A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I - Semântica: Área da Lingüística que estuda o significado de palavras e frases. II - O Significado Lingüístico Tema: Semântica - Relações de Sentido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I - Semântica: Área da Lingüística que estuda o significado de palavras e frases. II - O Significado Lingüístico Tema: Semântica - Relações de Sentido."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 I - Semântica: Área da Lingüística que estuda o significado de palavras e frases. II - O Significado Lingüístico Tema: Semântica - Relações de Sentido

4 2.1 Significado Lingüístico X Significado Extralingüístico casa significa residência; homeless significa sem casa Ex.: Ter casa significa ter condições de sobrevivência, ter status social, ter patrimônio, etc. 2.2 Significado Lingüístico Definição

5 (a) Uma palavra? casa significa residência, mas o que significa residência? (b) Uma idéia? casa significa a idéia da casa, mas o que é uma idéia? A Lingüística pode depender da Psicologia? casa significa o conceito de casa: mas o que é um conceito? Não é a mesma coisa que uma idéia? (c) Um conceito?

6 casa significa a imagem da casa, mas qual é o significado de palavras que não tem imagem associadas a elas?. 2.3 Como resolver esse impasse? Não se deve começar pela definição do que é significado. Não se deve começar perguntando sobre o que é o significado. Essa pergunta vai ser respondida pela teoria, ou seja, depois da análise e não no início. (d) Uma imagem?

7 2.4 Qual a pergunta adequada, então? III - Propriedades do Significado: As Relações de Sentido 3.1 Sinonímia Uma palavra pode ter o mesmo significado de outra. Ex.: casa tem o mesmo significado de residência, habitação, lar, etc. Quais as propriedades do significado lingüístico que nós reconhecemos no uso da linguagem?

8 Uma frase pode ter o mesmo significado de outra. Ex.: Maria admira João significa a mesma coisa que a fraseJoão é admirado por Maria. Nesse caso, dizemos que a segunda frase é uma paráfrase da primeira. 3.2 Antonímia Uma palavra pode ter um significado oposto ou incompatível ao de outra. Ex.: amor antônimo de ódio branco antônimo de preto

9 Uma frase pode ser antônima de outra. Ex.:João afirmou que é professor e João negou que é professor. Nesse caso, dizemos que a primeira é contraditória em relação à segunda. 3.3 Hiponímia Uma palavra pode conter a outra em termos de significado. Ex.: rosa contém o significado de flor.

10 3.4 Acarretamento Uma frase está numa relação de acarretamento com outra quando a verdade da primeira exige a verdade da segunda. Ex.:João matou Pedro acarreta Pedro morreu. Toda vez que a primeira for verdadeira a segunda também o será. 3.5 Pressuposição Uma frase pressupõe outra quando tanto a afirmação quanto a negação da primeira supõe a segunda. Ex.:João parou de fumar e João não parou de fumar ambas pressupõem a frase João fumava.


Carregar ppt "I - Semântica: Área da Lingüística que estuda o significado de palavras e frases. II - O Significado Lingüístico Tema: Semântica - Relações de Sentido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google