A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SETE IDEIAS SIMPLES SOBRE DISLEXIA E LEITURA PROF. JOSE MORAIS UNIVERSITÉ LIBRE DE BRUXELLES (ULB) DYSLEXIA INTERNATIONAL, OPEN ONLINE FORUM, NOVEMBER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SETE IDEIAS SIMPLES SOBRE DISLEXIA E LEITURA PROF. JOSE MORAIS UNIVERSITÉ LIBRE DE BRUXELLES (ULB) DYSLEXIA INTERNATIONAL, OPEN ONLINE FORUM, NOVEMBER."— Transcrição da apresentação:

1 SETE IDEIAS SIMPLES SOBRE DISLEXIA E LEITURA PROF. JOSE MORAIS UNIVERSITÉ LIBRE DE BRUXELLES (ULB) DYSLEXIA INTERNATIONAL, OPEN ONLINE FORUM, NOVEMBER 13, 2008 Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas

2 1. O que é a Dislexia ? - um déficit no processamento da linguagem escrita mais precisamente, - na identificação de palavras escritas

3 Podem haver outros déficits associados com a dislexia, mas a deficiencia na identificação de palavras escritas é uma condição necessária (não sufiencite) para afirmar que uma pessoa tem dislexia Algém que é bom (rápido e correto) em identificar palavras escritas não pode ser considerado disléxico

4 Uma explicação cognitiva é necessária Representação de entrada (input) Processamento de Informação Operações Conhecimento armazenado Representação de saída (output)

5 Disfunção na região perisilviana esquerda Diferenças genéticas Fatores Biológicos Fatores Cognitivos Sintomas Déficit fonológico Fatores Ambientais Inteligencia normalPercepção normal Nível de leitura esperado > observado

6 A Sudez faz com que o aprendizado da leitura seja difiícil Mas críanças surdas podem desenvolver representações fonológicas e aprender a ler por outras vias (leitura labial + um sistema de sinais chamado cued speech O déficit fonológico que afeta a leitura pode ser resultados de outras causas biológicas O caso de crianças surdas

7 2. Não se pode entender sobre dislexia sem entender sobre a leitura

8 Conhecimento de correspondencias fonema-grafema e estruturas ortográficas das palavras Competencias cognitivas e lingüísticas (usadas na comunicação oral) Compreensão de texto Identificação da palavra escrita (recuperação de formas lexiciais fonológicas e ortográficas, assim como do significado lexical) Texto (palavras 1, 2, 3,...)

9 3. Podem ocorrer dificuldades em um destes dois componentes da compreensão de texto ou nos dois

10 Identificação visual da palavra Compreensão de leitura Competências lingüísticas e cognitivas

11 Identificação visual da palavra Compreensão de leitura Competências lingüísticas e cognitivas

12 Cerca de 20% de crianças tem baixo desempenho, das quais: 3% a 5% tem dislexia muito poucos com hiperlexia 15% a 17% leitores com dificuldades (baixo desempenho em leitura de palavras e em recursos cognitivos e linguisticos, sobretudo por razões socioculturais)

13 O aprendizado da identificação visual da palavra inclui 3 etapas: 1.Domínio do princípio alfabético (saber que fonemas são representados por grafemas); 2.Domínio da decodificação grafofonológica; 3.Desenvolvimento de representações lexicais ortográficas e acesso automático às mesmas.

14 5. Um déficit em uma etapa pode ter repercussões em etapas subsequentes.

15 1 nas representações fonêmicas (consciência) (?) em aprender as categorias abstratas das letras > impacto na decodificação Possíveis déficits:

16 2 no sucesso da decodificação relacionada ao nível das correspondências fonema-grafema e de unidades maiores (ataque, rima, sílaba…) (?) – na aquisição de conhecimento sobre regras ortográficas (aprendizagem implícita de sequencias de letras frequentes) > impacto no acesso lexical automático Possíveis déficits:

17 3. na qualidade das representações fonológicas usadas na decodificação, ou na memória fonológica necessária para os processos de recuperação, ou na atenção visual ou espacial sobre as unidades do tamanho da palavra, ou na associação de diferentes tipos de informação (fonológica, ortográfica, semântica) Possíveis déficits:

18 6. Intervenção para os alunos com dislexia requer uma análise psicoliguistica precisa e precoce além de uma avaliação de cada criança.

19 7. Mais genericamente, a reeducação de crianças com dislexia, na maioria dos casos, não deveria ser diferente da reeducação de leitores com dificuldades

20 estimulação em habilidades fonológicas (especialmente os fonemas) imersão em atividades de letramento e prática de leitura (enfase em fluência e fonologia) desenvolvimento de linguagem (vocabulário e estratégias de compreensão de leitura)


Carregar ppt "SETE IDEIAS SIMPLES SOBRE DISLEXIA E LEITURA PROF. JOSE MORAIS UNIVERSITÉ LIBRE DE BRUXELLES (ULB) DYSLEXIA INTERNATIONAL, OPEN ONLINE FORUM, NOVEMBER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google