A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTO ATIVIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE. Texto: atividade social e diversidade O conceito de texto não deve se limitar ao que é verbal. A noção de texto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTO ATIVIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE. Texto: atividade social e diversidade O conceito de texto não deve se limitar ao que é verbal. A noção de texto."— Transcrição da apresentação:

1 TEXTO ATIVIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE

2 Texto: atividade social e diversidade O conceito de texto não deve se limitar ao que é verbal. A noção de texto está pautada numa perspectiva linguística e noutra que se estende além da verbal. Há o texto verbal, o texto não verbal, o texto misto, o musical, o cinematográfico, o pictórico entre outros. O texto só deve ser compreendido como um produto histórico e social que está relacionado a outros textos armazenados na memória de uma sociedade.

3 Texto: atividade social e diversidade Elementos para a composição textual: interlocutores (locutor e alocutário), o referente, a forma de dizer, o contexto. O locutor ou enunciador: emite a palavra oral ou escrita. Referente: é o tema, a forma de se dizer. Contexto: circunstâncias imediatas, o aqui e o agora, determinações histórico-sociais, ideológicas, o quadro das instituições, isto é, os locais e o tempo onde o discurso é produzido.

4 Texto: atividade social e diversidade A diversidade de textos verbais que circulam no mundo contemporâneo compreende os chamados gêneros textuais. Gêneros textuais: produções que se caracterizam por formas e funções peculiares, com propósitos definidos. Os gêneros são nomeados de acordo com critérios como função, estilo, conteúdo, composição e canal. Os tipos textuais são definidos por seus traços linguísticos predominantes e identificados pelas sequências consagradas, norteadoras das categorias conhecidas.

5 Texto: atividade social e diversidade Narrativos: sequência de eventos e ações (com indicações de circunstâncias tempo e lugar). Descritivos: têm como característica principal sequências de caracterização ou de indicação circunstancial. Expositivos: sequências de identificação e explicação analítica. Argumentativos: presença de comentários e avaliação. Injuntivos: presença de instrução, ordem ou orientação, dirigem-se à realização de uma atividade ou ação a ser executada. Conversacionais: orais. Um mesmo gênero pode apresentar um ou mais de um tipo textual.

6 Texto: atividade social e diversidade Narrativos: sequência de eventos e ações (com indicações de circunstâncias tempo e lugar). Descritivos: têm como característica principal sequências de caracterização ou de indicação circunstancial. Expositivos: sequências de identificação e explicação analítica. Argumentativos: presença de comentários e avaliação. Injuntivos: presença de instrução, ordem ou orientação, dirigem-se à realização de uma atividade ou ação a ser executada. Conversacionais: orais. Um mesmo gênero pode apresentar um ou mais de um tipo textual.


Carregar ppt "TEXTO ATIVIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE. Texto: atividade social e diversidade O conceito de texto não deve se limitar ao que é verbal. A noção de texto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google