A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4º Congresso Educação Hoje

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4º Congresso Educação Hoje"— Transcrição da apresentação:

1 4º Congresso Educação Hoje
10 de Março de 2007 Manuela Micaelo

2 Da decifração à compreensão

3 Reconhecimento automático da palavra
O LEITOR Reconhecimento automático da palavra

4 VERMELHO AZUL AMARELO ROSA VERDE

5 in Sepúlveda, Luís. (1995). O velho que lia romances de amor
in Sepúlveda, Luís. (1995). O velho que lia romances de amor. Porto: Edições ASA

6 Reconhecimento automático da palavra
Conhecimento da língua O LEITOR

7

8 Reconhecimento automático da palavra
Conhecimento da língua Conhecimentos prévios O LEITOR O TEXTO Tipo de texto

9

10 Reconhecimento automático da palavra
Conhecimento da língua Mobilização de estratégias adequadas Conhecimentos prévios O LEITOR O TEXTO Tipo de texto

11

12 Gráfico de uma narrativa clássica
Desfecho/Resolução Situação inicial Conflito/problema Acontecimento Auge/clímax Gráfico de um texto informativo (causa-efeito) Gráfico de um texto informativo (tipo descritivo) Gráfico de um texto informativo (tipo enumerativo)

13 Ler mais Ler melhor Maior conheci- mento da língua Estratégias
mais eficazes Auto-confiança Reforço positivo Ler melhor

14 Identificar o objectivo
Realizar previsões Verificar previsões Seleccionar informação relevante Autocontrolar a compreensão Relacionar os conteúdos com os seus conhecimentos Responder a questões Fazer resumos/recontos Pensar/ discutir sobre o lido

15 Durante a leitura Após a leitura
TEXTOS NARRATVOS - Autoquestionamento (exemplos de questões) Durante a leitura “Por que é que isto aconteceu?” (inferência) “O que terá levado o personagem a tal atitude? (inferência) “O que acontecerá a seguir?” (elaboração de hipóteses) “Estava correcta a hipótese que elaborei? (confirmação de hipóteses) Após a leitura “Quem são as personagens principais? Como são?” (identificação e caracterização) “Quando e onde se passa a história?” (localização espaço e tempo) “O que acontece na história?” (ideias principais e sequência da acção)

16 TEXTOS INFORMATIVOS - Autoquestionamento (exemplos de questões)
Antes da leitura “O que já sei sobre este assunto? “ (mobilizar conhecimentos prévios) Durante a leitura “Quais as ideias mais importantes neste texto? (identificação das ideias-chave) “Como se relaciona esta informação com a anterior?” (articulação das ideias-chave) “O que não percebi?” O que posso fazer para perceber? (monitorização da compreensão e recurso a outras fontes de informação) Após a leitura “O que é importante reter deste texto?” (identificação da ideia prinicpal) “Como se relaciona esta informação com o que eu já sabia sobre o assunto? (integração da informação)

17 TEXTOS NARRATVOS – exemplo de mapeamento visual
Desfecho/Resolução Situação inicial Conflito/problema Acontecimento Auge/ Clímax A avó estava doente A mãe disse à menina para levar o lanche à avó O lobo comeu a avó e a menina O lenhador salvou a avó e a menina Foi pela floresta e encontrou o lobo Disse ao lobo onde ia Demorou-se a apanhar flores

18 TEXTOS INFORMATIVOS - Exemplo de mapeamento visual (texto com estrutura descritiva)
Características: pelagem castanho-amarelada com pintas negras cauda curta com a ponta preta as orelhas possuem nas extremidades pêlos rígidos em forma de pincel têm longas patilhas que crescem progressivamente ao longo do tempo membros posteriores mais longos e anteriores mais curtos e fortes. Lince ibérico Alimentação: carnívoro, alimenta-se quase exclusivamente de coelhos-bravos Habitat: bosques e matagais mediterrânicos Factores de ameaça: desaparecimento dos coelhos-bravos destruição dos habitats mediterrânicos. Reprodução acasalam entre Janeiro e Março período de gestação entre 63 e 74 dias entre 1 e 4 crias Classe: mamíferos

19 Da compreensão ao prazer


Carregar ppt "4º Congresso Educação Hoje"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google