A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega."— Transcrição da apresentação:

1 Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega

2 Projeto Produto final Coletânea de contos populares da região

3 Desenvolvimento do projeto Organize a turma em grupos, fazendo caber a cada um a leitura de um conto da coletânea para posterior apresentação. Após cada apresentação, ajude-os a identificar os aspectos singulares e gerais dos contos.

4 Assista ao filme Narradores de Javé, dirigido por Eliane Caffé. Grave a contação de histórias de pessoas da comunidade em vídeo ou fita cassete.

5 Proponha a transcrição dos contos selecionados para a antologia e, depois, oriente sua adaptação para a modalidade escrita da linguagem. Ajude-os a escolher um título, a produzir a apresentação e a organizar o sumário.

6 Na sala de informática, discuta o projeto gráfico da coletânea. Promova o lançamento da publicação.

7 Seqüência didática Antes da leitura Analise a capa do livro: título, ilustração e orelhas do livro.

8 Durante a leitura Proponha a leitura autônoma dos contos, solicitando que registrem como as protagonistas demonstram sabedoria para lidar com as situações adversas da vida.

9 Depois da leitura Retome os contos estimulando a paráfrase oral como forma de verificar a compreensão. Localize as ações que caracterizam o comportamento sábio da protagonista. Peça aos estudantes que escolham um dos contos para reescrever, mudando o foco narrativo.

10 Atividade permanente Combine com os alunos a periodicidade da atividade. Diversifique os leitores durante o processo: – o professor lê para os alunos; – um estudante previamente selecionado lê para a classe;

11 – estudantes previamente selecionados lêem para colegas organizados em grupos. Prepare uma ficha para o registro dos textos lidos durante a atividade permanente.

12 Atividade permanente: leitura de poemas Selecionem pelo menos dois poemas: um de João Cabral e outro de Mário Quintana. Promovam a leitura simples dos poemas em voz alta.

13 Façam individualmente, um breve comentário de cada um dos poemas lidos: o que importa aqui é a compreensão intuitiva. Convertam em perguntas os comentários feitos e conversem sobre os poemas.


Carregar ppt "Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google