A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil

2 MÍDIA Conjunto dos meios de comunicação Indústria fonográfica, cinema, literatura, teledramaturgia e... Meios jornalísticos (imprensa, rádio, TV, internet)

3 Jornalismo Notícia Fato VERDADE

4 Parmênides (filósofo da Grécia Antiga) A essência do ser é imutável Só existe uma Verdade, com V maiúsculo. Heráclito (filósofo da Grécia Antiga) Um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio Tudo é movimento e, portanto, instabilidade. O mundo muda, as pessoas mudam, as verdades mudam. Há 500 anos, negro não tinha alma, não era considerado um ser humano... Verdade como construção histórica O que é a verdade?

5 Jura dizer toda a verdade, nada mais do que a verdade, somente a verdade? Não! Existem três verdades: a minha, a sua e a verdade mesma (ditado popular) Os fatos não existem independentemente da interpretação que lhes damos, e toda interpretação pode ser questionada. Se eu pedir: Escreva uma notícia sobre essa palestra Teremos todos os textos absolutamente diferentes (e talvez todos verdadeiros). Verdade jornalística: fato mediado pela interpretação pessoal

6 O que é a verdade? O discurso da mídia O mito da imparcialidade / objetividade Julgar desapaixonadamente, de maneira reta e justa (definição do dicionário Aurélio) A imprensa, de acordo com o mito da imparcialidade / objetividade, deveria colocar-se numa posição neutra e publicar tudo o que ocorresse, deixando ao leitor a tarefa de tirar suas próprias conclusões. A batalha pelos corações e mentes ficaria restrita à página dos editoriais. Todo veículo se diz neutro, objetivo, imparcial, com compromisso apenas com a verdade.

7 O que é a verdade? O discurso da mídia O mito da imparcialidade / objetividade Não existe objetividade absoluta no jornalismo. Ao redigir um texto e editá-lo, o jornalista toma uma série de decisões que são em larga medida subjetivas, influenciadas por suas posições pessoais, hábitos e emoções. (Manual de Redação da Folha de S. Paulo, 2a ed.) Para a verdade sobre o que você lê abaixo, veja a página editorial (Elmer Davies, falecido editor norte-americano)

8 O que é a verdade? Capas de 07.03

9 O que é a verdade? Quer dizer que tudo é relativo? Não! Quando não está em nosso poder discernir as opiniões mais verdadeiras, devemos seguir as mais prováveis, e considerá- las, na prática, como certas, porque a razão assim o determina (Descartes) A verdade – e os valores – são precários e estão em constante mudança, mas são indispensáveis. Já que não tenho certeza de nada... Devo investigar com rigor as minhas dúvidas e defender uma a uma, através do argumento, todas as minhas conclusões provisórias.


Carregar ppt "O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google