A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assim como a fábula e o enigma, a crônica é um gênero narrativo.fábulaenigma Publicada em jornal ou revista, destina-se à leitura diária ou semanal e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assim como a fábula e o enigma, a crônica é um gênero narrativo.fábulaenigma Publicada em jornal ou revista, destina-se à leitura diária ou semanal e."— Transcrição da apresentação:

1

2 Assim como a fábula e o enigma, a crônica é um gênero narrativo.fábulaenigma Publicada em jornal ou revista, destina-se à leitura diária ou semanal e trata de acontecimentos cotidianos. A crônica se diferencia do jornal por não buscar exatidão da informação. Diferente da notícia,que procura relatar os fatos que acontecem, a crônica os analisa, dá-lhes um colorido emocional, mostrando aos olhos do leitor uma situação comum, vista por outro ângulo, singular.notícia É assim que podemos dizer que a crônica é uma mistura de jornalismo e literatura. De um recebe a observação atenta da realidade cotidiana e do outro, a construção da linguagem, o jogo verbal. Algumas crônicas são editadas em livro, para garantir sua durabilidade no tempo.

3 Pesquisar na web, jornais, revistas e livros crônicas de diferentes autores; Ler as crônicas escritas por escritores brasileiros; Identificar a diversidade de estilo e linguagem entre autores diferentes; Distinguir o tom de ironia, humor ou reflexão em diferentes crônicas; Explorar os elementos constitutivos de uma crônica e os recursos literários utilizados pelo autor; Refletir sobre a diferença entre notícia e crônica; Apurar o olhar para o lugar onde se vive; Escrever coletivamente (duplas) uma crônica; Produzir individualmente uma crônica;

4 1º Passo: Apresentar aos alunos crônicas de Carlos Drummond de Andrade, João Ubaldo Ribeiro, Fernando Sabino, Clarice Lispector, Luis Fernando Veríssimo dentre outros, procurando identificar quais elementos e características existem nesse gênero.

5 2º Passo: Propor aos alunos uma pesquisa sobre o gênero (crônica) no laboratório de informática e/ou biblioteca da escola, levando em conta os links e autores que serão sugeridos em aula.

6 3º Passo: Dividir a turma em duplas para : Ler as crônicas da internet ; Responder oralmente, às questões feitas pela professora quando da análise de cada crônica; Comentar sentimentos, emoções ou reflexões despertados pela leitura das crônicas; Relatar cenas do cotidiano da cidade: fatos do dia a dia, valores culturais e estéticos das pessoas da comunidade, selecionando eventos voltados para região onde moram, no noticiário ou episódio vivido.

7 4º Passo: Propor aos alunos que produzam uma crônica em dupla (cada dupla escolherá um tema). Produzir a crônica, levando em conta o gênero e seu contexto de produção, de modo a garantir a estrutura textual em relação ao tema e aos propósitos do texto. drummond-andrade. htmlhttp://www.paralerepensar.com.br/drummond_cronicas. htmhttp://www.releituras.com/joaoubaldo_bio.asphttp://ww w.baixatudo.com.br/joao-ubaldo-ribeiro-10- cronicashttp://www.paralerepensar.com.br/verissimo. htmhttp://www.pensador.info/cronicas_de_luiz_fernando_ve rissimo/http://www.releituras.com/fsabino_bio.asphttp://w ww.claricelispector.com.br/autobiografia.aspxhttp://www. quemtemsedevenha.com.br/cronicas_e_contos.htm

8 A avaliação dos trabalhos apresentados levará em conta os seguintes critérios: Apresentação do trabalho em dupla; Participação no processo das atividades; Adequação ao gênero crônica; Textos escritos; Convenções da escrita (ortografia, pontuação, concordâncias) ;

9 O trabalho realizado com os alunos sobre crônicas será de mera importância, para aprenderem o significado de crônica e o conhecimento de algumas obras. O objetivo maior do ensino da língua materna, segundo os PCNs, é dotar o aluno da capacidade de ler, observar, pensar e de expor suas reflexões através de produções textuais críticas e pautadas, prioritariamente, às necessidades sociais, na variedade culta da língua. O estudo sobre crônicas possibilita vivenciar e ampliar essa experiência. Ao participar da escrita do texto, o aluno terá conseguido: *ampliar seu conhecimento do gênero crônica; *melhorar sua capacidade de leitura e escrita; *ampliar seu vocabulário; *apropriar-se adequadamente de estruturas sintáticas e morfológicas da língua;

10 Este será o tema para escrita do livro deste ano!!! Vamos aproveitar o máximo esse aprendizado, para o colocarmos em prática, na elaboração do nosso tema. Confio em cada um de vocês! Abraços Professora Viviane Marinho


Carregar ppt "Assim como a fábula e o enigma, a crônica é um gênero narrativo.fábulaenigma Publicada em jornal ou revista, destina-se à leitura diária ou semanal e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google