A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O gênero notícia: reconhecimento e elaboração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O gênero notícia: reconhecimento e elaboração"— Transcrição da apresentação:

1 O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
O que é uma notícia? Quais fatos são notícia? Qual seu contexto de produção? Quais são suas características estruturais? Em quais meios de comunicação circula?

2 Fatos que viram notícia
Muitas coisas acontecem no mundo, mas não viram notícia. Uma justificativa para isso posse ser a de que nem todas as coisas que acontecem são “novas” e, por isso, não despertam a a atenção. A notícia se constitui a partir da busca pelo novo, inédito. O veículos de comunicação nos quais as notícias são divulgadas (jornais (televisivos ou impressos), emissoras de rádio, revistas, sites)

3 Talvez, o “tipo” de novidade que mais atraia a atenção é aquele que trazem informações sobre tragédias: mortes, desastres, guerras, acidentes, brigas, escândalos etc. Prova disso é o aumento de jornais, revistas e da audiência dos programas jornalísticos de TV e rádio quando um fato trágico acontece. No entanto, é preciso deixar claro que os jornais também noticiam fatos políticos, econômicos, esportivos e culturais que supõem ser do interesse da maioria do público leitor / ouvinte.

4 O Contexto de Produção A função social do autor: geralmente, o autor de uma notícia é um jornalista / redator de um jornal (impresso, divulgado na TV, rádio ou sites); A imagem que o autor tem de seu destinatário: essa imagem varia em função do perfil de cada veículo de comunicação (alguns destinam-se à grande massa, outros a leitores / ouvintes mais “seletos”, ou seja, críticos, questionadores etc. Objetivo do autor do texto: informar o público a respeito do fato ocorrido***; O meio de comunicação no qual a notícia é divulgada.

5 O assassinato de Isabella Nardoni
Ontem, dia 29 de março (sábado), às 23h30, Isabella Nardoni caiu do sexto andar sobre o gramado em frente ao prédio onde morava. A menina chegou a ser socorrida, mas morreu pouco depois. O pai da menina e a mulher foram à delegacia, onde disseram que alguém jogou Isabella do sexto andar, mas não sabem quem foi.

6 O pai contou que chegou da casa da sogra com a família e subiu só com Isabella. Diz que levou a menina até o quarto dela e ligou o abajur. Depois trancou a porta do apartamento e voltou à garagem, para ajudar a mulher a subir com os outros dois filhos. Afirma ainda que, quando voltou ao apartamento, viu a tela de proteção da janela rompida e a filha no jardim.   Os médicos legistas analisam o corpo e encontram ferimentos que podem ter ser sido feitos antes da queda. O pai e a mulher passam a madrugada na delegacia (

7 O Contexto de Produção da Notícia “O assassinato de Isabella Nardoni”
Como o texto foi divulgado via internet, o autor atinge a uma variada gama de leitores (independente de idade, profissão ou grau de escolaridade); O objetivo do autor é noticiar um fato e que merece ser noticiado porque, com certeza desperta a atenção dos internautas.

8 A organização textual Na notícia, devem aparecer: o fato, quanto aconteceu, com quem e como***; O relato dos fatos deve ser feito por ordem de importância; A notícia traz dados precisos e/ou fala dos envolvidos que colaboram para que o leitor confie no relato do fato.

9 As marcas linguísticas
A linguagem e o estilo das notícias devem estar adequados ao jornal proposto (considerar o público leitor); O título deve ser chamativo chamativo, trazer o verbo no presente e destacar a parte mais importante da notícia; O relato dos fatos é feito em terceira pessoa; As notícias relatam os fatos, separando-os em parágrafos para facilitar a leitura.


Carregar ppt "O gênero notícia: reconhecimento e elaboração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google