A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é notícia? Prof.ª Silvinha. Notícia é qualquer tipo de informação que apresenta um acontecimento novo e recente ou que divulga uma novidade sobre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é notícia? Prof.ª Silvinha. Notícia é qualquer tipo de informação que apresenta um acontecimento novo e recente ou que divulga uma novidade sobre."— Transcrição da apresentação:

1 O que é notícia? Prof.ª Silvinha

2 Notícia é qualquer tipo de informação que apresenta um acontecimento novo e recente ou que divulga uma novidade sobre uma situação já existente. Em Jornalismo, uma notícia se caracteriza por um texto informativo de interesse público, que narra algum fato recente ocorrido no país ou no mundo, e cujo conteúdo é constituído por um tema político, econômico, social, cultural etc.

3 Características da notícia a veracidade a objetividade a clareza brevidade a generalidade a atualidade

4 A estrutura do texto jornalístico LEAD = corresponde à primeira parte de uma notícia; normalmente se apresenta no primeiro parágrafo do texto. O lead fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. É uma expressão inglesa que significa "guia" ou "o que vem à frente".

5 As principais perguntas que devem ser respondidas no lead são: "o quê?", "quem?", "quando?", "onde?", "como?, por quê? Essa estrutura é chamada de "pirâmide invertida", pois a informação mais relevante da notícia deve aparecer logo no primeiro parágrafo. Nos parágrafos seguintes surgem outras informações por ordem decrescente de importância.

6 Notícias recentes (Globo.com notícias - atualizado em 19/04/ h49) Atriz Glória Pires é vítima de estelionato pela internet, diz polícia Artista recebeu falso de um amigo e depositou dinheiro. Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática abriu inquérito.

7 A atriz Glória Pires foi vítima de estelionato pela internet. De acordo com informações do delegado Gilson Perdigão, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) do Rio de Janeiro, a artista esteve nesta sexta-feira (19) na polícia para realizar um registro. A notícia foi veiculada pela Rádio CBN.CBN

8 Segundo a polícia, a atriz informou que foi procurada, por , por um amigo que mora fora do Brasil. Ele pedia que a artista depositasse uma quantia, não divulgada, para que ele pudesse voltar ao país, pois ele estaria sem dinheiro e passaporte. Glória realizou o depósito, mas depois descobriu que o do amigo havia sido hackeado e que ele não havia recebido o dinheiro. O delegado informou que instaurou inquérito e pediu a quebra de sigilo de dados para apurar a autoria do estelionato.

9 Feira em Duque de Caxias, no RJ, resgata a cultura nordestina Local é muito frequentado por nordestinos e moradores da região. Comidas típicas são a grande atração. Globo.com (Atualizado em 19/04/ h46)

10 Há 15 anos, a Feira da Cultura Nordestina de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Associação de Expositores. Ao todo, 16 expositores trabalham no local e 300 pessoas necessitam do projeto para trabalhar. O local é muito frequentado por nordestinos e moradores da região. A culinária do nordeste é o grande atrativo, além do forró, como mostrou o RJTV. As comidas típicas, cujas barracas principais estão localizadas perto do chamado Mercado Municipal, são a grande atração.

11 RJ facilita processo de casamento entre pessoas do mesmo sexo Procedimento ainda depende de um juiz para ser aprovado. Todo casal homossexual poderá solicitar a aprovação junto ao cartório. Globo.com (atualizado em 19/04/ h15

12 O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a partir de uma decisão do Desembargador Valmir de Oliveira Silva, corregedor-geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, aprovou nesta quinta- feira (18) uma decisão que facilita o procedimento de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.Rio de Janeiro

13 Na prática, todo casal homossexual poderá solicitar junto ao cartório, a habilitação direta para o casamento civil. Se após 15 dias da publicação da ordem de serviço do cartório, não existir nenhum impedimento ou causa suspensiva do casamento, nem pelo promotor e nem pelo juiz, o casal será considerado casado.

14 De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça do Rio, um casamento entre pessoas do mesmo sexo precisa ser aprovado pelo juiz da comarca responsável. Com esse novo provimento, se o juiz da comarca for previamente a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, o cartório pode realizar essa união, assim como em casamentos heterossexuais. A Corregedoria não tira a autonomia do juiz, mas busca um tratamento igualitário.


Carregar ppt "O que é notícia? Prof.ª Silvinha. Notícia é qualquer tipo de informação que apresenta um acontecimento novo e recente ou que divulga uma novidade sobre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google