A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina."— Transcrição da apresentação:

1 Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina

2 Por que? O estudo do sentido social através do funcionamento dos signos é algo complexo, pois o sentido põe em jogo a mistura, a pluralidade, o fato que vivemos em muitas esferas ao mesmo tempo e de que circulamos de uma esfera para outra....

3 Entender como? Através do simbólico, essa máquina de fazer viver as comunidades sociais, que manifesta a maneira como os indivíduos, seres coletivos, regulam o sentido social ao construir sistemas de valores

4 Justifica-se como? Para não cair na armadilha das falsas aparências, pois é próprio de uma comunidade social produzir discursos para justificar seus atos, mas não está dito que tais discursos revelam o verdadeiro teor do simbólico desses atos.

5 O resultado... A ideologia de mostrar a qualquer preço, ao tornar visível o invisível e ao selecionar o que é mais surpreendente faz com que se construa uma imagem fragmentada do espaço público, uma visão adequada aos objetivos de grupos, entre eles a midia,mas bem afastada de um reflexo fiel.

6 O papel do analista Observar a distância, para tentar compreender e explicar como funciona a máquina de fabricar sentido social, engajando-se em interpretações cuja relatividade deverá aceitar e evidenciar

7 O discurso como produção linguajeira Dados externos: condição de identidade, condição de finalidade, condição de propósito e condição de dispositivo Dados internos:o espaço de locução, o espaço de relação e o espaço de tematização

8 Condição de identidade Todo o ato de linguagem dependa dos sujeitos que se acham inscritos: Quem troca com quem? Quem fala a quem? Quem se dirige a quem?

9 Condição de finalidade Todo o ato de linguagem é ordenado em função de um objetivo. Estamos aqui para dizer o quê? 4 perspectivas:-prescritiva:fazer-fazer -informativa, em querer fazer saber -iniciativa, em fazer crer -páthos, em fazer sentir

10 Condição de Propósito É a condição que requer que todo ato de comunicação se construa em torno de um domínio de saber, uma maneira de recortar o mundo em universos tematizados. Pergunta-se do que se trata?

11 Condição de dispositivo Em que ambiente se inscreve o ato de comunicação, que lugares físicos são ocupados pelos parceiros, que canal de transmissão é utilizado? O dispositivo é que determina variantes de realização, segundo as circunstâncias materiais em que se desenvolve.

12 Dados internos São três comportamentos: O espaço de locução: aquele que o sujeito falante resolve o problema da tomada da palavra. Ele conquista seu direito de comunicar O espaço de relação: O sujeito falante estabelece relações de força ou de aliança, de exclusão ou de inclusão, de agressão ou de conivência com o interlocutor.

13 Dados internos O espaço de tematização é onde é tratado ou organizado o domínio do saber, o tema da troca, escolhendo um modo de intervenção e organização discursiva (descritivo, narrativo, argumentativo) para esse campo temático.


Carregar ppt "Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google