A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo 2 MUDANÇAS NAS REGRAS DE ACENTUÇÃO:. Principais mudanças nas regras de acentuação Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo 2 MUDANÇAS NAS REGRAS DE ACENTUÇÃO:. Principais mudanças nas regras de acentuação Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo 2 MUDANÇAS NAS REGRAS DE ACENTUÇÃO:

2 Principais mudanças nas regras de acentuação Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxitonas Palavras que tem acento mais forte na penultima silaba.

3 Exemplos: Como era Estréia Tramóia Platéia Paranóico Jóia Idéia odisséia Como fica Estreia Tramoia Plateia Paranoico Joia Ideia Odisseia

4 Observação: A regra é valida somente para palavras que são paroxitonas Assim as palavras oxitonas e os monossilabos tônicos terminados em: Éis e ói(s). Exemplos: Papéis, heróis, dói, sóis etc.

5 Nas palavras paroxitonas, não se usa mais o acento no: I e U Tonicos quando vierem depois de um ditongo decrescente. Mudanças

6 Exemplos: Como era Feiúra Cauíla Bocaiúva Baiúca Como fica Feiura Cauila Bocaiuva Baiuca

7 Observação: Se a palavra for oxitona e o I ou o U estiverem em posição final (ou seguidos de S) O acento permanece. Exemplos: tuiuiiú, Piauí. Se o I ou o U forem precedido de ditongo crescente, o acento permanece. Exemplos: guaíba,Guaíra.

8 Mudanças Não se usa o acento nas palavras terminadas em: Êem e ôo(s)

9 Exemplos: Como era Enjôo Magôo Lêem Vôo Abençôo crêem Como fica Enjoo Magoo Leem Voo Abençoo Creem

10 Conclusão As principais mudanças na acentuação foi nos ditongos abertos éi e ói e como você pode ver as palavras bóia ou idéia perderam o acento, no caso essa mudança só vale para as palavras paroxitonas. Esta não aconteceu nas oxitonas e monossilabas tônicas terminadas em éis e óis, exemplo: herói,papéis,dói,sóis,etc. As paroxítonas não recebem acento no i e u tônicos quando vierem depois de um ditongo decrescente.Ex: baiúca-baiuca.

11 Se a palavra paroxítona e o i e u estiverem em posição final ou seguidos de s o acento permanece como tuiuiú, tuiuiús,Piauí. Se o i e o u forem precedidos de ditongos crescentes o acento permanece como guaíba,guaíra. As palavras terminadas em êem e ôo (s) não recebem mais o acento como abençoo e creem.


Carregar ppt "Grupo 2 MUDANÇAS NAS REGRAS DE ACENTUÇÃO:. Principais mudanças nas regras de acentuação Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google