A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semântica= relação de significado entre as palavras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semântica= relação de significado entre as palavras"— Transcrição da apresentação:

1 Semântica= relação de significado entre as palavras
Sinonímia (palavras de som e grafia diferentes,mas de significados semelhantes) Os insetos invadiram a plantação de arroz. Os insetos alastraram-se pela plantação de arroz. Antonímia (palavras de significados opostos) O candidato foi bem na prova. O candidato foi mal na prova.

2 HOMONÍMIA Homonímia (palavras de som e/ou grafia iguais, mas de significados diferentes). Os supermercados precisam apreçar as mercadorias. É preciso apressar a noiva. Os HOMÔNIMOS podem ser: 1) Homógrafos (grafia igual, som diferente) O começo da história já agradou aos telespectadores. Eu começo a entender essa matéria. 2) Homófonos ( som igual, grafia diferente) Ele não sabia pregar uma tacha no batente. Os clientes consideram muito alta a taxa bancária.

3 HOMONÍMIA Homônimos perfeitos (grafia e som idênticos)
Eu cedo o livro para a biblioteca da escola. Levantou cedo para estudar para a prova. Acender-ascender Sexto-cesto Assento-acento Inserto-incerto Aço-asso Espiar-expiar Caçar-cassar Estático-extático Cela-sela Laço-lasso Conserto-conserto-concerto Sexta-cesta-sesta Censo-senso Ruço-russo Cerrar-serrar São- são-são Cessão-seção ou secção-sessão

4 PARÔNIMOS (palavras de som e grafia parecidos e significados diferentes)
Meus primos emigraram para os Estados Unidos.(mudar de seus país de origem) No começo do século XX, muitos italianos imigraram para o Brasil.(entrar num país estranho para nele viver) Pegaram o malfeitor em flagrante. Os motoristas infringiram as leis de trânsito.

5 Hipônimo e Hiperônimo São palavras que pertencem ao mesmo campo semântico. Hipônimo = sentido mais específico: festa-bolo-champanhe-velinhas são hipônimos da palavra festa. Hiperônimo = sentido mais genérico e amplo: flores é hiperônimo das palavras orquídeas-margaridas-cravos-rosas-camélias .

6 A florista Na loja de flores Roseana Murray orquídeas, margaridas, cravos, rosas e camélias. Azuis, vermelhas, amarelas, varrem para longe o tédio da tarde. É o campo que invade esse pequeno espaço com suas aquarelas. Para a florista as flores são como beijos são como filhas, são como fadas disfarçadas.

7 Uso de hífen Na divisão silábica; Nos dias da semana;
Na separação verbo-pronome: vendê-lo; Com as palavras eis-me,ei-lo, ei-vos, ei-la; Palavras formadas por prefixo hiper,inter, super+ segunda palavra iniciada por r: hiper-real, inter-racial, super-resistente; Palavras formadas por prefixos ex, vice; Palavras com prefixos pré, pró, pós com significado próprio: pré-natal,pós-graduação; Palavras formadas por prefixos circum e pan + palavras iniciadas com vogal,m ou n: pan-americano,circum-navegação.


Carregar ppt "Semântica= relação de significado entre as palavras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google