A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semântica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semântica."— Transcrição da apresentação:

1 Semântica

2 Frase, enunciado e proposição
Frase: é uma sequência bem formada de palavras de acordo com as regras da língua e, desta forma, é concebida como uma entidade gramatical abstracta. Enunciado: é o uso por um determinado falante, num momento determinado, de uma porção de linguagem que tanto pode ser uma sequência de frases, como uma frase, um sintagma ou até uma palavra. Aquilo que caracteriza um enunciado é fundamentalmente a relação de um qualquer tipo de sequência linguística com o falante que a enuncia, o local e o tempo em que tem lugar. Assim, um enunciado é efémero e, por isso, interessa mais à pragmática.

3 Frase, enunciado e proposição
Proposição: é o significado de uma frase declarativa que descreve uma determinada situação. Do ponto de vista da semântica, uma situação (ou estado de coisas) envolve tipicamente entidades, referidas através de expressões na frase, que mantêm entre si diferentes tipos de relações explicitadas pelo predicado. Quando se enuncia uma frase declarativa, o falante assere tipicamente uma proposição. Falamos em frases declarativas pois nestas assere-se o valor da verdade (verdadeiro ou falso), ao passo que nas frases interrogativas ou imperativas isso não acontece.

4 Frase, enunciado e proposição
Vejamos os seguintes exemplos: Olá! A Maria visitou a exposição. A Maria visitou a exposição? Todos os estudantes visitaram uma exposição. Em relação a 1) podemos dizer que é um enunciado, melhor dizendo, a sua transcrição. Os exemplos 2), 3) e 4) são frases pois estão construídas com palavras combinadas de acordo com as regras de boa formação da língua portuguesa.

5 Frase, enunciado e proposição
Olá! A Maria visitou a exposição. A Maria visitou a exposição? Todos os estudantes visitaram uma exposição. No 1º exemplo não está envolvida qualquer proposição, mas no 2º e 3º estamos perante a mesma proposição, com a diferença que em 2) se assere a sua verdade e em 3) se questiona a sua verdade. Na 4), devido à sua ambiguidade (há uma exposição que todos os estudantes visitaram ou os estudantes visitaram diferentes exposições) expressa mais do que uma proposição.

6 Relações e propriedade do significado
As relações semânticas mais importantes entre frases são as de implicação estrita, pressuposição e contradição. Implicação estrita pode ser entendida como uma relação entre uma frase ou conjunto de frases e uma outra frase. Exemplo: O carro é vermelho. O carro tem uma cor. Se a) é verdadeira, então a b) também o é. Qualquer falante de português sabe que a informação contida em b) está de certa forma incluída na da frase a). Por isso se pode dizer que cor é um hiperónimo de vermelho e este hipónimo de cor.

7 Relações e propriedade do significado
Vejamos outro tipo de exemplos que também se relacionam com implicação: 1. Aquilo é um gato preto. Todos os gatos são animais. Aquilo é um animal preto. (conclusão) 2. Aquilo é um gato grande. Aquilo é um animal grande. (conclusão) No exemplo 1. a conclusão é legítima, mas não o é em 2.

8 Relações e propriedade do significado
No exemplo 1., se a) e b) são verdadeiras, então c) também o é. Podemos dizer que a) e b) se implicam estritamente. No exemplo 2. não se pode aplicar o mesmo raciocínio e, por isso, como ele não é válido, a) e b) não se implicam estritamente. O problema reside no tipo de adjectivo que encontramos em cada um dos casos, preto e grande. Ambos exprimem propriedades, mas grande faz parte de um tipo de adjectivos que se chamam relativos (são dependentes do contexto)

9 Relações e propriedade do significado
A Pressuposição: 1. A Maria lamenta que o Manuel tenha chegado tarde. A Maria não lamenta que o Manuel tenha chegado tarde. A Maria lamenta que o Manuel tenha chegado tarde? O Manuel chegou tarde. As três primeiras frases apresentam um certo tipo de implicação relativamente a d), isto é, esta última é verdadeira em qualquer dos casos. Esta relação chama-se pressuposição.

10 Relações e propriedade do significado
Conclusão: Na implicação estrita, se a frase A “A Maria lamenta que o Manuel tenha chegado tarde” implica estritamente a frase B “O Manuel chegou tarde”, então se se asserir que A é verdadeira, B também é verdadeira. Na pressuposição B é sempre verdadeira, qualquer que seja a atitude (negação ou interrogação).

11 Relações e propriedade do significado
Foi a Maria que comprou o livro de linguística. Não foi a Maria que comprou o livro de linguística. Foi a Maria que comprou o livro de linguística? Alguém comprou o livro de linguística. A frase a) não só pressupõe, como também implica estritamente a frase d). No entanto, as outras duas frases b) e c) só pressupõem a frase d).

12 Relações e propriedade do significado
A contradição é uma outra relação entre frases muito próxima da implicação estrita. A Maria comprou o livro de linguística. Ninguém comprou o livro de linguística. A frase a) é verdadeira, mas a frase b) é falsa, verifica-se que se está perante uma contradição. Ou seja, a) e b) são contarditórias se se contradizem uma à outra.


Carregar ppt "Semântica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google