A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Língua Portuguesa Nilza Dossi Colli EF Edilene Bachega Rodrigues de Viveiros EM Quem estuda e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Língua Portuguesa Nilza Dossi Colli EF Edilene Bachega Rodrigues de Viveiros EM Quem estuda e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não."— Transcrição da apresentação:

1 Língua Portuguesa Nilza Dossi Colli EF Edilene Bachega Rodrigues de Viveiros EM Quem estuda e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia. Provérbio Árabe

2 Currículo (EF e EM) - tem a pretensão de cuidar para que os estudantes sejam capazes de simbolizar as experiências (suas e dos outros) a partir da palavra (oral e escrita), refletindo sobre elas mediante o estudo da língua, construindo significados, nomeando conhecimentos e experiências, produzindo sentidos, tornando-se sujeitos. PARÂMETROS CURRICULARES CURRÍCULO Desenvolver habilidades e competências de leitura e escrita.

3 Ampla concepção de texto: diferentes linguagens (cena de telenovela, filme, música, obra de arte, discurso oral ou escrito...)

4 EIXOS DE ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS EF *Tipologias textuais - narrar, relatar, prescrever, expor e argumentar. *Gêneros textuais - funções sociocomunicativas. *Texto e discurso - contexto comunicativo - publicitário, jornalístico, artístico e político *Texto e história - valores sociais, políticos, econômicos, culturais...

5 CAMPOS DE ESTUDO DE ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS EM *Linguagem e sociedade (língua e literatura em dimensão social) *Leitura e expressão escrita (características dos gêneros textuais) *Funcionamento da língua (análise da língua e da literatura) *Produção e compreensão oral (produção e escuta do texto oral)

6

7 Sequência Didática - Artigo de Opinião Apresentação do gênero – leitura de um texto modelo. Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. Informação X opinião – charge, notícia e artigo de opinião. Questões polêmicas – estratégia argumentativa e debate. Tema: pena de morte. Questão polêmica: A pena de morte ajuda a diminuir a criminalidade? Produção do primeiro texto (individual). O esquema argumentativo – organização textual (dados, conclusão, justificativas, suporte, modalizador, refutação). Questão, posição e argumentos – analisar a argumentação do autor; contra- argumentação. Sustentação de uma tese – tipos de argumentos (9º ano / Jogo Q.P. Brasil) Como articular – articuladores. Vozes presentes no artigo de opinião – indivíduo, instituição, dados quantitativos de especialistas ou instituições. Pesquisar para escrever – consulta em diferentes fontes. Aprendendo na prática – análise e reescrita de um artigo de opinião ou escrita coletiva. Produção individual. Revisão final. Publicação / circulação: jornal, mural, coletânea, blog... * Quantas aulas forem necessárias para cada dificuldade. * Cada turma pode ter uma SD diferente, adequada às necessidades do grupo.

8 Recursos disponíveis * cadernos do professor e do aluno * cadernos de Leitura e Produção de Texto * cadernos de Literatura (volumes 1 e 2) * + Língua Portuguesa (3 volumes) Ensinar e Aprender * livros didáticos (PNLD / PNLEM) * obras literárias Sala de Leitura * Biblioteca do Professor * CENPEC – Olimpíada de Língua Portuguesa (gêneros) * DVDs * Revistas...


Carregar ppt "Língua Portuguesa Nilza Dossi Colli EF Edilene Bachega Rodrigues de Viveiros EM Quem estuda e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google