Carregar apresentação
1
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
2
Articulação/integração entre as áreas do conhecimento.
Organização do tempo pedagógico.
3
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
1 ATIVIDADES PERMANENTES Situações didáticas propostas com regularidade, com o objetivo de construir atitudes, criar hábitos, etc.
4
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
1 ATIVIDADES PERMANENTES Ex: “Você sabia...?”, “Notícia da Hora”, “Nossa semana foi assim”, “No mundo da arte”, “Roda Literária”, “Cantando e se encantando”, “Comunidade, muito prazer”, “A família também ensina”, “Descobri na Internet”, “Leitura em voz alta”, etc..
5
MODALIDADES ORGANIZATIVAS SITUAÇÕES INDEPENDENTES
2 SITUAÇÕES INDEPENDENTES (SISTEMATIZAÇÃO) Têm como objetivo principal a sistematização de conhecimentos Ex: Pontuação Escala Cartográfica Algoritmo Técnica de projeção (boxe)
6
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
PROJETOS 3 Prevê um produto final e planejamento com objetivos claros Contextualizam as atividades: ler, escrever, estudar, pesquisar... Trabalho com diferentes linguagens Finalidade, compartilhada por todos os envolvidos, que se expressa em um produto final.
7
PROJETO DESCENTRALIZADO
PRODESC PROJETO DESCENTRALIZADO Temas: Leitura e produção de textos jornalísticos / produto jornal Astronomia – feira de ciências / sala temática
8
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 4 São situações didáticas articuladas, que possuem uma sequência de realização, cujo critério principal são os níveis de dificuldade. Funcionam de forma parecida com os projetos e podem integrá-los, desenvolvem habilidades e competências mas não fornecem, necessariamente, um produto final predeterminado.
10
Sequência Didática Objetivo: desenvolver habilidades X Y Z Apresentação do conteúdo Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos Problematização (desafios) Busca de informações (pesquisa, investigação...) Sistematização / conceito (forma de aprender com a própria prática)
11
Memórias literárias Objetivos: Aprender a ler lendo Aprender a escrever escrevendo Etapas: Naquele tempo resgate de memória (objetos, músicas...) Vamos combinar? Pela leitura, experimentar o gênero... Semelhantes, porém diferentes – identificar as principais características do gênero Primeiras linhas – produção do primeiro texto Tecendo os fios da memória – explorar o plano / foco narrativo Lugares que moram na gente – descrição de fatos, sentimentos e sensações... Nem sempre foi assim – comparação do tempo antigo e atual Na memória de todos nós – recursos linguísticos (metáfora, personificação... ) Marcas do passado – uso do verbo Ponto a ponto – sinais de pontuação Entrevista Da entrevista ao texto de memórias literárias – retextualização (adequar...) Como num filme – organização do texto, paragrafação Ensaio geral – produção coletiva Agora é a sua vez – produção individual Últimos retoques – revisão e aprimoramento
12
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
5 Cadernos estão estruturados em SA (4, 5 ou 6 por bimestre). Desenvolvem habilidades e competências. Conteúdos definidos.
13
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
X SEQUÊNCIA DIDÁTICA *SD deve ser planejada para cada turma, atendendo as necessidades daquele grupo. * As Situações de Aprendizagem + outras atividades que o professor julgar necessárias (conforme levantamento prévio) = Sequência Didática.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.