A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Principais características do TEXTO DRAMÁTICO * O autor textual encontra-se oculto, excepto nas didascálias. * As personagens comunicam entre si e com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Principais características do TEXTO DRAMÁTICO * O autor textual encontra-se oculto, excepto nas didascálias. * As personagens comunicam entre si e com."— Transcrição da apresentação:

1 Principais características do TEXTO DRAMÁTICO * O autor textual encontra-se oculto, excepto nas didascálias. * As personagens comunicam entre si e com o receptor do texto. * Pretende-se representar a totalidade da vida através do confronto dramático. * A dinâmica textual é provocada pelo conflito; o espaço e o tempo são relativamente condensados; as personagens supérfluas desaparecem, tal como os episódios secundários.

2 * As situações vividas pelas personagens conduzem a uma caracterização psicológica, sociocultural e ética ou ideológica. * O espectador tem uma intervenção activa (o texto é feito para ser representado). * O texto apresenta-se como presente. * Existem dramas de acção, de personagem e de espaço.

3 ESTRUTURA DO MODO DRAMÁTICO: EXPOSIÇÃO – apresentação das personagens e referência àquilo que constituirá o conflito. CONFLITO – exposição gradual até atingir o clímax (momento de maior tensão dramática). DESENLACE – desfecho, final do conflito.

4 Atenta nas características que fazem de Frei Luís de Sousa um DRAMA ROMÂNTICO: é uma peça escrita em prosa; a obra é expressão de um determinado estado social; há uma situação real que está subjacente à acção da peça; o ser humano é alvo de uma atenção analítica; há uma exaltação dos valores patrióticos e religiosos;

5 existe um realismo psicológico que caracteriza os sentimentos de Telmo, dividido entre o amor por D. João e por D. Maria de Noronha; existe uma projecção da experiência pessoal do autor, que possuía uma filha ilegítima, filha de Adelaide Pastor Deville, por quem se apaixonara, quando ainda casado com Luísa Midosi; dá-se a morte de Maria em palco.

6 A obra Frei Luís de Sousa é considerada um DRAMA ANALÍTICO, pois apresenta uma estrutura que cumpre o esquema INFORMAÇÃO – ACÇÃO – DESENLACE, correspondendo o primeiro momento a um tempo passado, anterior ao da acção representada em palco; por outro lado, os acontecimentos a que se assiste são desencadeados por acções anteriores àquelas que são representadas.

7 Atenta nas características da TRAGÉDIA CLÁSSICA presentes na peça Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett: existência de poucas personagens; personagens que se inserem num estrato social elevado; acção sintética: convergência progressiva de um número pouco significativo de acções para a acção trágica; condensação do tempo em que decorre a acção; espaços em número reduzido;

8 cumprimento (ainda que incompleto) da lei das três unidades: unidade de acção, incompleta unidade de espaço (surgem três espaços) e de tempo (a acção decorre em cerca de oito dias e não em vinte e quatro horas como acontecia na tragédia clássica);

9 existe uma reminiscência do coro da tragédia clássica, através das personagens Frei Jorge e Telmo Pais; solenidade clássica e ambiente trágico; momentos de retardamento (adiam o desenlace trágico).

10 O Frei Luís de Sousa apresenta alguns dos TÓPICOS ROMÂNTICOS, tais como: SEBASTIANISMO - alimentado por Telmo e Maria; PATRIOTISMO E NACIONALISMO - além do que decorre do Sebastianismo, deve-se ter em conta o comportamento de Manuel de Sousa Coutinho ao incendiar o seu próprio palácio para impedir que fosse ocupado pelos Governadores ao serviço de Castela;

11 CRENÇAS E SUPERSTIÇÕES - alimentadas por Madalena, Telmo e Maria, que, sistematicamente, aludiam a agouros, visões, sonhos; RELIGIOSIDADE - uma referência de todas as personagens; note-se, no entanto, a religiosidade de Manuel de Sousa Coutinho, que inclui o uso da razão e que determina a entrada em hábito como solução do conflito; Madalena, por exemplo, não compreende a atitude de Joana de Castro, a condessa de Vimioso que se tornou freira (Soror Joana);

12 INDIVIDUALISMO - o confronto entre o indivíduo e a sociedade é particularmente visível em Madalena; TEMA DA MORTE - a morte como solução dos conflitos é um tema privilegiado pelos românticos; no caso do Frei Luís de Sousa, verifica-se: a morte física de Maria (morre tuberculosa); a morte simbólica de Madalena e de Manuel, que, ao tomarem o hábito, morrem para a vida mundana; morte simbólica de D. João de Portugal que, depois de admitir que morreu no dia em que sua mulher o julgou morto, simbolicamente, morre uma segunda vez, quando Telmo, depois de lhe ter desejado a morte física como única maneira de salvar a sua menina, o seu anjo (Maria), aceita colaborar com o Romeiro no sentido de afirmar que se trata de um impostor, numa última tentativa de evitar a catástrofe; morte psicológica de Telmo.


Carregar ppt "Principais características do TEXTO DRAMÁTICO * O autor textual encontra-se oculto, excepto nas didascálias. * As personagens comunicam entre si e com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google