A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPORTAGEM - Características

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPORTAGEM - Características"— Transcrição da apresentação:

1 REPORTAGEM - Características
Informa de modo mais aprofundado sobre fatos que interessam ao público a que se destina o jornal ou a revista acrescentando opiniões e diferentes versões, de preferência comprovadas; costuma, estabelecer conexões entre o fato central, normalmente enunciado no lead, e fatos paralelos, por meio de citações, trechos de entrevistas, boxes informativos, dados estatísticos, fotografias, etc.;

2 Pode ter um caráter opinativo, questionando as
causas e os efeitos dos fatos, interpretando-os, orientando os leitores. Predomínio da função referencial da linguagem; Linguagem impessoal, objetiva, direta, de acordo com o padrão culto da língua. Embora a reportagem se inicie como a notícia – com um lead -, ela amplia o fato principal, acres- centando opiniões e diferentes versões.

3 Como todo texto jornalístico, a notícia é encabeçada por um título, que anuncia
o fato em si; pode ou não apresentar subtítulo. Na reportagem, emprega-se uma linguagem clara, dinâmica e objetiva, de acordo com o padrão culto da língua. Embora a linguagem seja impessoal, quase sempre é possível perceber a opinião do repórter sobre os fatos ou sua interpretação. Enquanto a notícia nos diz no mesmo dia ou no seguinte se o acontecimento entrou para a história, a reportagem nos mostra como é que isso se deu. Tomada como método de registro, a notícia se esgota no anúncio; a reportagem, porém, só se esgota no desdobramento, na pormenorização, no amplo relato dos fatos. O salto da notícia para a reportagem se dá no momento em que é preciso ir além da notificação – em que a notícia deixa de ser sinônimo de nota – e se situa no detalhamento, no questionamento de causa e efeito, na interpretação e no impacto, adquirindo uma nova dimensão narrativa e ética.


Carregar ppt "REPORTAGEM - Características"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google