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Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III

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Apresentação em tema: "Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Ferramentas de Comunicação Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III Profª. Lisley de Cássia Silvério villar

2 Release O release nada mais é do que um texto distribuído à imprensa em linguagem jornalística; Deve ser objetivo e sintético; Conter informações de interesse da empresa ou órgão que está sendo assessorado; Sua função básica é levar às redações a notícia que possa servir de apoio, atração ou pauta que provoque pedido de entrevista ou informações complementares; Caracteriza-se por não ser muito extenso e por ser enviado, simultaneamente, a todos os veículos cuja linguagem editorial comporte a abordagem do tema que se refere; Quando enviado, deve-se utilizar papel timbrado: o que significa responsabilidade assumida - telefone, fax e devem estar explicitados, além do nome do jornalista/RP autor do texto;

3 Na hora de elaborar uma notícia para a imprensa deve-se ter um certo rigor jornalístico:
Isso é essencial para que não se perca o valor e a informação contida no release; Notícias para a imprensa quando são banais ou fúteis só servem para descrédito da empresa; Não se deve utilizar linguagem extremamente técnica; Mas, caso seja extremamente necessário e adequado ao público-alvo da comunicação, o termo técnico deverá ser seguido da explicação simples e objetiva do seu significado;

4 Não é aconselhável que se destaque demasiadamente o nome da empresa ou do produto;
Muitas vezes, o melhor é ter como enfoque principal, por exemplo, a nova tecnologia oferecida ao mercado e deixar que a empresa seja apenas citada; Isso aumenta as chances do release ser aproveitado e garante maior credibilidade junto aos leitores.

5 A QUEM INTERESSA A “NOTÍCIA PRONTA”?
jornalista e diretor do jornal de bairro? maioria dos jornais de bairro não têm estrutura para redação com vários repórteres as matérias são feitas através de “releases”; Mas, mesmo jornais de grande circulação utilizam um bom release para suas páginas e dependendo de sua sugestão de pauta fazem contato para transformarem em uma reportagem com mais detalhes e mais fontes (entrevistados*)

6 Produção Corpo da notícia
O primeiro parágrafo deve atrair o leitor e dizer a ele o que está acontecendo. O corpo da notícia deve ser compacto (sucinto). Trabalhe com fatos reais, procure fornecer o máximo de dados concretos. Uma forma de conseguir escrever um texto, é listar perguntas que devem ser respondidas no texto.

7 O objetivo por trás da notícia; Sua empresa, a fonte desta notícia;
Utilize 5 perguntas Qual é a notícia real? Porque isso é notícia? As pessoas/ produtos/ itens/ datas e outras dados relacionados com a notícia; O objetivo por trás da notícia; Sua empresa, a fonte desta notícia; Informações recolhidas  formule um texto com sequência; A notícia não deve ser mais que uma página Apresente os fatos com objetividade. Lembre-se do lead

8 O título O título do release deve ser breve, claro e direto ao ponto;
Use os títulos e os subtítulos do seu release como versões compactas de todo conteúdo;
· Geralmente títulos de release devem ter o estilo de uma notícia ou de um anúncio, a fim de atrair jornalistas e leitores; Pode descrever a última conquista de uma organização, um novo evento, um novo produto ou serviço. Por exemplo, “Empresa XYZ anuncia parceria estratégica com a Empresa ABC”.
· Títulos são escritos em negrito e centralizado na folha, sendo tipicamente maiores Os títulos incluem o uso de tempo presente, sem usar “um (a)” e “a”/ “o”.

9 Lead O “lead” é o primeiro parágrafo de um texto jornalístico com a introdução resumida do conteúdo, pelo ângulo do que é mais importante. Traz a essência da notícia, um resumo, respondendo pelo menos as perguntas QUE, QUEM, QUANDO, ONDE, sempre com base no que é mais importante (lembrar sempre da pirâmide invertida); A necessidade da síntese está relacionada em particular, a grande quantidade de material que chega ao jornalista diariamente, e que o obriga a ter agilidade e paciência para examinar todos os releases. Existem jornalistas que lêem os textos até o fim, ainda que sejam várias páginas (!). Eles têm consciência de que, muitas vezes, o lead ou uma boa notícia estão perdidos no meio ou “no pé”. No entanto, o melhor é não arriscar. Cinco linhas são suficientes para fazer um bom lead. Deve apresentar um “gancho”, algo que “segure” o interesse pelo assunto, para estimular a continuidade da leitura.

10 Informações de contatos
Nome da empresa; Nome do departamento de relações com a mídia; Nome da pessoa de contato; Endereço; Telefone para contato; ; Site da empresa.

11 Atividade Retornar e produzir o release
Em dupla – buscar no campus da faculdade informações para produzir um release Sugestões - vários cursos (atividades próprias, palestras, workshop...) A notícia está em toda parte Observe os murais Portaria Retornar e produzir o release Com todas as características ensinadas


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