A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADJUNTO ADVERBIAL – PROFª ANDRÉA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADJUNTO ADVERBIAL – PROFª ANDRÉA"— Transcrição da apresentação:

1 ADJUNTO ADVERBIAL – PROFª ANDRÉA
8º ANO – 3º TRIMESTRE É O TERMO DA ORAÇÃO QUE INDICA UMA CIRCUNSTÂNCIA (DANDO IDEIA DE TEMPO, LUGAR, MODO, CAUSA, FINALIDADE, ETC.). O ADJUNTO ADVERBIAL É O TERMO QUE MODIFICA O SENTIDO DE UM VERBO, DE UM ADJETIVO OU DE UM ADVÉRBIO. OBSERVE AS FRASES ABAIXO: ELES SE RESPEITAM MUITO. SEU PROJETO É MUITO INTERESSANTE. O TIME JOGOU MUITO MAL.

2 Nessas três orações, muito é adjunto adverbial de intensidade.
No primeiro caso, intensifica a forma verbal respeitam, que é núcleo do predicado verbal. No segundo, intensifica o adjetivo interessante, que é o núcleo do predicativo do sujeito. Na terceira oração, muito intensifica o advérbio mal, que é o núcleo do adjunto adverbial de modo.

3 Veja o exemplo abaixo: Amanhã voltarei de bicicleta àquela velha praça. Os termos em destaque estão indicando as seguintes circunstâncias: amanhã indica _______________; de bicicleta indica _____________; àquela velha praça indica ________.

4 O adjunto adverbial pode ser expresso por: 1) Advérbio: O balão caiu longe. 2) Locução Adverbial: O balão caiu no mar. 3) Oração: Se o balão pegar fogo, avisem-me.

5 CLASSE MISTA (Carlos Drummond)
“Meninas, meninas, do lado de lá. Meninos, meninos, do lado de cá.” Por que sempre dois lados, corredor no meio, professora em frente, e o sonho de um tremor de terra que só acontece em Messina, jamais, jamais em Minas, para, entre escombros, me ver junto de Conceição até o fim do curso? Messina: cidade italiana. escombros: destroços, entulhos, ruínas.

6 ADJUNTO ADVERBIAL 1. A partir do 5º verso do poema, é o eu lírico quem fala. Nos quatro versos iniciais, as aspas indicam que quem fala é outra pessoa. Quem provavelmente é essa pessoa? Por quê? 2. O eu lírico sonha com um terremoto em Minas. Por quê? Qual é o verdadeiro desejo dele?

7 ADJUNTO ADVERBIAL 3. O adjunto adverbial tem um papel de destaque na construção desse poema. a) Identifique e reúna os adjuntos adverbiais em dois grupos: os que indicam lugar e os que indicam tempo. b) Qual dos dois tipos de advérbio aparece mais vezes no texto? c) Que relação há entre o desejo do eu lírico de ficar junto de Conceição e o predomínio desse tipo de adjunto adverbial no texto? 4. Antigamente, a maior parte das escolas não misturava meninos e meninas numa mesma sala de aula. O poema provavelmente retrata uma situação vivida pelo poeta quando criança (ele nasceu em 1902). Para os padrões atuais de escola: a) Você acha que essa classe é realmente mista? b) Que parte da sala de aula representa, verticalmente, a divisão entre meninos e meninas?


Carregar ppt "ADJUNTO ADVERBIAL – PROFª ANDRÉA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google