A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Raciocínio Lógico Prof. Sérgio Altenfelder. Considere a assertiva seguinte, adaptada da revista comemorativa dos 50 anos da PETROBRAS. Se o governo brasileiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Raciocínio Lógico Prof. Sérgio Altenfelder. Considere a assertiva seguinte, adaptada da revista comemorativa dos 50 anos da PETROBRAS. Se o governo brasileiro."— Transcrição da apresentação:

1 Raciocínio Lógico Prof. Sérgio Altenfelder

2 Considere a assertiva seguinte, adaptada da revista comemorativa dos 50 anos da PETROBRAS. Se o governo brasileiro tivesse instituído, em 1962, o monopólio da exploração de petróleo no território nacional, a PETROBRAS teria atingido, nesse mesmo ano, a produção de 100 mil barris/dia

3 Julgue se cada um dos itens apresenta uma proposição logicamente equivalente à assertiva acima. 1. Se a PETROBRAS não atingiu a produção de 100 mil barris/dia em 1962, o monopólio da importação de petróleo e derivados não foi instituído pelo governo brasileiro nesse mesmo ano. 2. Se o governo brasileiro não institui, em 1942, o monopólio da importação de petróleo e derivados, então a PETROBRAS não atingiu, nesse mesmo ano, a produção de 100 mil barris/dia.

4 Texto para os itens 3 a 6 Considere que as letras P, Q e R representam proposições e os símbolos ¬, e são operadores lógicos que constroem novas proposições e significam não, e e então, respectivamente. Na lógica proposicional que trata da expressão do raciocínio por meio de proposições que são avaliadas (valoradas) como verdadeiras (V) ou falsas (F), mas nunca ambos, esse operadores estão definidos para cada valoração atribuída às letras proposicionais, na tabela abaixo.

5 Suponha que P represente a proposição Hoje choveu, Q represente a proposição José foi a praia e R represente a proposição Maria foi ao comércio. Com base nessas informações e no texto, julgue os itens seguintes: 3. A sentença Hoje não choveu então Maria não foi ao comercio e José não foi à praia pode ser corretamente representada por ¬ P (¬ R ¬ Q).

6 4. A sentença Hoje choveu e José não foi à praia pode ser corretamente representada por P ¬Q. 5. Se a proposição Hoje não choveu for valorada como F e a proposição José foi á praia for valorada como V, então a sentença representada por ¬P Q é falsa. 6. O número de valorações possíveis para (Q ¬R) P é inferior a 9.

7 A seguinte forma de argumentação é considerada válida. Para cada x, se P(x) é verdade, então Q(x) é verdade e, para x = c, se P(c) é verdade, então conclui- se que Q(c) é verdade. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

8 7. Considere o argumento seguinte. Toda prestação de contas submetida ao TCU que expresse, de forma clara e objetiva, a exatidão dos demonstrativos contábeis, a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos de gestão do responsável é julgada regular. A prestação de contas da Presidência da República expressou, de forma clara e objetiva, a exatidão dos demonstrativos contábeis, a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos de gestão do responsável. Conclui-se que a prestação de contas da Presidência da República foi julgada regular. Nesse caso, o argumento não é válido.

9 8. Considere o seguinte argumento. Cada prestação de contas submetida ao TCU que apresentar ato anti-econômico é considerada irregular. A prestação de contas da prefeitura de uma cidade foi considerada irregular. Conclui-se que a prestação de contas da prefeitura dessa cidade apresentou ato anti-econômico. Nessa situação, esse argumento é válido.

10 Um líder criminoso foi morto por um de seus quatro asseclas: A, B, C e D. Durante o interrogatório, esses indivíduos fizeram as seguintes declarações. A afirmou que C matou o líder. B afirmou que D não matou o líder. C disse que D estava jogando dardos com A quando o líder foi morto e, por isso, não tiveram participação no crime. D disse que C não matou o líder.

11 Considerando a situação hipotética apresentada acima e sabendo que três dos comparsas mentiram em suas declarações, enquanto um deles falou a verdade, julgue os itens seguintes. 9. A declaração de C não pode ser verdadeira. 10. D matou o líder.

