A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tentou contra a existência Num humilde barracão. Joana de tal, por causa de um tal João Depois de medicada, Retirou-se pro seu lar. Aí a notícia carece.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tentou contra a existência Num humilde barracão. Joana de tal, por causa de um tal João Depois de medicada, Retirou-se pro seu lar. Aí a notícia carece."— Transcrição da apresentação:

1

2 Tentou contra a existência Num humilde barracão. Joana de tal, por causa de um tal João Depois de medicada, Retirou-se pro seu lar. Aí a notícia carece de exactidão, O lar não mais existe Ninguém volta ao que acabou Joana é mais uma mulata triste que errou. Errou na dose Errou no amor Joana errou de João Ninguém notou Ninguém morou na dor que era o seu lar A dor da gente não sai no jornal. Composição: Luis Reis / Haroldo Barbosa Notícia de Jornal 1.O que é que saiu no jornal? 2.O que é que não saiu no jornal? 3.Com base no poema, constrói a notícia que podia ter saído no jornal.

3 A NOTÍCIA 2009/2010

4 A notícia consiste numa narrativa curta, que pretende relatar, de forma objectiva e impessoal, um acontecimento real, actual, extraordinário e de interesse geral. A NOTÍCIA Um dia perguntaram a um jornalista: -O que é uma notícia? -Pois bem – disse ele – quando um cão morde um homem, não é notícia; mas quando um homem morde um cão, eis a notícia. L. Gabriel – Robinet

5 Estrutura da Notícia Título – deve ser curto e preciso referindo o facto principal (obrigatório); Lead (Parágrafo Guia) – o primeiro parágrafo da notícia funciona como um resumo. Deve ser muito bem redigido para conseguir atrair o interesse do leitor e responder a quatro questões fundamentais e obrigatórias: Quem? O quê? Quando? Onde? Corpo da notícia – corresponde ao segundo parágrafo e seguintes (se existirem). Nele são dadas informações complementares, que servem para complementar o conhecimento dos factos. Normalmente responde às seguintes questões: Como? Porquê?

6 Corpo da notícia desenvolvimento Lead ou Cabeçalho clímax Quem? Como? O quê? Onde? Quando? Porquê? A notícia condensa, no parágrafo inicial (lead, cabeçalho ou entrada), os elementos essenciais do facto,ou seja, o clímax do acontecimento. É habitual representar-se graficamente a notícia através da técnica da pirâmide invertida.

7 A Linguagem na Notícia A linguagem utilizada na notícia deverá: Ser simples, clara, concisa e acessível, utilizando vocabulário corrente e frases curtas; Recorrer prioritariamente a nomes e a verbos, evitando, sobretudo, os adjectivos valorativos; Usar, especialmente, frases do tipo declarativo.

8 Título Lead Corpo da notícia

9 Antetítulo Título Subtítulo Lead Corpo da notícia

10 Jornal – alguns conceitos Uma manchete é o título principal, de maior destaque da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante notícia contida na edição. O editorial é um texto do jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa ou da direcção do jornal sobre um determinado assunto da actualidade. Normalmente surge nas primeiras páginas internas. A notícia consiste numa narrativa curta, que pretende relatar, de forma objectiva e impessoal, um acontecimento real, actual, extraordinário e de interesse geral. A entrevista visa principalmente apresentar as opiniões do entrevistado. Na entrevista, podemos encontrar duas componentes principais: o entrevistador, o que faz as perguntas, e o entrevistado, que as responde. A reportagem é uma notícia desenvolvida (vista à lupa), implicando um trabalho de pesquisa e de análise, dependendo assim mais do estilo pessoal do jornalista. Um artigo de opinião é um texto subjectivo, em que o seu autor apresenta as suas ideias sobre um assunto da actualidade. A publicidade/texto publicitário tem como finalidade despertar e captar a atenção, o interesse e o desejo dos leitores, levando- os a memorizar a mensagem e a agir, adquirindo o produto ou adoptando um determinado comportamento. Os classificados são a parte dos jornais em que o leitor pode anunciar, mediante pagamento, um produto para vender. Os mais comuns oferecem casas para vender, automóveis usados e empregos.

11 1.Em primeiro lugar centra-te na primeira página ou capa do teu jornal ou revista Nome do Jornal/Revista – Data – Série 1.2. O teu jornal ou revista sai com que periodicidade: Diário – Semanal – Mensal – Trimestral – Anual 1.3. Qual é o título que mais se destaca? Ao título em destaque chamamos? A notícia em destaque pertence a que área? Economia – Política – Desporto – Cultura – Sociedade -Opinião 1.4. Qual a imagem que mais se destaca na primeira página ou capa do teu jornal ou revista? Qual a sua relação com a manchete? 1.5. Existem outros títulos com maior ou menor destaque na primeira página do teu jornal, ou na capa da tua revista. Ordena esses títulos, segundo o seu grau de importância, (ou seja, o que tem letras maiores será o mais importante, seguindo-se do que tem letras de um tamanho imediatamente inferior, e assim sucessivamente). 2. Analisa agora interior do teu jornal ou revista Se estás a analisar um jornal, identifica os vários cadernos ou secções que o compõem Qual o tema do editorial? 2.3. Indica o título de seis notícias Há alguma entrevista no Jornal? Quem é o entrevistado? 2.5. Indica o título de dois artigos de opinião e os respectivos autores Qual o número de páginas do jornal? 2.7. Calcula o número páginas estão dedicadas à publicidade Quantas páginas lhe são dedicadas aos classificados e que tipo de anúncios aparece? Analisa o jornal:

12 Escolhe uma notícia do jornal 1.Selecciona uma notícia do teu jornal ou revista. 2.Recorta a notícia e cola-a no teu caderno diário 3.Identifica a estrutura da notícia: Antetítulo – Título - Subtítulo – Autor – - Lead – Corpo da Notícia 4. Responde no teu caderno ao seguinte questionário 4.1. Consideras o título da notícia que escolheste, apelativo? Justifica O que te despertou interesse na referida notícia? O que aconteceu? 4.4. A quem aconteceu? 4.5. Quando? 4.6. Onde? 4.7.Como? 4.8. Porquê?


Carregar ppt "Tentou contra a existência Num humilde barracão. Joana de tal, por causa de um tal João Depois de medicada, Retirou-se pro seu lar. Aí a notícia carece."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google