A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo Diretoria Regional de Ensino de Santo Amaro EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria Municipal de Educação de São Paulo Diretoria Regional de Ensino de Santo Amaro EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria Municipal de Educação de São Paulo Diretoria Regional de Ensino de Santo Amaro EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA 2010

2 O ARMANDÃO SUMÁRIO: 1.Nossa Escola 2.Enquete: Conviver e Aprender 3.Planilha: Como trabalhar com Excel 4. Como fazer um Jornal 5. Pesquisas 6. Nossos Professores

3 EDITORIAL FOLHEAR ESTE NÚMERO 1 DO NOSSO JORNAL É CONHCER UM POUCO MAIS NOSSA ESCOLA. FAZER UM JORNAL PARECE FÁCIL, MAS É DIFÍCIL, POIS PRECISAMOS DE MUITA PESQUISA E CRIATIVIDADE.

4 FICHA TÉCNICA COLABORADORES: Pedro David da Silva APOIO: Matheus Lopes de Lima COMPOSIÇÃO: Wagner Dias Barbosa e Pablo Silva Ramos de Souza

5 LEITURA Ler, compreender e refletir sobre uma poesia-notícia. Ler, compreender e refletir sobre uma notícia Observar as diferenças e semelhanças entre os dois textos.

6 Poema tirado de uma notícia de jornal João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Dançou Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado. MANUEL BANDEIRA

7 Notícia de Jornal Tentou contra a existência Num humilde barracão. Joana de tal por causa de um tal João. Depois de medicada, Retirou-se pro seu lar. Aí, a notícia carece de exatidão, O lar não mais existe, Ninguém volta ao que acabou Joana é mais uma mulata triste que errou Errou na dose, Errou no amor Joana errou de João Ninguém notou, Ninguém morou Na dor que era o seu mal A dor da gente não sai no jornal Composição: Haroldo Barbosa e Luiz Reis Interpretação: Chico Buarque de Hollanda | Miltinho

8 Leitura dos textos ( após antecipação) Por que João tem apelido e os lugares têm nomes? Por que o nome do bar é Vinte de Novembro? Por que a canção se chama Notícia de Jornal? Por que o eu-poético contesta o trecho da notícia que diz que Depois de Medicada,/[Joana] Retirou-se pro seu lar? Há alguma crítica na canção? Explique.

9 Respostas: Porque ele é João qualquer. Porque ele não tem emprego, trabalha na feira, mora num barracão. Ele não tem identidade. A canção se chama Notícia de Jornal porque um acontecimento se transforma em notícia: mulher abandonada pelo marido e tenta morrer. Ele diz que a notícia não é exata. Ninguém volta pra um lugar que não existe. O lar dela está destruído. A crítica da música é para o jornal que não dá importância para o sofrimento. Ele só quer dar a noticia. Ele diz: A vida da gente não sai no jornal. Só quando acontece alguma coisa ruim.

10 Leitores de Jornal Quem são os leitores de jornais e revistas? Quais jornais e revistas a sua família lê? Vocês também leem os jornais e revistas? Por que ler jornais e revistas?

11 Algumas Respostas Na minha casa não tem jornal, mas minha mãe traz revistas da casa da patroa dela.( Pablo) Em casa tem poucas revistas, só de fofocas das mais baratinhas. (Larissa) Em casa tem revistas e jornais porque meu pai traz do serviço dele.(Kaique Eduardo) Não tem revistas, nem jornais, mas a professora traz para a gente ler na classe.(Maycon) Não temos revistas porque é muito caro.( Gabriel) Não tem revistas. Às vezes, minha mãe compra alguma para ler e aí e pego para ler também.( Rafael) Nós lemos jornais na Sala de Leitura da Escola.( Pedro) Na Sala de Leitura e na Informática tem jornais para a gente ler.(Isabella) A gente lê jornais ( globo e R7) na Informática(Renato Cassiano)

12 ATIVIDADES Antecipar informações através dos títulos dos poemas; Ler os poemas; Compará-los; Compará-los com a tela.

13 Leitura da tela: Leitores de Jornal O que ela sugere? Que impressões produz no leitor? Você costuma ler jornais, revistas, folhetos, etc? Você assiste a telejornais ou noticiários de rádio? É importante ler jornais? Que seções do jornal parecem mais atraentes?

14 OLHA O MURO DA NOSSA ESCOLA!!!

15 No entorno da Escola Eu tirei essa foto!!! Rafael Henrique M. Nascimento

16 Alunos do Projeto Coca-cola

17 As Professoras Goretti, Elisane e Angela orientaram e levaram os Alunos para fazerem uma pesquisa sobre ambiente na comunidade escolar:

18 Nós fizemos esse cartaz para distribuir na comunidade

19 Resultados desse Projeto ALUNOS DA 7ªA Adoramos fazer as entrevistas com os nossos vizinhos e distribuir os panfletos conscientizando-os da importância de preservar nosso ambiente. Gostamos muito! Foi legal! É bom fazer esse trabalho para a escola. É diferente fazer esse trabalho. As pessoas nos receberam muito bem. Foram muito educadas. Nós aprendemos e nos divertimos. Nunca mais vou esquecer desse passeio de aprender. Nós fizemos um panfleto para distribuir e eles gostaram. Nós também vamos fazer um jornalzinho e dizer o que fizemos com os vizinhos. Acho que colocar esse panfleto num jornal do Armando vai ser legal.


Carregar ppt "Secretaria Municipal de Educação de São Paulo Diretoria Regional de Ensino de Santo Amaro EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google