A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Web: criação de páginas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Web: criação de páginas"— Transcrição da apresentação:

1 Web: criação de páginas
10.º Web: criação de páginas MSFRONTPAGE Um projecto multimédia Tecnologias da Informação e da Comunicação Professor: Rafael Vieira.

2 Tecnologias da Informação e da Comunicação
Apresentação do programa O programa MSFrontpage da Microsoft é uma das ferramentas de mais fácil utilização para a edição e publicação de páginas Web. Trata-se de um programa bastante intuitivo e fácil de utilizar para criar, gerir e publicar imediatamente páginas Web (*), utilizando as rotinas de edição, formatação e inserção de objectos multimédia utilizadas nos programas de processamento de texto e de criação de apresentações. (*) Por página Web entende-se um documento multimédia que contém hiperligações. O conjunto destas páginas constitui um sítio Web. O conjunto dos sítios Web constitui, por sua vez, a Web ou World Wide Web (WWW) que não é mais do que um conjunto de documentos hipermédia unidos pelas hiperligações que permitem a navegação com um simples clique do rato. Professor: Rafael Vieira.

3 Tecnologias da Informação e da Comunicação
O ambiente de trabalho e seus elementos O ambiente de trabalho do MSFRONTPAGE é constituído por: uma barra de título onde se identifica a aplicação e a apresentação; uma barra de menus com as funcionalidades do aplicativo; uma barra de ferramentas padrão com botões para executar as operações mais frequentes; Professor: Rafael Vieira.

4 Tecnologias da Informação e da Comunicação
uma barra de ferramentas de formatação com botões que permitem aplicar várias formatações de texto que integram a apresentação; uma barra de visualização que te permite seleccionar vários modos de visualização da página; uma barra de status; Professor: Rafael Vieira.

5 Tecnologias da Informação e da Comunicação
um painel de tarefas, que pode ser activado ou desactivado, com vários menus de ajuda à elaboração das tuas páginas Web. Professor: Rafael Vieira.

6 Tecnologias da Informação e da Comunicação
Planeamento e criação de um sítio Web O planeamento da página ou do sítio é a primeira tarefa a executar antes de utilizares o MSFrontpage. Para construir a tua página deves fazer as seguintes perguntas: qual o objectivo da página? a quem se dirige? que informação deve conter? que recursos gráficos são necessários? que estilo de página é o mais adequado? Professor: Rafael Vieira.

7 Tecnologias da Informação e da Comunicação
Outro aspecto importante é o arranjo gráfico do sítio, o qual deve facilitar a navegação entre as páginas, nomeadamente através de: ícones claros e consistentes; identificação esquemática dos menus; botões de navegação que permitam voltar à página inicial ou ir até qualquer outra página do sítio; títulos, subtítulos, cabeçalhos, rodapés e links bem visíveis. Professor: Rafael Vieira.

8 Tecnologias da Informação e da Comunicação
Estrutura do sítio – hierarquia da informação Depois de definires o conteúdo do teu sítio, terás de organizar a informação a incluir nas páginas. Essa tarefa inclui a divisão da informação em unidades a incluir em cada página, o estabelecimento de uma hierarquia entre esses blocos de informação e, finalmente, a determinação das ligações entre esses blocos de informação. Eis um exemplo: Página principal 1.ª página 2.ª página 3.ª página 4.ª página 5.ª página 6.ª página 7.ª página Professor: Rafael Vieira.

9 Tecnologias da Informação e da Comunicação
Outro exemplo de hierarquização pode ser este: Professor: Rafael Vieira.

10 Tecnologias da Informação e da Comunicação
Consistência das páginas e do sítio Outro dos aspectos a ter em conta na construção de sítios Web é o da sua consistência, isto é, o de uma identidade visual própria que se deve manter ao longo de todas as páginas para que o leitor encontre a informação que deseja utilizando sempre os mesmos procedimentos. Esta identidade visual é conseguida através de: utilização de molduras (frames) que dividem a página em áreas para colocação de informação específica; localização de títulos em locais estratégicos; disposição e organização dos menus, dos cabeçalhos e rodapés; Professor: Rafael Vieira.

11 Tecnologias da Informação e da Comunicação
Consistência das páginas e do sítio ligações e barras de ferramentas sempre nos mesmos locais; código de cores idêntico em todas as páginas; formatação de caracteres semelhante; modelos de botões idênticos, etc. Esta identidade gráfica ajudará o leitor na navegação e no acesso rápido à informação. Professor: Rafael Vieira.

