A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM"— Transcrição da apresentação:

1 TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
MAJ LILAVATI / PROFa GLÁUCIA

2 TEXTOS JORNALÍSTICOS: NOTÍCIA, REPORTAGEM, CRÔNICA E CHARGE
Leitura de estudo: Livro “Português: contexto, interlocução e sentido.” (Cap. 26, p ; Cap. 27, p )

3 OBJETIVOS: Analisar gêneros da esfera jornalística.
Diferenciar gêneros jornalísticos informativos e opinativos. Diferenciar notícia e reportagem. Identificar as características da crônica e da charge.

4 ABRINDO O JORNAL O Povo, 23 mai 2012

5 CAPA O Povo, 23 mai 2012.

6 OPINIÃO O Povo, 23 mai 2012.

7 INFORMAÇÃO O Povo, 23 mai 2012.

8 NOTÍCIA Título Olho Lide Corpo O Povo, 23 mai 2012.

9 NOTÍCIA Narração: fato, pessoas envolvidas, tempo em que ocorreu o fato, lugar onde ocorreu, como e por que ocorreu o fato; Função referencial da linguagem; Linguagem impessoal, clara, objetiva, direta, padrão culto.

10 REPORTAGEM O Povo, 23 mai 2012.

11 REPORTAGEM Informa de modo mais aprofundado sobre fatos de interesse público; Estabelece conexões entre o fato central e os fatos paralelos; Pode ter caráter opinativo, questionando as causas e os efeitos dos fatos; Função referencial da linguagem.

12 NOTA O Povo, 23 mai 2012.

13 ENTREVISTA O Povo, 23 mai 2012

14 ENTREVISTA Finalidade de colher informações, depoimentos, opiniões, etc; Contém título, subtítulo e introdução: perguntas e respostas; Nome do entrevistado e do entrevistador; Linguagem culta; Verbos no presente do indicativo.

15 CRÔNICA

16 CRÔNICA Publicada em jornais e revistas;
Forma artística e pessoal fatos do cotidiano; Texto curto e leve; Objetivo divertir e/ou criticar; Narrativa: fatos, personagens, tempo e lugar; Narrador observador ou personagem.

17 CHARGE

18 CHARGE A charge está entre os gêneros opinativos da esfera jornalística: é eminentemente interpretativa e crítica. Tem por objetivo fazer uma crítica (social ou política) de fatos do cotidiano e costuma apresentar como tema uma ideia, uma pessoa ou uma situação.

19 CHARGE Compõe-se predominantemente de linguagem não-verbal e, às vezes, de linguagem verbal. Utiliza-se do humor na abordagem dos temas. Tem vida efêmera, pois sua interpretação está vinculada à situação e ao contexto histórico-social.

20 RENOVAÇÕES DO GÊNERO A Charge tem sofrido transformações em seu modo de composição e em sua forma de veiculação. Na tevê e internet, já aparece em versões eletrônicas (ou animadas) utilizando recursos de som e movimento. Às vezes, combina as linguagens do desenho e da fotografia ou até substitui o desenho pela foto.


Carregar ppt "TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google