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COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Objetos do conhecimento: ACENTUAÇÃO GRÁFICA Professoras: Cap. Aparecida Profª. Gláucia.

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1 COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Objetos do conhecimento: ACENTUAÇÃO GRÁFICA Professoras: Cap. Aparecida Profª. Gláucia

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3 HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.

4 QUADRO DE TRABALHO Livro - Português: contexto, interlocução e sentido Leitura – Cap. 13, p. 228 e 229 Exercícios – P. 229 a 231

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6 OXÍTONAS

7 SÃO ACENTUADAS AS OXÍTONAS TERMINADAS EM A, E, O, SEGUIDAS OU NÃO DE S; AS OXÍTONAS COM MAIS DE UMA SÍLABA TERMINADAS EM EM, ENS; E AS OXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO ABERTO E TÔNICO ÉI, ÉU, ÓI, SEGUIDAS OU NÃO DE S.

8 PAROXÍTONAS

9 AS TERMINAÇÕES I(S),US, L, R, EI(S), Ã(S), ÃO(S), UM, UNS SEMPRE DÃO OXÍTONAS SEM ACENTO. PARA EVITAR ERRO DE PRONÚNCIA, AS PAROXÍTONAS ASSIM TERMINADAS RECEBEM ACENTO. AS PAROXÍTONAS COM TERMINAÇÃO N, PS E X SÃO EXCEÇÃO, MAS RECEBEM ACENTO.

10 PROPAROXÍTONAS

11 TODAS AS PROPAROXÍTONAS SÃO ACENTUADAS. ACENTUAM-SE, AINDA, AS PLAVRAS TERMINADAS EM DITONGO CRESCENTE, SEGUIDO OU NÃO DE S. O ACORDO ORTOGRÁFICO REFERE-SE A ELAS COMO PROPAROXÍTONAS APARENTES.

12 Acentuam-se as formas verbais indicativas de 3ª pessoa do plural dos verbos TER e VIR e seus derivados, para distingui-las da 3ª pessoa do singular. Ele tem/ Eles têm Ele vem/ Eles vêm Ele detém/ Eles detêm Ele advém/ Eles advêm ACENTOS DIFERENCIAIS

13 NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DE LÍNGUA PORTUGUESA Principais mudanças quanto à acentuação gráfica

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15 ACENTO AGUDO Ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas, exceto as que terminam em r. Como era Como fica assembléia assembleia platéia plateia bóia boia paranóia paranoia heróico heroico Exec: Méier, destróier

16 ACENTO AGUDO Não se acentua mais 'i' e 'u' tônicos em paroxítonas quando precedidos de ditongo. Como era Como fica baiúca baiuca feiúra feiura boiúna boiuna

17 ACENTO AGUDO O u tônico dos verbos arguir e redarguir não é mais assinalado com acento agudo nas formas ri- zotônicas (acento no radical) antes de e ou i. Como era Como fica argúo, argúis, arguo, arguis, argúi, argúem argui, arguem redargúo, redargúis, redarguo, redarguis, redargúi, redargúem redargui, redarguem

18 ACENTO AGUDO Verbos como averiguar, enxaguar e afins admitem duas grafias distintas: 1) u tônico sem acento ou 2) a e i tônicos acentuados. Como era Como fica averiguo averiguo/ averíguo averiguas averiguas/ averíguas averigua averigua/ averígua averiguam averiguam/ averíguam enxáguo enxáguo/ enxaguo enxáguas enxáguas/ enxaguas enxágua enxágua/ enxagua enxáguam enxáguam/ enxaguam

19 ACENTO CIRCUNFLEXO Os hiatos oo e ee não são mais acentuados Como era Como fica enjôo enjoo vôo voo abençôo abençoo crêem creem dêem deem lêem leem vêem veem

20 ACENTO DIFERENCIAL Não existe mais em palavras homógrafas, tais como: para (preposição) e pára (verbo) pelo (preposição) e pêlo (substantivo) pólo (substantivo) e polo (a união antiga de por e lo) pêra (substantivo); pera (grafia arcaica da preposição para) e péra (substantivo arcaico, que significa pedra) Obs. 1: O acento diferencial ainda permanece em pôde (pretérito perfeito) e em pôr (verbo) para diferenciar por (preposição). Obs. 2: Fôrma pode ou não receber acento.

21 REFERÊNCIAS Abaurre, Maria Luiza M e Pontara, Marcela. Gramática: texto: análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2008.


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