A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um grande gênero jornalístico. A reportagem é um gênero discursivo relacionado ao jornalismo. Baseado no testemunho direto dos fatos e situações, a reportagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um grande gênero jornalístico. A reportagem é um gênero discursivo relacionado ao jornalismo. Baseado no testemunho direto dos fatos e situações, a reportagem."— Transcrição da apresentação:

1 Um grande gênero jornalístico

2 A reportagem é um gênero discursivo relacionado ao jornalismo. Baseado no testemunho direto dos fatos e situações, a reportagem faz uso de uma linguagem formal, direta e objetiva. Geralmente é um texto mais longo, que enfoca um assunto ou fatos atuais de forma abrangente. Por isso apresenta mais detalhes que a notícia.

3 Dependendo do tipo de reportagem, o repórter pode variar do formal ao informal. Revistas como a Veja, Época, Isto é preferem uma linguagem formal para as suas reportagens, mas as voltadas para adolescentes como Todateen, Atrevida, Capricho preferem uma linguagem informal para se aproximarem mais do público leitor jovem.

4 A linguagem formal ou variante padrão da língua confere maior credibilidade ao redator e ao veículo que publica a reportagem.

5 Manchete ou título Olho (subtítulo) Lide (primeiro parágrafo da reportagem) Corpo

6 As imagens contribuem para a formação do sentido e não estão colocadas ao lado do texto verbal apenas para torná-lo atraente. Elas ajudam a apresentar informações importantes.

7 3 pessoa (ELE / ELES) Porque a linguagem deve ser a mais objetiva possível, as opiniões pessoais, eventualmente em primeira pessoa devem ficar restritas aos depoimentos dos entrevistados.

8 Presente – fatos atuais. Pretérito – fatos que já ocorreram. (notícia) Futuro – fatos que ainda irão ocorrer.


Carregar ppt "Um grande gênero jornalístico. A reportagem é um gênero discursivo relacionado ao jornalismo. Baseado no testemunho direto dos fatos e situações, a reportagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google