A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADJUNTO ADVERBIAL. Toda palavra (ou expressão) que pertence à classe gramatical dos advérbios tem, na oração, a função sintática de adjunto adverbial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADJUNTO ADVERBIAL. Toda palavra (ou expressão) que pertence à classe gramatical dos advérbios tem, na oração, a função sintática de adjunto adverbial."— Transcrição da apresentação:

1 ADJUNTO ADVERBIAL

2 Toda palavra (ou expressão) que pertence à classe gramatical dos advérbios tem, na oração, a função sintática de adjunto adverbial. Ex: As sugestões foram recolhidas rapidamente. classe gramatical: advérbio de modo Rapidamente função sintática: adj. adv. de modo

3 Classificação Afirmação: Estou realmente preocupado. Assunto: Falaram sobre futebol. Causa: Os homens morrem de fome. Companhia: Fui ao cinema com meu amigo. Dúvida: Talvez ela volte para mim. Efeito: Sua atitude redundou em prejuízos. Finalidade: Saí a passeio. Instrumento: Cortou-se com a faca. Intensidade: Comeu muito. Lugar: Estive na praia. Meio: Vou viajar de carro. Modo: Correu desesperadamente. Negação: Não trouxe o livro de português Oposição: Voltou-se contra o próprio pai. Tempo: Você chegou agora?

4 Adjunto Adverbial É o termo da oração que indica uma circunstância (dando idéia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. Observe as frases abaixo: Eles se respeitam muito. Seu projeto é muito interessante. O time jogou muito mal. Nessas três orações, muito é adjunto adverbial de intensidade. No primeiro caso, intensifica a forma verbal respeitam, que é núcleo do predicado verbal. No segundo, intensifica o adjetivo interessante, que é o núcleo do predicativo do sujeito. Na terceira oração, muito intensifica o advérbio mal, que é o núcleo do adjunto adverbial de modo. Veja o exemplo abaixo: Amanhã voltarei de bicicleta àquela velha praça. Os termos em destaque estão indicando as seguintes circunstâncias: amanhã indica tempo; de bicicleta indica meio; àquela velha praça indica lugar.

5 Mãe (Sérgio Caparelli) De patins, de bicicleta de carro, moto, avião nas asas da borboleta e nos olhos do gavião de barco,de velocípedes a cavalo num trovão nas cores do arco-íris no rugido de um leão na graça de um golfinho no germinar do grão teu nome eu trago, mãe, na palma da minha mão.


Carregar ppt "ADJUNTO ADVERBIAL. Toda palavra (ou expressão) que pertence à classe gramatical dos advérbios tem, na oração, a função sintática de adjunto adverbial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google