A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semântica Formal Semântica e Pragmática – 1/2012 Professora Sabine Mendes, Dn.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semântica Formal Semântica e Pragmática – 1/2012 Professora Sabine Mendes, Dn."— Transcrição da apresentação:

1 Semântica Formal Semântica e Pragmática – 1/2012 Professora Sabine Mendes, Dn

2 Tem um rato na cozinha...

3 Condições de verdade Tradição aristotélica Baseada na Lógica Objetivo: conhecer as condições de verdade de uma sentença.

4

5 Significado de uma sentença A Semântica Formal afirma que o significado de uma sentença é o tipo de situação que ela descreve e que a descrição destas situações possíveis é equivalente às condições de verdade da sentença.

6 Produtividade As línguas naturais nos permitem produzir e compreender constantemente significados novos. (...) cada parte de uma sentença contribui de uma forma sistemática para seu significado. Em outros termos, cada parte de uma sentença contribui para as suas condições de verdade.

7 Exemplos de análise componencial de sentenças São Paulo é poluída. Tipo – Sujeito mais predicado. -Há um conjunto de cidades poluídas. - São Paulo pertence a esse conjunto.

8 Exemplos de análise componencial de sentenças São Paulo é poluída e São Paulo é perigosa. Coordenação de sentenças. Soma das situações descritas por cada sentença individualmente.

9 Denotações em sentença Expressões nominais usadas para referir. Indicam um indivíduo no mundo. Nomes próprios, descrições definidas e pronomes. Pode estabecer relações de pertinência.

10 Relações de pertinência (9) O maior escritor brasileiro é inteligente. (10) A quarta sinfonia de Beethoven é eterna. PROBLEMAS: NADA É ETERNO.

11 Relações entre sentenças (15) Jade continua a amar o seu primeiro namorado. (16) Jade amava seu primeiro namorado. (17) Existe alguém que foi o primeiro namorado de Jade. (18) ??Jade é romântica. (19) ??Jade já teve mais de um namorado. (20) ???Jade é infeliz.

12 Acarretamento Hiponímia de sentenças. Uma sentença acarreta uma outra sentença se a verdade da primeira garante a verdade da segunda, e a falsidade da segunda garante a falsidade da primeira. (22) Jade continua a amar seu primeiro namorado. (23) Jade amava seu primeiro namorado.

13 Acarretamento a. Ronaldo é brasileiro. b. Ronaldo é jogador de futebol c. Ronaldo é um jogador de futebol brasileiro.

14 Pressuposição (29) A Maria parou de fumar. (30) A Maria fumava. -Conhecimento de pano de fundo - Noção compartilhada com o falante.

15 Pressuposição a. José emprestou o carro dele para Pedro. a'. Não é verdade que José emprestou o carro dele para Pedro. a''. José emprestou o carro dele para Pedro? a'''. Se José emprestou o carro dele para Pedro, Pedro deve estar contente.

16 Pressuposição aa. O João parou de fazer caminhadas. a'. O João não parou de fazer caminhadas. a''. Se o João parou de fazer caminhadas... a'''. O João parou de fazer caminhadas?


Carregar ppt "Semântica Formal Semântica e Pragmática – 1/2012 Professora Sabine Mendes, Dn."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google