A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS TEXTUAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS TEXTUAIS."— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS TEXTUAIS

2 Os textos, independentemente do gênero a que pertencem, se constituem de sequências com determinadas características linguísticas, como: Classe gramatical predominante; Estrutura sintática; Predomínio de determinados tempos e modos verbais;

3 Os tipos textuais são: Narrativo; Descritivo; Argumentativo (dissertativo); Expositivo; Injuntivo; Conversacional.

4 NARRATIVO Marcado pela temporalidade; como seu material é o fato e a ação, a progressão temporal é essencial para seu desenrolar, ou seja, desenvolve-se necessariamente numa linha de tempo e num determinado espaço.

5 Características do tipo Narrativo
Predomínio de frases verbais indicando um processo ou ação; Predomínio do tempo passado; Uso recorrente de advérbios de tempo e de lugar.

6 Exemplos de gêneros em que predomina o tipo narrativo:
Relato, crônica, romance, fábula, conto de fada, piada, etc.

7 DESCRITIVO Nesse tipo de não há sucessão de acontecimentos no tempo, de sorte que não haverá transformações de estado da pessoa, coisa ou ambiente que está sendo descrito, mas sim a apresentação pura e simples do estado do ser descrito em um determinado momento

8 Características do tipo descritivo
Predomínio de frases nominais; Predomínio de orações centradas em predicados nominais; Predomínio de formas verbais no presente ou no imperfeito; Os adjetivos ganham expressividade tanto na função de adjunto adnominal quanto na de predicativo; Os períodos são curtos e prevalece a coordenação.

9 Exemplos de gêneros em que predomina o tipo descritivo:
Folheto turístico, (auto-) retrato, anúncio classificado, lista de compras,cardápio, etc.

10 ARGUMENTATIVO É aquele em que se faz a defesa de um ponto de vista, de uma ideia, ou em que se questiona algum fato. Ao opinar, ou seja, expressar um parecer sobre alguma pessoa, acontecimento ou fato, intenta-se persuadir o leitor ou o ouvinte, fundamentando o que se diz com argumentos de acordo com o assunto ou tema, a situação ou o contexto e o interlocutor.

11 Características do tipo argumentativo
Progressão lógica de ideias Requer linguagem mais sóbria, objetiva, denotativa.

12 Exemplos em que predomina o tipo argumentativo
Sermão, ensaio, editorial de jornal ou revista, crítica, monografia, redações dissertativas, etc.

13 EXPLICATIVO OU EXPOSITIVO
Intenta explicar ou dar informações a respeito de algo. O objetivo é fazer com que o interlocutor/leitor adquira um saber, em conhecimento que até então não tinha.

14 Características do tipo explicativo ou expositivo
No texto explicativo não se faz defesa de uma ideia, de um ponto de vista, características básicas do texto argumentativo. Tratam da identificação de fenômenos, de conceitos, de definições.

15 Exemplos em que predomina o tipo explicativo ou expositivo
Textos de divulgação científica, de manuais, de revistas especializadas, de cadernos de jornais, de livros didáticos, etc.

16 INJUNTIVO OU INSTRUCIONAL
A marca fundamental do tipo injuntivo ou instrucional é o verbo no imperativo (injuntivo é sinônimo de “obrigatório”, “imperativo”), ou outras formas que indicam ordem, orientação.

17 Características do tipo injuntivo ou instrucional
Predomínio de orações construídas com verbos imperativos

18 Exemplos em que predomina o tipo injuntivo ou instrucional
Propaganda, receita culinária (modo de fazer), manual de instruções de um aparelho, horóscopo, livros de auto-ajuda.

19 CONVERSACIONAL O tipo textual conversacional corresponde às situações correntes de diálogo entre dois ou mais interlocutores, estando pois documentado, por exemplo, na entrevista.

20 Exemplos em que predomina o tipo conversacional
Entrevista, diálogos em geral, peças teatrais...

21 “Ontem, depois do jogo, fomos à praça festejar; cantamos e dançamos até o sol raiar”

22 - Eu estou muito feliz. - Por quê. - Vou ao circo hoje com meus pais
- Eu estou muito feliz. - Por quê? - Vou ao circo hoje com meus pais. - É? Eu também já fui lá... Tem palhaço, elefante, leão... - Por falar em leão, você já foi também ao zoológico? - Não. Não me lembro. - Qualquer dia que eu for lá de novo eu te levo. ...

23 “O céu era verde sobre o gramado, a água era dourada sob as pontes,
outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados.”

24 “Há muita gente que ganha acima de 1 dólar por dia e continua muito pobre porque não tem escola para os filhos, sistema de saúde, água potável ou esgoto no barraco.”

25 “Novas ruínas de uma suposta cidade inca foram encontradas por pesquisadores ingleses a 50 quilômetros de Machu Pichu, no Peru.”

26 “Olha o passarinho... Fotografe as férias, a viagem inesquecível... Mas veja antes como garantir imagens mais bonitas.”


Carregar ppt "TIPOS TEXTUAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google