A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O impacto da comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O impacto da comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 O impacto da comunicação
Prof. Renato Menezes O impacto da comunicação

2 O impacto da comunicação
A força da opinião pública. Na política; No esporte; Na sociedade. Nas organizações. A ampliação dos canais de participação popular. Acesso à informação via Internet; Manifestações via redes sociais.

3 Na política Debate Lula X Collor (1989):
Na eleição de 1989, a TV Globo manipulou o debate entre Lula X Collor, para detonar Lula e favorecer Collor, editando imagens e trechos. José Bonifácio Sobrinho, o Boni, admitiu que a emissora assumiu o lado de Fernando Collor de Mello.

4 Entrevista Boni A entrevista foi dada ao canal Globo News, para o lançamento do seu livro “O Livro do Boni”. Boni conseguiu protagonizar um dos maiores eventos literários do ano de 2011, com a repercussão da sua entrevista.

5 Impeachment de Collor As primeiras denúncias contra Collor surgiram após os 100 primeiros dias de mandato e diziam respeito a um esquema de corrupção montado pelo ex-tesoureiro de campanha, Paulo César Farias – conhecido como PC Farias

6 Impeachment de Collor

7 Política Em 1994, modelo sem calcinha quase derrubou presidente do Brasil. Em todos os jornais e revistas, a modelo e atriz Lilian Ramos apareceu sem calcinha ao lado do então presidente da República Itamar Franco em um camarote da Marquês do Sapucaí durante o Carnaval de 1994. Editoriais na imprensa, discursos no Congresso e recursos jurídicos pediam o afastamento do presidente, na época.

8

9 No Esporte No jogo entre Brasil e Argentina, torcida pede a volta do técnico Luiz Felipe Scolari A CBF, Mano Menezes e a Seleção, na época, estavam em baixa com relação à aprovação da torcida brasileira.

10 Na sociedade / Nas organizações
Caso Escola de Base: Seis pessoas foram acusadas de abuso sexual contra crianças dentro da Escola de Educação Infantil Base, em São Paulo, em 1994. Os pais de alunos deram queixa à polícia, depois de perceber um comportamento estranho de seus filhos. Como nada foi provado, os pais dos alunos procuraram a Rede Globo. A partir daí, diversos veículos midiáticos mostraram a figura das crianças e seus pais como vítimas, e a opinião pública já tinha os envolvidos como culpados.

11 Manchete do extinto jornal “Notícias Populares”

12 Caso Escola de Base Quando as primeiras provas de que os seis funcionários da escola eram inocentes começaram a surgir, o delegado foi afastado do caso. Depois disso, provas da inocência dos envolvidos surgiram para esclarecer o caso. A escola já havia sido depredada e comprometido irreversivelmente a vida dos envolvidos

13 Caso Escola de Base

14 Opinião pública A opinião pública não tem força de Lei.
Não tem poder para determinar, por exemplo, o Impeachment de um presidente. Mas é um mecanismo de pressão que afeta as sociedades e as organizações.

15 O acesso à informação A Internet possibilita o acesso à informação de maneira mais rápida. A confiabilidade do material publicado pode ser questionável, porque as fontes são diversas e incontroláveis.

16 O acesso à informação

17 Os novos canais Redes sociais:

18 “Efeitos Colaterais”

19 “Efeitos Colaterais”

20 “Efeitos Colaterais”

21 Atividade Responder em duplas. Entregar até o final da aula
Qual pode ser o uso da comunicação para as organizações atuais. Comente o papel da comunicação para o desenvolvimento das empresas e aperfeiçoamento das técnicas de gestão.


Carregar ppt "O impacto da comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google