12 Texto para os itens de 11 a 13 Sejam P e Q variáveis proposicionais que podem ter valorações, ou serem julgadas verdadeiras (V) ou falsas (F). A partir dessas variáveis, podem ser obtidas novas proposições, tais como: a proposição condicional, denotada por P Q, que será F quando P for V e Q for F, ou V, nos outros casos; a disjunção de P e Q, denotada por P Q, que será F somente quando P e Q forem F, ou V nas outras situações; a conjunção de P e Q, denotada por P Q, que será V somente quando P e Q forem V, e, em outros casos, será F; e a negação de P,

13 denotada por ¬P, que será F se P for V e será V se P for F. Uma tabela de valorações para uma dada proposição é um conjunto de possibilidades V ou F associadas a essa proposição. A partir das informações do texto acima, julgue os itens subseqüentes. 11. As tabelas de valorações das proposições P Q e Q ¬P são iguais.

14 12. As proposições (P Q) S e (P S) (Q S) possuem tabelas de valorações iguais. 13. O número de tabelas de valorações distintas que podem ser obtidas para proposições com exatamente duas variáveis proposicionais é igual a 24.

15 Considere as quatro sentenças enumeradas a seguir. I.Para cada y, existe algum x, tal que x < y. II.Para cada x e para cada y, se x < y então existe algum z, tal que x < z e z < y. III.Para cada x, se 0 < x, então existe algum y tal que x = y × y. IV.Existe algum x tal que, para cada y, x < y.

16 Suponha que, nessas sentenças, x, y e z sejam variáveis que podem assumir valores no conjunto dos números naturais (I ), no dos números inteiros ( ), no dos números racionais (Q) ou no conjunto dos números reais (R). Em cada linha da tabela a seguir, são atribuídas valorações V e F, para cada uma das quatro sentenças enumeradas acima, de acordo com o conjunto no qual as variáveis x, y e z assumem valores.

17 Julgue os itens subseqüentes, a respeito dessas sentenças. 14. As avaliações dadas para as sentenças I e III estão corretas. 15. As avaliações dadas para as sentenças II e IV estão corretas.

18 Texto para os itens de 16 a 18 Considere que as letras P, Q, R e T representem proposições e que os símbolos ¬,, e sejam operadores lógicos que constroem novas proposições e significam não, e, ou e então, respectivamente. Na lógica proposicional, cada proposição assume um único valor (valor-verdade), que pode ser verdadeiro (V) ou falso (F), mas nunca ambos. Com base nas informações apresentadas no texto acima, julgue os itens a seguir.

19 16. Se as proposições P e Q são ambas verdadeiras, então a proposição (¬ P) (¬ Q) também é verdadeira. 17. Se a proposição T é verdadeira e a proposição R é falsa, então a proposição R (¬ T) é falsa. 18. Se as proposições P e Q são verdadeiras e a proposição R é falsa, então a proposição (P v R) (¬ Q) é verdadeira.

20 Considere as sentenças abaixo. I - Fumar deve ser proibido, mas muitos europeus fumam. II - Fumar não deve ser proibido e fumar faz bem à saúde. III - Se fumar não faz bem à saúde, deve ser proibido.

21 IV - Se fumar não faz bem à saúde e não é verdade que muitos europeus fumam, então fumar deve ser proibido. V - Tanto é falso que fumar não faz bem à saúde como é falso que fumar deve ser proibido; conseqüentemente, muitos europeus fumam.

22 Considere também que P, Q, R e T representem as sentenças listadas na tabela a seguir.

23 Com base nas informações acima e considerando a notação introduzida no texto, julgue os itens seguintes. 19. A sentença I pode ser corretamente representada por P v (¬ T). 20. A sentença II pode ser corretamente representada por (¬ P) v (¬ R).

24 21. A sentença III pode ser corretamente representada por R P. 22. A sentença IV pode ser corretamente representada por (R v (¬ T)) P. 23. A sentença V pode ser corretamente representada por T ((¬ R) v (¬ P)).


Carregar ppt "Raciocínio Lógico Prof. Sérgio Altenfelder. Considere a assertiva seguinte, adaptada da revista comemorativa dos 50 anos da PETROBRAS. Se o governo brasileiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google