A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópicos Especiais em Comunicação II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópicos Especiais em Comunicação II"— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos Especiais em Comunicação II
“A notícia só é notícia se trouxer informação. Do contrário, ela é o relato do nada” Lustosa, 1996

2 Tópicos Especiais em Comunicação II
NOTÍCIA: Relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade, e capaz de ser compreendido pelo público. A notícia é a matéria-prima do jornalismo.

3 Tópicos Especiais em Comunicação II
Como um fenômeno essencialmente jornalístico, a notícia requer um tratamento apropriado, que envolve apuração, pesquisa, comparação, interpretação, seleção, e uma redação adequada, de acordo com as peculiaridades do veículo.

4 Tópicos Especiais em Comunicação II
A notícia deve ser recente, inédita, verdadeira, objetiva e de interesse público.

5 Tópicos Especiais em Comunicação II
Lide Palavra aportuguesada do inglês lead- que significa conduzir, liderar. O jornalismo usa o termo para resumir a função do primeiro parágrafo: introduzir o leitor no texto e prender sua atenção.

6 Tópicos Especiais em Comunicação II
O lide é a abertura da matéria. Ela deve incluir, em duas ou três frases, as informações essenciais, que transmitam ao leitor um resumo completo do fato. Precisa ser objetivo, completo, simples e, de preferência, na ordem direta.

7 Tópicos Especiais em Comunicação II
O lide precisa responder às questões fundamentais: O Que? Quem? Quando? Onde? Por que? Como?

8 Tópicos Especiais em Comunicação II
TIPOS DE LEAD/LIDE

9 Tópicos Especiais em Comunicação II
1- Direto Anuncia a notícia, sem rodeios, mencionando, logo, o fato. Exemplo: “ Três pessoas morreram ontem, na queda de um monomotor, às margem do Lago Paranoá...”

10 Tópicos Especiais em Comunicação II
2- Simples Que se refere apenas a um fato principal. Exemplo: “O Papa anunciou que fará, no próximo ano, uma viagem ao Brasil.”

11 Tópicos Especiais em Comunicação II
3- Citação Transcreve um pronunciamento. Exemplo: “Não deixarei o cargo...”, disse, ontem, em reunião, o ministro Fulano de Tal...

12 Tópicos Especiais em Comunicação II
4- Composto É o que anuncia vários fatos importantes, abrindo a notícia: “Fogos de artifício, desfile escolar e militar, apresentação da esquadrilha da fumaça, premiação de concurso para estudantes de escola públicas e inauguração de escolas modelos assinalarão a comemoração do 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil - desde ano, na Esplanada dos Ministérios.

13 Tópicos Especiais em Comunicação II
5- Frases feitas ou clichês É o que cita um clichê/chavão: “Em casa de ferreiro, espeto de pau”, afirmou....

14 Tópicos Especiais em Comunicação II
Qualidade do texto jornalístico: Clareza – visão clara e exposição fácil; Concisão – palavras indispensáveis, justas e significativas; Simplicidade – emprego de palavras comuns e familiares; Precisão – evitar ambigüidade; Objetividade – dizer somente o necessário.


Carregar ppt "Tópicos Especiais em Comunicação II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google