A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dispositivo de Análise Júlio Leal DMMDC/FACED/UFBA 12/11/2010 Tópico Especial: Análise de textos na produção de resultados qualitativos (EDCC 49) Professores:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dispositivo de Análise Júlio Leal DMMDC/FACED/UFBA 12/11/2010 Tópico Especial: Análise de textos na produção de resultados qualitativos (EDCC 49) Professores:"— Transcrição da apresentação:

1 Dispositivo de Análise Júlio Leal DMMDC/FACED/UFBA 12/11/2010 Tópico Especial: Análise de textos na produção de resultados qualitativos (EDCC 49) Professores: Dr. José Luís Michinel, Dra. Eliane Souza Referência: ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas-SP: Pontes, 2009.

2 DISPOSITIVO DE ANÁLISE

3 Como o analista deve proceder? Desafios do analista: a) Ir além das evidências b) Acolher a opacidade da linguagem c) Acolher a determinação dos sentidos pela história d) Acolher a constituição do sujeito pela ideologia e pelo insconsciente e) Dar lugar ao possível, à singularidade, à ruptura e à resistência f) Compreender!

4 O LUGAR DA INTERPRETAÇÃO

5 AS BASES DA ANÁLISE

6 O problema do corpus Indagações sobre a metodologia e a prática da da AD : a) Qual a sua natureza? b) De que deve ser constituído? c) Que elementos deve ter? d) Quão extenso ou exaustivo deve ser? e) Que critérios existem para inclusão ou seleção de informação? f) Que relação deve ter com a teoria?

7 O problema do corpus - Em grande medida o corpus resulta de uma construção do próprio analista. - A análise começa com o estabelecimen- to do corpus e se organiza face à nature- za do material e à pergunta (ponto de vista) que o organiza.

8 O problema do corpus Sobre a metodologia e a prática da da AD : 1.Corpus experimental arquivo (p. 62) 2.Materiais úteis: som, imagem, letra etc. 3.Exaustividade horizontal vertical - Prioriza o objetivo e o tema da análise - Não trata os dados como meras ilustrações 4.Vínculo estreito entre construção e análise do corpus - Decidir o que integrará o corpus já é decidir sobre as propriedades discursivas implicadas a) Que elementos deve ter? b) Quão extenso ou exaustivo deve ser? c) Que critérios existem para inclusão ou seleção de informação? d) Que relação deve ter com a teoria?

9 O problema do corpus 5. Demonstrar mostrar como um discurso funciona, produzindo efeito de sentido (p. 63) 6. Texto discurso; sujeito autor 7. Texto: ponto de partida (unidade de análise) - Remete ao discurso, prenhe de regularidades 8. Discurso: ponto de passagem - Referencia-se numa formação discursiva 9. Formação Discursiva: ponto de destino - A formação ideológica dominante define um jogo que produz um sentido

10 O problema do corpus 10. Análise objetiva análise o menos subjetiva possível 11. Capacidade analítica = prática da teoria + capacidade de escrita + explicitação da análise + compreensão do discurso analisado 12. Descrição interpretação - Os textos não são documentos que ilustram ideias pré-concebidas [dos seus autores ou mesmo dos seus eventuais analistas], mas monumentos nos quais se inscrevem múltiplas possibilidades de leituras. (p. 64)

11 UMA QUESTÃO DE MÉTODO

12 A questão do método Sobre o método na AD : 1.Objeto discursivo superfície linguística 2.Mergulho = análise da materialidade linguística 3.Materialidade: - Processo pelo qual o discurso se textualiza (sintaxe + processo de enunciação) - Como se diz? Quem diz? Em que circunstâncias se diz? - Formações imaginárias, vestígios no fio do discurso

13 A questão do método Sobre o método na AD : 4.Esquecimento: Impressão de que algo pode ser dito apenas de um jeito (ilusão) 5.Contrastar o discurso dito e o não-dito (esquecido) 6.Explicita-se a relação entre discurso e formações discursivas 7.O objetivo da AD é analisar a discursivi- dade [não o texto ou o discurso]

14 A questão do método Sobre o método na AD : 8. Vote sem medo X Vote com coragem: o contraste desfaz o produto e expõe o processo 9. O recorte que fazemos organiza o corpus [em torno do nosso ponto de vista, do tema e dos objetivos da análise]

15 TEXTUALIDADE E DISCURSIVIDADE

16

17 AUTOR E SUJEITO: O IMAGINÁRIO E O REAL

18

19 FUNÇÃO-AUTOR

20

21

22

23

24

25 A ANÁLISE: DISPOSITIVOS E PROCEDIMENTOS


Carregar ppt "Dispositivo de Análise Júlio Leal DMMDC/FACED/UFBA 12/11/2010 Tópico Especial: Análise de textos na produção de resultados qualitativos (EDCC 49) Professores:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google