A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMÂNTICA. SINONÍMIA São palavras de sentido próximo, que se prestam, ocasionalmente, para descrever as mesmas coisas e as mesmas situações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMÂNTICA. SINONÍMIA São palavras de sentido próximo, que se prestam, ocasionalmente, para descrever as mesmas coisas e as mesmas situações."— Transcrição da apresentação:

1 SEMÂNTICA

2 SINONÍMIA

3 São palavras de sentido próximo, que se prestam, ocasionalmente, para descrever as mesmas coisas e as mesmas situações.

4 Sua casa é muito organizada. Gostei de como organiza sua residência. Seu lar é organizado com carinho.

5 ANTONÍMIA

6 São palavras ou expressões que podem ser colocadas em oposição.

7 ORGANIZE-SE Você abriu, feche. Acendeu, apague. Ligou, desligue. Desarrumou, arrume. Sujou, limpe.

8 HOMONÍMIA

9 Sentou no banco para apreciar a lua. Passou no banco para tirar dinheiro. Comprei o passe para ir à escola todos os dias com mais conforto. O passe de Ronaldinho Gaúcho faz jus à sua competência. Passe, por favor, o açucareiro. HOMÓFONAS MONÓGRAFAS

10 Mesma pronúncia, mesma grafia, mas têm significados distintos e são percebidas como diferentes pelos falantes da língua.

11 A manga está muito doce. Ele cortou a manga da camisa social. Ele manga de mim diante de todos.

12 Na festa, o secretário pede um cigarro ao presidente da empresa. O presidente comenta: Não sabia que você fumava. Eu fumo, mas não trago. pois devia trazer.

13 A menina, coitada, vomita sem parar no ambulatório médico. A vizinha pergunta: -Foi comida? -Foi -confirma a mãe- mas vai casar.

14 Quando a namorada disse para o rapaz que estava cheia dele, ele perguntou:e para quando é?

15 Homófonas Heterógrafas Vou espiar pela janela. Ele vai expiar suas culpas.

16 Parônimos

17 Sons semelhantes na grafia e na pronúncia

18 Vou ratificar o que eu disse. Vou retificar o que eu disse.

19 HIPÔNIMO e HIPERÔNIMO

20 São palavras que pertencem a um mesmo campo semântico, sendo hipônimo uma palavra de sentido mais específico e hiperônimo uma palavra de sentido mais genérico

21 Comprou um computador, um monitor, uma impressora e um teclado para o escritório, pois sem esse equipamento não conseguiria dar conta do trabalho.

22 Carros particulares, táxis, caminhões, ônibus, todos estes veículos desordenam o trânsito nas cidades.


Carregar ppt "SEMÂNTICA. SINONÍMIA São palavras de sentido próximo, que se prestam, ocasionalmente, para descrever as mesmas coisas e as mesmas situações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google