A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A significação das palavras Denotação Conotação Polissemia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A significação das palavras Denotação Conotação Polissemia."— Transcrição da apresentação:

1 A significação das palavras Denotação Conotação Polissemia

2 Polissemia Contexto Palavra: núcleo significativo

3 Polissemia do verbo FAZER Fazer a comida (cozinhar) Fazer a tarefa (estudar) Fazer a casa (construir) Fazer bagunça (bagunçar)...

4 O corpo humano??? Boca??? Dente???

5 O corpo humano??? Braço??? Pé???

6 A palavra casa Era uma casa muito engraçada, Não tinha teto, não tinha nada. Ninguém podia entrar nela não, Porque a casa não tinha chão. Ninguém podia dormir na rede, Porque na casa não tinha parede. Ninguém podia fazer pipi, Porque penico não tinha ali. Mas era feita com muito esmero, Na rua dos bobos, número zero (Vinícius de Moraes)

7 A palavra casa Todo aquele, pois, que ouve as minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha...

8 A palavra casa... E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína (Bíblia Sagrada, Mt 7, 24-27).

9 Analise as várias possibilidades significativas das frases abaixo: Michael é o cachorro preferido do meu avô. Isso foi realmente bonito. Tenho certeza que ninguém é melhor do que ele. Meu pai vai dar um jeito em você. João adora dar bolo.

10 Por mais variados que sejam os sentidos das palavras, eles situam-se em dois níveis: - o da conotação.- o da denotação;

11 Notícia de Jornal Chico Buarque Tentou contra a existência num humilde barracão Joana de tal por causa de um tal João Depois de medicada retirou-se pro seu lar Aí a notícia carece de exatidão O lar não mais existe Ninguém volta ao que acabou Joana é mais uma mulata triste que errou Errou na dose,errou no amor Joana errou de João Ninguém notou, ninguém morou Na dor que era o seu mal A dor da gente não sai no jornal

12 DOIS TIROS E D.MARIA QUASE PERDE A VIDA Maria não queria viver sozinha no barraco acanhado. Abandonada pelo companheiro, dois filhos pra criar, a faxineira desempregada conseguiu um revólver e partiu para a tentativa de suicídio. A história, segundo a polícia, é que o companheiro de Maria, homem branco, motorista, já era casado. E Maria, mulher negra, no momento sem emprego, vivia amasiada há cinco anos. No último fim de semana, o casal se desentendeu e o homem resolveu voltar para a esposa legítima. Maria não tolerou o abandono. Agora, está hospitalizada, em estado grave. Os filhos estão com parentes.

13 DENOTAÇÃO Significação restrita; Sentido comum; dicionarizado. Elemento estável da significação da palavra; Significação não subjetiva; Automação; Linguagem comum.

14 CONOTAÇÃO Significação ampla; Dependente do contexto; Extrapolação do comum; Criatividade; Significação subjetiva; Linguagem rica; expressiva Permite diferentes interpretações.


Carregar ppt "A significação das palavras Denotação Conotação Polissemia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google