A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Frase: tipos e Polaridade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Frase: tipos e Polaridade"— Transcrição da apresentação:

1 Frase: tipos e Polaridade
N.B. De acordo com o Dicionário Terminológico. Frase: tipos e Polaridade

2 Frase é uma sequência de palavras ligadas entre si de forma coerente e, por isso, lógica, isto é, um enunciado de sentido completo. Segundo a intenção de quem fala, podem utilizar-se quatro tipos de frase diferentes: declarativa, exclamativa, interrogativa e imperativa.

3 Tipos de Frases B.4. Sintaxe B.4.3. Tipos de frase
(Tipo de) Frase Declarativa (Tipo de) Frase Interrogativa (Tipo de) Frase Exclamativa (Tipo de) Frase Imperativa Frase Activa Frase Passiva

4 A Rita gosta de chocolate.
Frase Declarativa Frase declarativa – é aquela que informa ou descreve um acontecimento ou situação. Assinalada com o ponto final [ . ] Exemplos: A Rita gosta de chocolate. O João comeu o bolo. O mar é majestoso. A Rita gosta de chocolate.

5 Frases Interrogativas
Frase interrogativa é aquela que formula uma pergunta Assinalada com o ponto de interrogação [ ? ] Exemplos: - Como te chamas? - A Rita gosta de chocolate? - A mãe perguntou ao filho se comeu a sopa. A Rita gosta de chocolate?

6 Frase Exclamativa Frase exclamativa - é aquela que exprime os sentimentos e emoções: admiração, alegria, amor, indignação, etc… Assinalada com o ponto de exclamação [ ! ] Exemplos: A Rita adora chocolate! O mar é majestoso! A turma é muito empenhada! A Rita adora chocolate!

7 Rita, pára de comer chocolate!
Frase Imperativa Frase imperativa – é aquela que exprime uma ordem, um pedido, um conselho. A forma verbal aparece no imperativo ou forma equivalente. Assinalada como o ponto final ou ponto de exclamação [ . !] Exemplos: Calem-se. - Rita, pára de comer chocolate! Faz o que te digo Não comas mais chocolate. Rita, pára de comer chocolate!

8 / Frase Activa Frase Passiva
A frase é activa quando o sujeito pratica a acção expressa pelo verbo Exemplos: O João comeu o bolo. O cão caçará um coelho. A criança bebe o leite. Os filhos ofereceram um livro aos pais. A frase é passiva quando o sujeito sofre a acção expressa pelo verbo Exemplos: O bolo foi comido pelo João. Um coelho será caçado pelo cão. O leite é bebido pela criança. Um livro foi oferecido aos pais pelos filhos.

9 Frase Afirmativa / Frase Negativa
Polaridade B.6. Semântica B.6.1. Conteúdo preposicional Referência Predicação Frase Afirmativa / Frase Negativa Afirmativa - quando na frase se afirma alguma coisa. Ausência de advérbios de negação ou palavras que indicam negação. Negativa - quando na frase se nega alguma coisa. Traduz-se pela presença de um advérbio de negação ou palavras que indicam negação:não, nenhum, ninguém, nem, sem, nada… Exemplos: O João comeu o bolo. (Polaridade afirmativa) O João não comeu o bolo. Polaridade afirmativa A Mafalda obedece à mãe. A Mafalda não obedece à mãe. Eles nunca foram ao teatro. Ninguém veio à aula!


Carregar ppt "Frase: tipos e Polaridade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google