A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDAÇÃO Mais um tipo de texto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDAÇÃO Mais um tipo de texto."— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO Mais um tipo de texto

2 O texto - quem o escreve - ligado a identidade;
Escrever não é uma atividade que está fora do indivíduo; Existe um mito = redação é um texto diferenciado do que produzimos durante a nossa vida escolar.

3 Fica a dica "Escrever exige 10% de inspiração e 90% de transpiração. Sim senhor, escrever é trabalho árduo. Textos são cortados, aumentados, virados pelo avesso, amassados. Texto só brilha depois de muito apanhar"  (Dad Squarisi e Arlete Salvador)

4 Obvio que existe uma estrutura que pode e deve ser usada
Obvio que existe uma estrutura que pode e deve ser usada. E a estrutura que será apresentada será a do: ENEM

5 DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
Pode parecer repetitivo, redundante, mas não é, pois dissertar de forma argumentativa é realmente defender um ponto de vista. 

6 Segundo Weston, argumentar é: expressar um conjunto de razões e provas que fundamentam uma conclusão, com razão, os pontos de vista. Não basta apenas afirmá-los.

7 O ENEM ALERTA: Defender o ponto de vista: não basta mostrar a realidade, tenho que tentar resolver, como?; Argumentar: convencer o leitor; Dissertar: expressar opinião - deixar claro seu ponto de vista, sem usar EU; Imparcial/Objetivo; Propor uma intervenção: inovadora e relacionada ao tema; Fugir do senso comum - tentativa de não repetir aquilo que dito e   que não foi pensado.

8 O que se propõe defender:
EXEQUÍVEL  RAZOÁVEL O que se propõe defender: Deve ser mesmo pensado? Pode acontecer de fato? É possível que se fazer de tal forma?

9 EXEMPLO Não pode cair no senso comum (clichê) Precisa ser aplicável.
"As prisões estão cheias, por isso vamos bombardeá-las". É razoável? Fere os direitos humanos?

10 Quem escreve não precisa tomar partido da situação governamental.
O escritor tem que dar resposta ao que ele realmente acredita. Tem que convencer primeiro a si mesmo.

11 DIREITOS E VALORES HUMANOS
Principio de autonomia: Todo homem deve ter capacidade decidir sobre sua existência; O homem deve ser o fim de todas as coisas, não pode ser usado como instrumento; Coisa possui preço - objeto de troca; Homem possui dignidade - não pode ser objeto de troca.

12 EXEMPLO Reforma agrária
é constitucional, se eu optar por ir contra eu tenho que saber sustentar; Cuidado com os temas! Abordá-los sem ferir os direitos humanos e o que rege a constituição; Tem que se levar em conta o que constitui a base do nosso argumento.

13 TEMA: Trabalho infantil
Como resolvo o problema? Colocar a própria temática na forma interrogativa . Como resolver o trabalho infantil no Brasil?

14 COMO CAMINHO? Tema macro; Dignidade humana; Direito humanos;
Inscrição de um sujeito histórico; Preciso dar a resposta, mas não posso responder com frases que saem de lugar nenhum e chegam a nenhum lugar. 

15 QUAL SERIA UMA PRIMEIRA ABORDAGEM?
Educação de qualidade; Que todos tivessem direito e acesso a essa educação; Valido, mas mostra apenas uma realidade.

16 Defender um ponto de vista
Trazer a sua bagagem de leitura que nesse momento não pode ser esquecida; A leitura do jornal, das crônicas diárias, das conversas trocadas (ler pelo menos 10 folhas/dia); Para umas pessoas essa questão vai estar muito próxima e para outras não;

17 Como podemos aproximar para promover um texto que resolva a questão?;
Temos que pensar e talvez combinar; Falamos sobre constituição, diretos, valores humanos, junto com a minha experiência e produzo um texto dissertativo argumentativo? Ou deixo a minha experiência de lado?

18 TEMA ESPELHO: IMAGEM REFLETIDA
Proposta de Redação TEMA ESPELHO: IMAGEM REFLETIDA

19 Referência Bibliográfica
Aula livre - Redação Aluna dá dicas WESTON, Anthony. A construção do argumento. Tradução: Alexandre Feitosa Rosas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.


Carregar ppt "REDAÇÃO Mais um tipo de texto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google