12 Tecnologias da Informação e da Comunicação
Antes da elaboração do teu sítio Web, deverás definir o aspecto visual das páginas para assegurares a consistência do sítio. Se não tiveres uma ideia precisa do que queres fazer, é aconselhável que abras páginas Web existentes para observares diferentes tipos de arranjo gráfico que poderão inspirar-te para a elaboração do teu sítio e ajudar-te a definir um modelo próprio. Um exemplo de definição de arranjo gráfico de página é o da imagem seguinte: Professor: Rafael Vieira.

13 Tecnologias da Informação e da Comunicação
Na definição do aspecto visual do sítio Web, a informação e os objectos que nela forem inseridos deverão estar organizados e dispostos em locais estratégicos que são importantes para a leitura das páginas e que lhe conferem uma identidade própria. Um dos procedimentos que podes adoptar é o da utilização de molduras ou de tabelas que estruturam a página em áreas de informação separadas, como podes ver nos exemplos da figura seguinte: Professor: Rafael Vieira.

14 Tecnologias da Informação e da Comunicação
Aspectos relevantes a ter em conta são ainda: Os cabeçalhos e rodapés Os títulos e subtítulos A legibilidade do texto As cores Os objectos multimédia Professor: Rafael Vieira.

15 Tecnologias da Informação e da Comunicação
Criação e gestão de um sítio Web A gestão ou manutenção do sítio é importante uma vez que há actualizações constantes a fazer, o que pode implicar a construção ou o acrescentamento de novas páginas. Neste caso, é importante manter a consistência do sítio, a sua integridade gráfica e a identidade visual. Por isso, é aconselhável que a gestão ou manutenção dos sítios Web seja feita por uma só pessoa que assegure a consistência e a integridade do sítio e que deverá executar as seguintes tarefas: responder aos s dos utilizadores; assegurar o funcionamento de eventuais grupos de discussão presentes no sítio; assegurar o funcionamento de chats; interagir com os utilizadores, pois o seu contributo é muito importante para a qualidade e actualidade de qualquer sítio. Professor: Rafael Vieira.

16 Criação de novas páginas
Tecnologias da Informação e da Comunicação Criação, abertura e guarda de páginas Criação de novas páginas abrir o menu Ficheiro, seleccionar Novo... seleccionar Página em branco no painel de tarefas que se abre ou, então, clicar no botão Nova página na barra de ferramentas padrão. Se clicares na seta inserida neste botão, abrir-se-á um menu com várias opções Professor: Rafael Vieira.

17 Tecnologias da Informação e da Comunicação
Criação, abertura e guarda de páginas Se clicares em Página... abrir-se-á a janela Modelos de página onde poderás optar por vários modelos de página preexistentes, com formulários, com molduras e folhas de estilos. Professor: Rafael Vieira.

18 Tecnologias da Informação e da Comunicação
Abertura de páginas Para abrires uma página já existente deves proceder da seguinte maneira: no menu Ficheiro, clicar em Abrir, ou clicar no botão Abrir da barra de ferramentas; na janela que se abre, seleccionar a página pretendida e clicar no botão Abrir. Professor: Rafael Vieira.

19 Tecnologias da Informação e da Comunicação
Guardar páginas Para guardar páginas criadas, o procedimento é igualmente simples. No menu Ficheiro deverás: seleccionar a opção Guardar ou clicar no botão Guardar ; na janela que se abre, seleccionar a pasta onde queres guardar a página, atribuir-lhe um nome na janela Nome de ficheiro e clicar no botão Guardar . Se abriste uma página fora do sítio Web onde estás a trabalhar e a pretendes guardar, então deverás seleccionar a opção Guardar como... e repetir os passos atrás descritos. Professor: Rafael Vieira.

20 Tecnologias da Informação e da Comunicação
Pré-visualização e impressão de páginas Para executar estas operações deverás: abrir o Frontpage e seleccionar a página a imprimir; abrir o menu Ficheiro e seleccionar a opção Pré-visualizar ; pré-visualizar toda a página e seleccionar o que queres imprimir; clicar no botão Imprimir para iniciar a impressão. Professor: Rafael Vieira.


Carregar ppt "Web: criação de páginas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google