A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA: COERÊNCIA TEXTUAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA: COERÊNCIA TEXTUAL"— Transcrição da apresentação:

1 TEMA: COERÊNCIA TEXTUAL
LINGUÍSTICA II TEMA: COERÊNCIA TEXTUAL

2 O que é Coerência Textual?

3 Definição A coerência é o evento linguístico responsável pela construção de sentido que da forma de um texto, é a relação lógica das ideias e o resultado da não contradição entre as partes de um enunciado.

4 EXEMPLOS: . QUEM ENTRA NA CHUVA É PARA SE QUEIMAR. . QUEM ENTRA NA CHUVA É PARA SE MOLHAR.

5 As crianças estão morrendo de fome por causa da riqueza do país. 
Adoro sanduíche porque engorda. As frases acima são contraditórias, não apresentam informações claras, portanto, são incoerentes.

6 A COERÊNCIA PODE APOIAR-SE EM MECANISMOS
RELAÇÃO LÓGICA ENTRE IDEIAS, SITUAÇÕES OU ACONTECIMENTOS PODE APOIAR-SE EM MECANISMOS FORMAIS, DE NATUREZA GRAMATICAL OU LEXICAL, E NO CONHECIMENTO PARTILHADO ENTRE OS USUÁRIOS DA LÍNGUA.

7 Tipos de coerência: NARRATIVA ARGUMENTATIVa TEMPORAL ESPACIAL

8 COERÊNCIA NARRATIVA Decorre das evidências observadas num texto nas partes narradas;em que observa-se com clareza a incoerência.As ações acontece no tempo sucessivo de forma que o que é posterior depende do que vem anterior Ex:Uma pessoa sem pernas dançou toda a noite, dando saltos de alegria com seus sapatos de salto.

9 COERÊNCIA ARGUMENTATIVA
Contradição “ Diário de um Louco” Era noite e o sol raiava no horizonte. Estava eu andando parado e sentado numa pedra de algodão. Longe dali e bem perto, havia um bosque sem árvores, onde os passarinhos pastavam, vacas pulavam de galho em galho e os elefantes tomavam sol à sombra de um pé de alface. Mais à direita, seguindo pela esquerda, havia um lago com solo pedregoso, no qual os peixinhos nadavam e aos poucos morriam afogados. Se diz respeito às relações de causa/conseqüência devem estar bem articuladas para concluir-se algo. Ex: “a lua é um astro e é branca. Portanto, todos os astros são brancos” é incoerente.

10 TEMPORAL O que se espera é uma lógica temporal, de começo, meio e fim das ações (não é coerente lavar o arroz para depois catá-lo).

11 COERÊNCIA ESPACIAL É distinguida pelo nexo de espaço (não é coerente dizer que se fizeram todos os exercícios físicos no club enquanto estava no banheiro de casa).


Carregar ppt "TEMA: COERÊNCIA TEXTUAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google