A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A objetividade no Jornalismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A objetividade no Jornalismo"— Transcrição da apresentação:

1 A objetividade no Jornalismo
Técnicas de Reportagem Profa: Thaís Brianezi

2 Texto em discussão: CHAPARRO, Manuel Carlos. Pragmática do jornalismo: buscas práticas para uma teoria da ação jornalística. 3ª. ed. rev. São Paulo: Summus, Páginas 11 a 38.

3 A quem o autor dedicou o livro:
Este é um trabalho escrito com o pensamento fixado nos leitores que ainda confiam no seu jornal – para que não acreditem tanto. Dedicado, porém, aos jornalistas persistentes no ideal de captar, valorar e narrar a atualidade apenas porque os leitores, pedaço do povo, têm direito ao relato verdadeiro.

4 Jornalismo: relato verídico
Há uma expectativa social em relação ao Jornalismo: que ele seja verídico (baseado em fatos). Diferença em relação à ficção; A palestra de Jorge Furtado (“Ilha das Flores”); “Fatos reais” é uma redundância.

5 Não se deve confundir, porém, veracidade com objetividade.
* Como o Jornalismo tradicional coloca o conceito de objetividade: capacidade de observar os fatos em sua realidade material sem deformações resultantes da perspectiva individual do observador. - Os fatos jornalísticos seriam compreensíveis pelo que são,não pelo que possam valer ou significar.

6 Visão criticada pela Semiótica
As coisas valem pelo que elas significam. - Exemplo clássico da piscadela de olho. Contradição dos “defensores da objetividade”: “começar a notícia pelo que é mais importante”. Os fatos valem pelas razões que os geram, pelas intenções que os controlam e pelas conseqüências que produzem.

7 Textos opinativos X informativos
A divisão em textos opinativos ou informativos não se sustenta: ela é um produto (persistente) da falácia da objetividade. O que varia nos gêneros e espécies do discurso jornalístico são as proporções e estratégias diferenciadas do uso da informação (esquemas narrativos) e da opinião (esquemas argumentativos).

8 Crise no jornalismo no século XXI
Antes só acontecia o que o jornalista noticiasse (não havia notícia fora do Jornalismo); Revolução tecnológica diminui o tempo entre o fato e a notícia; O controle da notícia pertence hoje a quem produz os acontecimentos, os fatos, as falas.

9 O Jornalismo, então, está morto?
Linguagem confiável: Jornalismo como espaço público de conflitos, de confronto dos diferentes discursos das fontes institucionalizadas. Duas dicas do autor aos novos jornalistas: Olhar e entender sem arrogâncias nem frustrações a dinâmica nova em que atuam. Cultivar a sabedoria da humildade.

10 Papel esperado do jornalista?
Narrador crítico, confiável, independente, radicalmente honesto comprometido com o projeto ético da sociedade – intelectualmente preparado para a observação, o entendimento e a elucidação dos conflitos da atualidade.


Carregar ppt "A objetividade no Jornalismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google