não admite a transformação em locução verbal, o sujeito é indeterminado e o verbo fica na 3ª pessoa do singular. Ex.: Não se confiava nos planos. Nos planos não eram confiados. Não é o sujeito, é o objeto indireto. construção inexistente no idioma 3ª pessoa do singular Observações: 1ª) Convém lembrar que o núcleo do sujeito nunca é regido de preposição. 2ª) Na maioria dos casos, o que impossibilita a transformação é a presença da preposição exigida pelo verbo (no exemplo: confiar em).

8 c) Pronomes de tratamento
Quando o sujeito é representado por pronome de tratamento (Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade etc.), o verbo fica na 3ª pessoa do singular. Ex.: Vossa Excelência enganou seus eleitores. Sujeito é pronome de tratamento verbo na 3ª pessoa do singular Ex.: Vossa Senhoria quis assim. verbo na 3ª pessoa do singular Sujeito – pronome de tratamento

9 d) Pronomes relativos que e quem
 Relativo que – o verbo concorda com o antecedente desse pronome. Ex.: Foram os professores que pediram as explicações. antecedente Ex.: Fui eu que pedi. antecedente Relativo quem – o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar com o termo antecedente. Ex.: Foram os funcionários quem reivindicaram o aumento. Ex.: Foram os funcionários quem reivindicou o aumento.

10 e) O sujeito é um substantivo coletivo
Quando o sujeito for representado por um substantivo coletivo, o verbo ficará na 3ª pessoa do singular. Ex.: A torcida invadiu o campo e agrediu o juiz. Observação: Quando o sujeito coletivo estiver acompanhado de adjunto ou distante do verbo, admite-se o verbo no plural. Ex.: O grupo de estudantes gritava (ou gritavam) palavras de ordem. O elenco se reuniu e, depois de quinze minutos de discussão resolveram (ou resolveu) continuar o espetáculo.

11 Concordância do verbo com o sujeito composto
1. Quando o sujeito composto estiver posicionado antes do verbo , este ficará no plural. Ex.: O ônibus e o caminhão deslizaram na pista.


Carregar ppt "Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google