A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EIXO: Leitura CAPACIDADE: Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão: - Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EIXO: Leitura CAPACIDADE: Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão: - Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo."— Transcrição da apresentação:

1 EIXO: Leitura CAPACIDADE: Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão: - Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido.

2 ATIVIDADE DE INTRODUÇÃO: Conversar com os alunos sobre os gatos: quem tem em casa, como eles são, o que mais gostam de fazer, etc Dizer que trouxe um texto bastante interessante para lerem juntos. Perguntar: de que será que o texto fala? (anotar todas as hipóteses dos alunos no quadro) Apresentar o texto em cartaz, apenas com o título descoberto. Ler o título para a turma.

3 O GATO DOMÉSTICO O GATO DOMÉSTICO É ORIGINÁRIO DO EGITO. GERALMENTE, TEM PELOS CURTOS, FACE ARREDONDADA E SUA PELAGEM PODE SER DE VÁRIAS CORES: MARRON, PRETA, MALHADA, BRANCA. NÃO GOSTA DE FICAR PRESO E À NOITE ADORA FUGIR PARA NOMORAR EM CIMA DOS TELHADOS. QUANDO TRANQUILO TEM UM MIADO SUAVE E DENGOSO. QUANDO ESTÁ BRAVO SEU MIADO É AGRESSIVO COMO AS UNHAS AFIADAS QUE MOSTRA. O GATO PODE VIVER ATÉ 15 ANOS. Encarte do jornal Estado de Minas- Gurilândia, abril de 2001

4 Perguntar: quais as hipóteses que vocês consideram que estarão certas, a partir do título? Apagar as que os alunos considerarem erradas. Perguntar: alguém quer levantar outras hipóteses sobre o que o texto fala a respeito deste tipo de gato? (deixar que os alunos levantem suas hipóteses e anotá-las no quadro). Orientar o raciocínio dos alunos: Origem do gato, características, preferências, formas de defesa, tempo de vida.

5 Ler parágrafo por parágrafo do texto, com entonação e expressividade (2 ou 3 vezes utilizando estratégias diferentes: bem baixinho, alto, normal, etc). confirmar ou não as hipóteses relativas ao parágrafo lido. Deixar no quadro as hipóteses confirmadas e apagar as que não se confirmaram. Os alunos podem copiar, no caderno, as hipóteses confirmadas, antes de colarem o texto. Trabalhar vários textos com a mesma orientação, até que os alunos estejam bem familiarizados com esse tipo de raciocínio.

6 ATIVIDADE DE ENSINO SISTEMÁTICO Trabalhar vários texto com a mesma orientação, até que os alunos sejam capazes de desenvolver atividades de consolidação.

7 Magali Magali é uma menina. Ela tem fama de ser comilona. Ela, realmente, come de tudo. Na verdade, ela come tudo! Um dia Magali encontrou, num cantinho do quintal uma coisa que lhe interessou muito.

8 Ela encontrou uma plantinha muito verdinha e forte. Logo Magali imaginou que ali estava uma pequena macieira. Pensou que, no futuro, ela iria produzir deliciosas maças. Resolveu cuidar muito bem dela. Regava-a e adubava-a sempre para que pudesse crescer rápido.

9 Um dia a menina teve uma surpresa. A plantinha havia crescido e mostrava à Magali, o que podia produzir.

10 Ela produzia lindas flores vermelhas. Magali não gostou muito mais apanhou a linda florzinha e resolveu dar-lhe um destino.

11 Levou a linda florzinha vermelha e deu de presente à sua mamãe, que ficou muito emocionada e feliz.

12 ATIVIDADE DE ENSINO SISTEMÁTICO Organizar a turma em grupos. Distribuir revistinha da turma da Mônica entre os grupos para serem lidas livremente. Conversar sobre a principal característica de cada personagem: Mônica: brava Cebolinha: troca o r pelo l ao falar e gosta de implicar com a Mônica Cascão: não gosta de tomar banho Franjinha: é inventor Magali: é muito comilona Mingau: é o gato de Magali, etc

13 Recolher as revistinhas e dizer que irá apresentar uma historinha da Turma da Mônica de uma maneira diferente: no retro projetor. Desafiar os grupos a adivinharem quem é o personagem da história. Pedir que escrevam numa ficha que será distribuída.(o grupo deve se identificado na ficha) Apresentar apenas a primeira ilustração e depois o título da história. O grupo cuja hipótese se confirmar, ganha um ponto. Os grupos devem levantar hipóteses a respeito do conteúdo do texto e escrevê-las numa ficha, com o grupo identificado.(Estas serão conferidas ao final)

14 Apresentar a primeira fatia do texto e pedir que um aluno leia o texto (escolher um alunos que tenha uma boa leitura). Conversar com os alunos sobre as possíveis coisas que Magali poderia encontrar num cantinho do quintal e anotá-las no quadro. Desafio aos grupos: O que será que Magali encontrou num cantinho do quintal? O grupo deve escolher entre as hipóteses listadas no quadro aquela que consideram que será confirmada pelo texto e escrevê-la numa ficha. Depois devem entregá-la ao(à) professor(a), que anotará atrás dela, o grupo correspondente.

15 Apresentar a segunda fatia do texto e pedir a todos os alunos que façam uma leitura coletiva. Confirmar se algum grupo acertou (o grupo que acertar ganha um ponto). Se ninguém acertar, confirmar ou não as hipóteses listadas no quadro e que não foram escolhidas por ninguém. Caso a hipótese da plantinha não apareça listada a professora conversa com os alunos o motivo pelo qual ninguém pensou numa plantinha.

16 Apresentar as próximas fatias do texto( cada grupo lê uma lâmina) e proceder da mesma forma em relação: a surpresa que a menina teve, àquilo que a plantinha podia produzir, ao destino da florzinha, dado pela Magali. Confirmar ou não as hipóteses levantadas no primeiro momento, sobre o conteúdo do texto e entregues ao professor, em ficha. O grupo que tiver sua hipótese confirmada ganha um ponto. O grupo vencedor deverá dramatizar a história para os outros.

17 ATIVIDADE DE CONSOLIDAÇÃO Apresentar uma manchete de jornal xerocada e pedir que os alunos levantem hipóteses a respeito de sua reportagem. Pedir que listem as hipóteses no verso da folha. Depois os alunos deverão ler a reportagem e confirmar ou não as hipóteses levantadas. As que não se confirmarem ele deve apagar, as que se confirmarem ele deve copiar no caderno logo abaixo de onde colou a manchete. Abaixo das hipóteses confirmadas ele deve colar a reportagem.


Carregar ppt "EIXO: Leitura CAPACIDADE: Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão: - Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google