A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: Gêneros textuais Modos de organização discursiva Professoras: Ten. Jaqueline Profª. Gláucia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: Gêneros textuais Modos de organização discursiva Professoras: Ten. Jaqueline Profª. Gláucia."— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: Gêneros textuais Modos de organização discursiva Professoras: Ten. Jaqueline Profª. Gláucia

2

3 Habilidades a serem desenvolvidas:  H 21 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.  H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

4 QUADRO DE TRABALHO  Livro - Português: contexto, interlocução e sentido – Vol. 1  Leitura – Cap. 22, 23 e 24  Exercícios – P. 374 e 375/ 396  Nota de aula

5  Discurso – refere-se ao uso da língua em um contexto histórico e social específico. É de natureza extralinguística. Abstrato, pois é a “voz” de um grupo social.  Texto – materialização do discurso. É de natureza individual. DISCURSO E TEXTO

6 MARCAS IDEOLÓGICAS DOS TEXTOS Emília (samba) Haroldo Lobo Eu quero uma mulher, que saiba lavar e cozinhar Que de manhã cedo, me acorde na hora de trabalhar Só existe uma e sem ela eu não vivo em paz Emília, Emília, Emília, eu não posso mais Ninguém sabe igual a ela Preparar o meu café Não desfazendo das outras Emília é mulher Papai do céu é quem sabe A falta que ela me faz Emília, Emília, Emília, eu não posso mais...

7 INTERLOCUÇÃO E CONTEXTO  Interlocução – Conversação entre duas ou mais pessoas (interlocutores); diálogo.  Contexto - é o conjunto das circunstâncias (sociais, políticas, históricas, culturais) a que um texto se refere.

8 OS LEITORES DOS TEXTOS  Interlocutor universal – impossível lhe identificar um perfil específico.  Interlocutor específico – definição específica do outro ao qual o texto se dirige.

9 GÊNEROS DISCURSIVOS  Obedecem a certos padrões de composição em função do contexto de produção, do público-alvo, da finalidade discursiva, do contexto de circulação etc.  Não são estáticos, pois surgem e se modificam em função de necessidades específicas; da emergência ou desuso de certas práticas sociais.

10 GÊNEROS DISCURSIVOS  Carta  Bilhete  Receita  Anúncio  Ensaio  História em quadrinhos

11 TIPOS DE COMPOSIÇÃO  Obedecem a estruturas específicas – narração, exposição, argumentação, descrição e injunção.

12 NARRAÇÃO  Conta histórias com personagens e acontecimentos.  Texto de progressão.  Elementos da narração:  Enredo (acontecimentos reais e /ou imaginários).  Personagem: quem vive os acontecimentos.  Narrador: quem narra a história.  Espaço: onde os acontecimentos ocorrem.  Tempo: quando os acontecimentos ocorrem.  Foco narrativo: (1ª ou 3ª pessoa do discurso).

13 DESCRIÇÃO  Apresenta características de alguém ou algo.  Texto de simultaneidade.  Processo de caracterização que requer sensibilidade de quem descreve, para sensibilizar quem lê o texto.  Baseia-se na percepção, nos cinco sentidos: visão, tato, audição, paladar e olfato.

14 DISSERTAÇÃO  Expõe ideias, debate um tema com ponto de vista e argumentação.  Elementos básicos da dissertação:  Ponto de vista  Argumento

15 REFERÊNCIAS Abaurre, M L M; Abaurre, M B M e Pontara, M. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008.


Carregar ppt "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: Gêneros textuais Modos de organização discursiva Professoras: Ten. Jaqueline Profª. Gláucia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google