A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?"— Transcrição da apresentação:

1 Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
A notícia é um texto de carácter informativo do domínio da Comunicação Social. Caracteriza-se pela atualidade, objetividade, brevidade e interesse geral. Relata, por vezes, situações pouco habituais. É redigida na 3.a pessoa (singular/plural). As informações são, geralmente, apresentadas por ordem decrescente de importância.

2 Notícia ESTRUTURA DA NOTÍCIA 1 -LEAD, CABEÇA ou PARÁGRAFO-GUIA
O primeiro parágrafo, no qual se resume o que aconteceu, é a parte mais importante da notícia e o seu objetivo é, não só captar a atenção do leitor, mas ainda fornecer-lhe as informações fundamentais. Neste parágrafo deverá ser dada resposta às seguintes perguntas essenciais: quem?, o quê?, onde?, quando? 2 - CORPO DA NOTÍCIA Desenvolvimento da notícia, onde se faz a descrição pormenorizada do que aconteceu. Nesta segunda parte, deverá responder-se às perguntas: como?, porquê? A notícia é encabeçada por um título que deve ser muito preciso e expressivo, para chamar a atenção do leitor. Este título relaciona-se, habitualmente, com o que é tratado no LEAD e pode ser acompanhado por um antetítulo ou por um subtítulo.

3 Notícia Pirâmide invertida O esquema refere-se à técnica da pirâmide invertida - é habitual representar-se graficamente a notícia por esta pirâmide invertida. Na prática, aparecem muitas notícias que não respeitam a estrutura atrás apresentada. Título

4 Notícia Características da linguagem da notícia
A linguagem a utilizar na notícia deverá respeitar os seguintes princípios: -ser simples, clara, concisa e acessível, utilizando vocabulário corrente e frases curtas; - recorrer prioritariamente ao nome e ao verbo, evitando sobretudo os adjetivos valorativos; - usar especialmente frases de tipo declarativo.

5 Reportagem O QUE É UMA REPORTAGEM?
É uma notícia que, pelo seu interesse, vai ser desenvolvida. Apresenta uma estrutura semelhante à notícia. a) O título — serve para indicar o conteúdo da reportagem. b) O lead ou primeiro parágrafo — é a síntese da reportagem. c) O corpo — é o desenvolvimento da reportagem, mais complexo e extenso que na notícia. A reportagem informa sobre: • assunto de interesse geral, atual ou não; • "coisas vistas" (o repórter desloca-se ao local do acontecimento);

6 Reportagem A reportagem deve ser apresentada Usa uma linguagem:
• com objetividade; • detendo-se essencialmente no como e no porquê; • integrando falas de personagens ligadas ao assunto focado; • exprimindo comentários pessoais. Usa uma linguagem: • clara, viva, redigida em estilo direto; • predominância da função informativa, o que não exclui as funções emotiva e poética; • o discurso de 3ª pessoa com possíveis marcas do discurso de 1ª pessoa; • linguagem corrente, mas por vezes com alguma preocupação estilística.

7 Entrevista O QUE É UMA ENTREVISTA?
A entrevista é um género de texto que pressupõe a interação de pelo menos duas pessoas: o entrevistador e o entrevistado. Orientações para o trabalho de entrevista. 1. O trabalho pode ser feito individualmente ou e, grupo. 2. Prepare antecipadamente as perguntas. 3. Combine com o entrevistado o lugar, a hora e quanto tempo terão para a entrevista. 4. Caso resolvam filmar, fotografar ou gravar, peçam permissão ao entrevistado. 5. Façam perguntas interessantes e diretas. Evitem perguntas que exijam respostas muito simplificadas, como "sim", "não". 6. Mantenham um clima de cordialidade durante a entrevista. 7. Transcrevam a entrevista tal como foi concedida.

8 Entrevista 8. Depois da transcrição, comecem a edição do material:
- selecionar e reorganizar pares de perguntas e respostas; - incluir um título, um subtítulo, uma citação do entrevistado, frases destacadas e, se possível, uma foto; - fazer um parágrafo introdutório com uma breve síntese de apresentação do entrevistado e dos assuntos tratados na entrevista; - passar a limpo a entrevista; - rever a ortografia e o uso adequado dos sinais de pontuação.


Carregar ppt "Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google