A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA MUNICIPAL LEVINDO MARIANO. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura Turmas: 9º Ano – 414 A e 414 B Professora: Luciana Djalma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA MUNICIPAL LEVINDO MARIANO. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura Turmas: 9º Ano – 414 A e 414 B Professora: Luciana Djalma."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA MUNICIPAL LEVINDO MARIANO

2 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura Turmas: 9º Ano – 414 A e 414 B Professora: Luciana Djalma Tema: Contos de Mistério

3 INTRODUÇÃO: Em uma primeira sondagem de leitura e escrita realizada nas turmas de 9º ano, pode-se perceber uma grande dificuldade em produzir textos com uma sequência narrativa básica: introdução, clímax e desfecho. Alguns alunos demonstram uma ótima oralidade ao narrar algum acontecimento, mas apresentam problemas com a linguagem escrita, muitas vezes por não dominarem as características e as formas de uma narração. Esta Sequência Didática visa recordar a estrutura dos textos narrativos, revisando as etapas para se chegar a construção dos mesmos.

4 Objetivo: Fornecer orientação específica aos alunos para escreverem seus contos de mistério. Conteúdos específicos: Elementos da narrativa. Estrutura da narrativa. Léxico específico relacionado ao clima de mistério. Leitura dos contos de mistério com fluência e boa dicção.

5 Tempo necessário: 05 a 06 aulas. Material necessário: Cópias do Conto de Mistério de Stanislaw Ponte Preta Filme Sherlock Holmes para ser assistido em classe. Projetor ou DVD e televisão. Mural para exposição dos contos.

6 Desenvolvimento das atividades : Primeira aula: 1- Conversar com os alunos sobre o que eles pensam sobre a palavra mistério, suspense e anotar as opiniões no quadro. 2- Entregar o texto Conto de Mistério retirando o final. 3- Perguntar como eles acham que a história terminou. Ouvir e anotar as sugestões no quadro. 4- Entregar o final do texto e ouvir comentários sobre a ex- pectativa de cada um em relação ao final. 5-Trabalhar com as palavras desconhecidas.

7 Segunda aula: 1- Assistir com os alunos o filme Sherlock Holmes Comentar com os alunos a história do personagem Principal. 3- Argumentar quais as características de suspense podem ser encontradas no filme. 4-Trabalhar com as características dos personagens. Terceira aula: 1- Trabalhar as características do Conto de Mistério: O quê? Quando? Como?

8 Onde Por que Trabalhar também o foco narrativo, relembrando que o narrador pode ser personagem ou observador. Retirar do conto as palavras desconhecidas e procurar o significado no dicionário. Pedir aos alunos que pesquisem na biblioteca da escola ou em casa outras histórias de mistério. Quarta aula: Escolher um grupo de alunos para ler o conto que trouxeram de casa, sugerindo para que não contem o final da narrativa, deixando os colegas opinarem sobre o desfecho.

9 Pedir para que cada aluno reescreva a história, dando-lhe um final diferente. Solicitar que os alunos procurem gravuras de lugares, objetos ou pessoas que transmitam um ar misterioso. Quinta aula: Agora é o momento de cada aluno escrever uma história de mistério. É preciso deixar claro para o aluno para que tipo de público o texto será escrito. Os alunos devem ser motivados a criar um clima de mistério, usando adjetivos e advérbios apropriados para o,tipo de texto É importante lembrar aos alunos dos textos que já foram lidos e da maneira como são escritos de forma a incentivar o suspense.

10 Complete as lacunas com as palavras ou expressões do quadro, acrescentando emoções e sentimentos a ele. Foi uma cena Entramos no quintal vagarosamente e para não espantar nem uma nem outra, mas ficamos Desmentindo o dito popular 'vivem como cão e gato', a visão era Dentro da casinha, deitadas estavam a dobermann preta, de dentes afiados, espalhada no chão e a gatinha vira-lata toda branquinha com sua orelha cinza , mamando em uma das tetas da outra, como filhote. Não se mexiam, como em um espetáculo a não ser modificado. Restou-nos ficar ali , contemplando aquele momento de satisfação. raro- de muita delicadeza- extasiados- inesquecível- temida- maravilhados- inconfundível- magnífico

11 Avaliação: A avaliação será realizada após a correção das produções de texto. Os textos ficarão expostos no mural da escola confeccionado pelos próprios alunos.

12 Referência bibliográfica: JOLIBERT, Josette, Formando Crianças Produtoras de Textos, P. Alegre:Artes Médicas,1994 KAUFMAM, Ana Maria e M. Elena Rodriguez, Escola, leitura e produção de textos, Porto Alegre: Artes Médicas,1995 PORTO, Sérgio (Stanislaw Ponte Preta) Conto de Mistério, PORTO, Sérgio, (Stanislaw Ponte Preta) Testemunha Tranquila In: Dois amigos e um chato. São Paulo: Moderna, p


Carregar ppt "ESCOLA MUNICIPAL LEVINDO MARIANO. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura Turmas: 9º Ano – 414 A e 414 B Professora: Luciana Djalma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google