A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODALIDADES ORGANIZATIVAS. Articulação/integração entre as áreas do conhecimento. Organização do tempo pedagógico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODALIDADES ORGANIZATIVAS. Articulação/integração entre as áreas do conhecimento. Organização do tempo pedagógico."— Transcrição da apresentação:

1 MODALIDADES ORGANIZATIVAS

2 Articulação/integração entre as áreas do conhecimento. Organização do tempo pedagógico.

3 MODALIDADES ORGANIZATIVAS ATIVIDADES PERMANENTES 1 Situações didáticas propostas com regularidade, com o objetivo de construir atitudes, criar hábitos, etc.

4 MODALIDADES ORGANIZATIVAS ATIVIDADES PERMANENTES 1 Ex: Você sabia...?, Notícia da Hora, Nossa semana foi assim, No mundo da arte, Roda Literária, Cantando e se encantando, Comunidade, muito prazer, A família também ensina, Descobri na Internet, Leitura em voz alta, etc..

5 SITUAÇÕES INDEPENDENTES (SISTEMATIZAÇÃO) 2 MODALIDADES ORGANIZATIVAS Têm como objetivo principal a sistematização de conhecimentos Ex: Pontuação Escala Cartográfica Algoritmo Técnica de projeção (boxe)

6 MODALIDADES ORGANIZATIVAS PROJETOS 3 Prevê um produto final e planejamento com objetivos claros Contextualizam as atividades: ler, escrever, estudar, pesquisar... Trabalho com diferentes linguagens Finalidade, compartilhada por todos os envolvidos, que se expressa em um produto final.

7 PRODESC PROJETO DESCENTRALIZADO Temas: Leitura e produção de textos jornalísticos / produto jornal Astronomia – feira de ciências / sala temática

8 MODALIDADES ORGANIZATIVAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 4 São situações didáticas articuladas, que possuem uma sequência de realização, cujo critério principal são os níveis de dificuldade. Funcionam de forma parecida com os projetos e podem integrá-los, desenvolvem habilidades e competências mas não fornecem, necessariamente, um produto final predeterminado. SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

9

10 Sequência Didática Objetivo: desenvolver habilidades X Y Z Apresentação do conteúdo Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos Problematização (desafios) Busca de informações (pesquisa, investigação...) Sistematização / conceito (forma de aprender com a própria prática)

11 Memórias literárias Objetivos: Aprender a ler lendo Aprender a escrever escrevendo Etapas: 1.Naquele tempo resgate de memória (objetos, músicas...) 2.Vamos combinar? Pela leitura, experimentar o gênero... 3.Semelhantes, porém diferentes – identificar as principais características do gênero 4.Primeiras linhas – produção do primeiro texto 5.Tecendo os fios da memória – explorar o plano / foco narrativo 6.Lugares que moram na gente – descrição de fatos, sentimentos e sensações... 7.Nem sempre foi assim – comparação do tempo antigo e atual 8.Na memória de todos nós – recursos linguísticos (metáfora, personificação... ) 9.Marcas do passado – uso do verbo 10. Ponto a ponto – sinais de pontuação 11. Entrevista 12.Da entrevista ao texto de memórias literárias – retextualização (adequar...) 13.Como num filme – organização do texto, paragrafação 14.Ensaio geral – produção coletiva 15.Agora é a sua vez – produção individual 16. Últimos retoques – revisão e aprimoramento

12 5 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Cadernos estão estruturados em SA (4, 5 ou 6 por bimestre). Desenvolvem habilidades e competências. Conteúdos definidos.

13 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM X SEQUÊNCIA DIDÁTICA *SD deve ser planejada para cada turma, atendendo as necessidades daquele grupo. * As Situações de Aprendizagem + outras atividades que o professor julgar necessárias (conforme levantamento prévio) = Sequência Didática.


Carregar ppt "MODALIDADES ORGANIZATIVAS. Articulação/integração entre as áreas do conhecimento. Organização do tempo pedagógico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google