A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4.º CONGRESSO EDUCAÇÃO HOJE – 1.º CICLO Ensinar a ler/ Formar leitores O percurso do aprendiz de leitor Inês Sim-Sim ESE de Lisboa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4.º CONGRESSO EDUCAÇÃO HOJE – 1.º CICLO Ensinar a ler/ Formar leitores O percurso do aprendiz de leitor Inês Sim-Sim ESE de Lisboa."— Transcrição da apresentação:

1 4.º CONGRESSO EDUCAÇÃO HOJE – 1.º CICLO Ensinar a ler/ Formar leitores O percurso do aprendiz de leitor Inês Sim-Sim ESE de Lisboa

2 Desde o momento em que aprendi a ler,o mundo imaginário dentro da minha cabeça ficou adornado com constelações de letras. [...]Era como se uma máquina se tivesse instalado entre as partes visual e cognitiva do meu cérebro para traduzir letras em sílabas... Orhan Pamuk (Istambul), Prémio Nobel da Literatura em 2006

3 Antes do ensino da decifração Durante o ensino da decifração Ensino da compreensão de textos

4 Inês Sim-Sim ANTES DO ENSINO DA DECIFRAÇÃO Promover na criança o desenvolvimento da linguagem oral Estimular na criança o contacto com material escrito e de escrita Provocar na criança a descoberta dos princípios gráficos Desenvolver na criança a consciência fonológica o prazer da leitura pela voz dos outrosPromover na criança o prazer da leitura pela voz dos outros

5 DURANTE O ENSINO DA DECIFRAÇÃO Decifração:Identificação de palavras escritas Conversão de padrões visuais (letras/conjunto de letras) em padrões fonológicos (sons da l í ngua)

6 DURANTE O ENSINO DA DECIFRAÇÃO Estrat é gias de aprendizagem da decifra ç ão: Via lexical (global e r á pida) Via correspondência som/grafema (sub-lexical)

7 DURANTE O ENSINO DA DECIFRAÇÃO Estrat é gias de ensino: leituraTreino fonológico+ leitura Ensino explícito da correspondência som/letra leituraReconhecimento global + leitura Estratégias de automatização LeituraEstratégias de antecipação/ chaves contextuais(Leitura de palavras em contexto) Explicitação da relação entre consciência fonémica e capacidade para ler palavras Reconhecimento autom á tico de padrões, indutores de regra

8 DURANTE O ENSINO DA DECIFRAÇÃO Nunca separar as actividades de decifração do verdadeiro sentido da leitura: com gosto Compreender com gosto um texto

9 Ensino da compreensão de textos Ler é compreender, obter informação, aceder ao significado do texto Ensinar a compreender é ensinar explicitamente estratégias para abordar um texto (antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura)

10 Ensino da compreensão de textos Objectivos do ensino da compreensão no final do 1 º ciclo: Apreender o sentido do lido (no todo e nas partes); Localizar a informação e seguir instru ç ões; Relacionar a informação obtida com informa ç ão antiga; Compreender inferências; Descobrir pelo contexto o significado de novas palavras; Auto-monitorizar a compreensão do lido; Ler autonomamente obras completas

11 Ensino da compreensão de textos - Estrat é gias a ensinar - Antes da leitura: a)Estabelecer um objectivo de leitura (e.g.Para que vou ler?...) b)Activar conhecimento anterior sobre o tema (e.g. O que sei sobre isto?) c)Antecipar conteúdos com base no título e gravuras (e.g O que é que esta gravura me faz lembrar?...) d)Filtrar o texto para encontrar chaves (Que palavras estão a negrito ou sublinhadas?..)

12 Ensino da compreensão de textos - Estrat é gias a ensinar - Durante a leitura : a)Prestar deliberadamente atenção ao que se lê b)Usar chaves contextuais sobre o texto (e.g. É uma história? Um poema?... c)Ajustar a velocidade de leitura consoante a dificuldade do texto d)Ler de novo cada parágrafo e procurar a informação nova (e.g O que diz aqui de novo? e)Adivinhar pelo contexto o significado de palavras desconhecidas f)Usar materiais de referência (dicionários, enciclopédias..) g)Parafrasear e tomar notas durante a leitura h) Criar uma imagem mental (ou mapa mental) do que foi lido i)Sintetizar à medida que se avança

13 Ensino da compreensão de textos - Estrat é gias a ensinar - Depois de ler : a)Formular questões sobre o lido e tentar responder b)Confrontar as previsões do conteúdo com a informação do texto c)Discutir com os colegas sobre o lido d)Reler

14 Ensino da compreensão de textos - Estrat é gias a ensinar - Há objectivos específicas consoante o tipo de texto Por exemplo, Leitura de poesia Objectivos: alimentar o gosto pela sonoridade da língua (rima, ritmo, som das palavras - aliterações e onomatopeias), pelo poder da linguagem (sentido literal, figurativo) e pelo uso da linguagem po é tica e simb ó lica

15 Ensino da compreensão de textos - Estrat é gias para o ensino da leitura de poesia - Escolha do poema pelo professor (com humor, nonsense, alusivo a uma data ou tópico, com diálogos...) Leitura do poema em voz alta pelo professor Releitura em coro (professor/alunos) Explicação de palavras desconhecidas Identificação pelo professor de pontos chave (conteúdo, forma) Interrogar o autor sobre o sentido do poema, o uso de repetições ou expressões... Realização de actividades com base no poema (rimas, paráfrases, sinónimos...reescrita) Partilha de leitura (partes do poema por crianças diferentes) Memorização do poema pelas crianças Recitação Criação de uma antologia pessoal com os poemas preferidos por cada criança

16 Antes do ensino da decifração Durante o ensino da decifração Ensino da compreensão de textos

17 A investigação sobre a eficácia do professor no ensino da leitura Conhecer o processo de desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita Acreditar que todas as crianças podem aprender a ler Avaliar continuadamente o progresso das crianças na leitura Conhecer e usar diversas abordagens no ensino da leitura Proporcionar às crianças materiais e textos variados Proporcionar ajuda estratégica a cada criança (Blair, Rupley Nichols, 2007)


Carregar ppt "4.º CONGRESSO EDUCAÇÃO HOJE – 1.º CICLO Ensinar a ler/ Formar leitores O percurso do aprendiz de leitor Inês Sim-Sim ESE de Lisboa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google